Saiba lidar com expectativas e não seja um bebê chorão

Lidar com expectativas é um problema grave para você? Aprenda a aceitar que você provavelmente nunca vai deixar ter criar expectativas, e veja como lidar com elas.

Como lidar com expectativas e deixar de ser um bebê chorão

Há muita conversa em livros de autoajuda sobre como lidar com expectativas abandonando-as de vez. Em vez disso, tente considerar isto: desista da expectativa de que você não deve ter expectativas.

Nem sempre são as suas expectativas que causam sofrimento, mas o grau em que você está ligado a elas.

A expectativa de que você não terá expectativas certamente causará muito sofrimento, já que ela não é realista.


Como lidar com expectativas e deixar de ser um bebê chorão

Abrace suas expectativas conscientemente. Esteja ciente do que elas realmente são para que você possa escolher se elas são saudáveis ​​ou não. Muitas de nossas expectativas são inconscientes para nós mesmos e para outra pessoa. Quando você sabe o que elas são, você pode comunicar o que precisa com aqueles que o rodeiam.

As expectativas são normais para ter como ser humano.

Viver sem expectativas não só não é inteligente como também é impossível.

Abrace suas expectativas

Como lidar com expectativas e deixar de ser um bebê chorão

Há expectativas saudáveis ​​e expectativas nocivas.

Quando você passa a vida tendo uma sensação positiva de expectativa de que o universo está do seu lado e buscando apoiá-lo, pode ser uma perspectiva muito inspiradora.

Ter uma expectativa clara e saudável de como você quer ser tratado nos relacionamentos, seja com amigos, familiares ou romanticamente, pode ser uma expressão de amor-próprio e respeito próprio.

Lembre-se de que as pessoas o tratam como você as ensina a tratá-lo, e você acaba recebendo o que transmite. Portanto, não se contente com mediocridade.

Além disso, há a expectativa saudável de conseguir um bom emprego, estudar para melhorar de vida e também se dedicar para realizar algum sonho.

Entenda quais são as expectativas nocivas

Como lidar com expectativas e deixar de ser um bebê chorão

Por outro lado, existem certas expectativas que lhe causarão sofrimento:

A expectativa de que a experiência que você está tendo seja diferente da realidade – Resistir à sua realidade atual irá te manter preso.

Já abraçar sua realidade atual libera sua energia para se concentrar nas ações que você pode tomar para mudar sua realidade.

A expectativa de que outras pessoas sejam diferentes do que são – você não tem controle absoluto sobre o que as pessoas fazem. Então, quando a sua felicidade está ligada às pessoas agindo de certa maneira, isso só traz sofrimento.

A expectativa de que você seja diferente de quem você realmente é – muitas vezes, temos a noção de que um dia atingiremos um estado ideal em que nunca reagiremos, ficaremos chateados ou tristes. Isso não é realista e só leva à dor quando não conseguimos atingir o padrão de perfeição que definimos para nós mesmos.

A jornada da vida não é sobre ser uma pessoa perfeita, mas abraçar tudo o que você é ao longo do caminho.

À medida que você aprende a abraçar o que e quem você é, você se torna alguém livre. É quando você se ama, mesmo com suas imperfeições, que você se liberta.

É óbvio que mudanças são necessárias para se tornar alguém melhor, mas aceitar o que você não pode mudar também é uma maneira de amadurecer.

Como lidar com expectativas irreais

Como lidar com expectativas e deixar de ser um bebê chorão

Ter expectativas realistas permitirá que você aceite as falhas de cada pessoa.

Precisamos aprender a assumir responsabilidade por nossas próprias vidas e por nossas próprias decisões antes que possamos esperar que os outros façam o mesmo.

Um dos maiores desafios que enfrentamos na vida é aprender a aceitar as pessoas como elas realmente são.

Quando você percebe que suas expectativas não podem mudar as pessoas, melhor pessoa você será.

Porém, se você perceber que está dando muito mais do que recebendo das pessoas ao seu redor, talvez seja a hora de mudar de amigos.

Expectativas irrealistas podem, e na maioria das vezes levam à decepção. Muitas pessoas estão obcecadas em encontrar a carreira perfeita ou a pessoa perfeita e, como resultado, ficam cada vez mais frustradas quando isso não acontece.

Uma infeliz armadilha de ter altas expectativas em certas circunstâncias é que nos impedimos de desfrutar completamente da experiência.

Se você se sentir assim em sua vida, você precisa reajustar suas expectativas. Não espere coisas fora das situações, apenas entre nelas com a mente aberta. Isso permitirá que você mergulhe totalmente sem a pressão de viver de acordo com noções preconcebidas.

Quando você cria noções irreais para as pessoas, você se coloca em um alto risco de ficar desapontado e ferido.

Talvez alguém tenha decepcionado você em certos aspectos, mas não é inerentemente injusto ter essas pessoas em tal pedestal? Ao manter uma consciência precisa de suas próprias realidades, você se torna capaz de determinar o que é realmente esperado dos outros.

A escolha é sua

Como lidar com expectativas e deixar de ser um bebê chorão

O desapontamento pode levar a vários resultados, incluindo tentar fazer com que a outra pessoa mude e aumentar a raiva em relação à pessoa que está causando a decepção.

Isso se torna problemático, já que a culpa está em você por colocar essa pressão sobre essa pessoa.

Há uma questão paradoxal quando se trata disso.

Se você tem grandes expectativas, muitas vezes pode acabar decepcionado, mas, se não tiver essas expectativas, talvez não tente o máximo que puder para atingir uma meta.

Essas tendências podem transformar pessoas em perfeccionistas, o que está longe de ser um estilo de vida saudável.

No fim das contas, esteja ciente do fato de que às vezes a vida te dá limões.

Tente permanecer confiante, mantendo as aspirações positivas; mas lembre-se de não tornar essas expectativas tão altas que sejam impraticáveis ​​ou inacessíveis.

Aceitação é uma capacidade surpreendente que precisa ser trabalhada ativamente. Quando as coisas não funcionam como havíamos planejado, é muito mais benéfico perceber que é assim que a vida funciona, em vez de nos frustrarmos com a situação.

Tenha esperança e não expectativas e você tenderá a não ficar tão desapontado o tempo todo.

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso