Como se vestir para um casamento sem errar (como convidado)

Guia completo de como se vestir para um casamento como convidado

Você foi convidado para um casamento mas não tem ideia de por onde começar para escolher a sua roupa? Bom, as primeiras coisas que você precisa ter em mente é: onde vai ser a cerimônia? Qual o horário da festa? O casamento é mais despojado ou mais formal? Normalmente, os noivos incluem o tipo de traje no convite, mas, se não houver essa especificação, você pode perguntar para o noivo qual é o tipo de traje pedido na ocasião, ou simplesmente prestar atenção nos detalhes do evento.

O dress code de um casamento costuma ser social completo ou black tie, mas ele pode variar de acordo com o horário da festa e com o porte da cerimônia. Lembrando que, se você for padrinho, provavelmente você vai receber orientações diretas de qual tipo de roupa deve usar, mas se você for um convidado comum, preste atenção nesses detalhes:

  • Festas diurnas ou em locais abertos, como campo e praia, aceitam trajes que seguem a linha “esporte fino”, e o terno pode ser mais claro e não necessariamente acompanhado de uma gravata;
  • Festas em locais fechados e durante a noite pedem ternos mais escuros e roupas um pouco mais formais. Porém, é interessante entrar em contato com os noivos para ter certeza do tipo de traje que você deve usar: festas mais informais que também são realizadas durante a noite podem aceitar inclusive peças em jeans, então, fique atento e não hesite em perguntar;
  • Se a cerimônia for realizada dentro de uma igreja católica, por exemplo, o ideal é vestir uma roupa social;
  • Cerimônias religiosas, em geral, exigem trajes específicos, então entre em contato com os noivos para perguntar qual tipo de cerimônia será realizada;
  • Se um evento exigir black tie, esse detalhe estará especificado no convite. Mas, normalmente, eventos que pedem black tie são eventos noturnos e em locais fechados.

Depois de entrar em contato com os noivos ou checar a informação do traje no convite, você pode começar a pensar no seu visual de acordo com o perfil do evento. Nós separamos os principais tipos de traje e as melhores dicas dentro de cada tipo:

Black Tie

 

Guia completo de como se vestir para um casamento como convidado

O que é: o traje Black Tie é diferente do traje social completo. No Black Tie, os homens devem estar vestidos de smoking completo e com o corte sofisticado. Normalmente, ele é a opção escolhida para os padrinhos e pais dos noivos, mas pode também ser a exigência para convidados.

O que você deve usar: O paletó, por exemplo, deve ter uma gola do tipo de bico e com um botão, a gravata precisa ser borboleta e as pregas da camisa precisam ser quadradas ou redondas, e o colarinho deve estar sempre virado para cima. Nos pés, o sapato precisa ser de couro.

O smoking tradicional, só pra relembrar, é composto por um casaco curto com a opção de lapelas em seda ou cetim, faixa ou colete, camisa branca com plissado, gravata borboleta e sapato clássico. Porém, o visual não precisa ser completamente preto! Você pode optar por um smoking cinza, grafite ou azul marinho – sinta-se livre, mas não ouse demais.

Onde comprar: O ideal é procurar uma loja especializada nesse tipo de traje e testar cada smoking no seu corpo. Como o traje é mais sofisticado, comprar pela internet pode não ser a melhor saída. Se você mora em São Paulo, a região do Brás costuma ter ternos de alta costura com um preço acessível!

Traje Social Completo – Ou Black Tie Opcional

Guia completo de como se vestir para um casamento como convidado

Se a especificação for Black Tie opcional, você pode seguir as opções que listamos acima, ou aproveitar e usar um traje social completo sem as exigências do Black Tie.

O que é: bem clássico e formal, o terno não tira a elegância do noivo, dos padrinhos ou dos pais. Lembrando que o social completo te permite escolher entre o costume – que é o paletó, a calça social e a gravata – ou o terno – que é o paletó, a calça social, o colete e a gravata.

O que você deve usar: Como falamos, o terno é composto por três peças: calça, colete e paletó. A calça e o colete são do mesmo tecido e da mesma cor, e ele precisa ser acompanhado de uma camisa social. Você pode optar por usar, ou não, o colete – mas normalmente compor o costume com o colete é uma opção mais elegante.

Na hora de escolher a cor, saiba que o preto, o chumbo e o azul marinho são ótimas alternativas para casamentos à noite, enquanto bege e cinza claro são as melhores para casamentos diurnos. A camisa branca e a gravata completam o visual.

Onde comprar:

Traje Semi-Formal – Social ou Passeio Completo

Guia completo de como se vestir para um casamento como convidado

O que é: uma alternativa mais leve e democrática para o traje social completo.

O que você deve usar: normalmente, o terno é escuro – na cor preta, azul marinho ou grafite, camisa deve ser clara e lisa – se você quiser arriscar, pode apostar em algumas listras finas, a gravata é lisa ou com um padrão simples, o cinto social deve ser em couro, e, nos pés, o sapato deve ser um modelo oxford. Se você quiser usar colete, pode optar por um colete na mesma cor do paletó.

Normalmente, quando não há especificação de traje no convite, mas o casamento vai acontecer durante a noite e em um lugar fechado, esta é a opção de traje é a opção padrão. Então, pode apostar na combinação “terno escuro + camisa clara + gravata”. Se o casamento for durante o dia e pedir um traje semi-formal ou passeio completo, você pode usar peças em tons mais claros.

Onde comprar:

Esporte fino – Casual (opção mais elegante)

Guia completo de como se vestir para um casamento como convidado

O que é: o traje esporte – casual normalmente é a escolha para casamentos diurnos ou em lugares abertos, como o campo e a praia. Se a cerimônia pedir um traje esporte – casual ou esporte fino, mas for uma cerimônia mais elaborada e menos simples, você pode optar por ternos em tecidos mais leves e diferentes.

O que você deve usar: na maioria das vezes, ele é composto por blazer de lã fria, linho, sarja, rami ou algodão leve, e você pode ousar um pouco na escolha das camisas, optando por camisas com estampas padronizadas e pequenas. Se você quiser, também pode variar um pouco no sapato: modelos como oxford casual, um mocassim ou até mesmo um monk strap caem muito bem nesse tipo de visual. No traje esportivo, você pode deixar a gravata em casa, mas a combinação que fizemos acima transmite elegância e leveza mesmo em visuais mais rústicos.

Onde comprar: ternos de linho são mais caros, mas se, você quiser investir em uma peça dessas, pode comprar pela internet e desembolsar um pouco mais de grana, ou comprar o tecido e pedir para um alfaiate ou costureira modelar um no seu corpo.

Esporte – Casual (opção mais simples)

Guia completo de como se vestir para um casamento como convidado

O que é: como falamos acima, o traje esporte – casual normalmente é a escolha para casamentos diurnos ou em lugares abertos, como o campo e a praia. Se a cerimônia for mais simples, em um salão mais simples ou até mesmo em um sítio, seguindo uma linha bem mais descontraída e menos formal, você pode até ir para a festa de calça jeans – basta saber escolher o tipo de calça e o resto da composição.

O que você deve usar: no traje casual, você pode usar calças chino, camisas sociais mais neutras e até mesmo calça jeans. No exemplo acima, o modelo combinou uma calça jeans de corte slim com uma camisa social e um blazer mais comprido. Nos pés, ele optou por um sapato social em tom marrom. Se você quiser usar uma calça jeans em um evento bem mais simples, opte por combinar a peça com outras peças mais elegantes, como um blazer e uma camisa social. A gravata, como já falamos, pode ser deixada em casa. Se você quiser mostrar um pouco mais de estilo, entretanto, você pode usar uma gravata borboleta com uma calça de alfaiataria e fechar o visual com uma bota de couro e suspensório.

Onde comprar:

Casamento na praia ou no campo

Guia completo de como se vestir para um casamento como convidado

O que é: Casamentos mais rústicos em locais abertos, como praia ou no campo, abrem um leque de possibilidades. Mas, mesmo assim, para escolher a sua roupa você precisa prestar atenção na dimensão da cerimônia. Existem casais que fazem cerimônias extremamente formais – e nada simples – no campo, como também existem casais que optam por uma cerimônia simples ao ar livre no sítio de um parente. Então, novamente: mesmo quando a cerimônia for em um lugar aberto, preste atenção no traje especificado no convite, ou entre em contato com os noivos para ter certeza.

O que você deve usar: Se o visual por mais casual ou esportivo, pode apostar no combo que indicamos acima: terno de linho está em alta e é uma opção refrescante para eventos diurnos em dias quentes. Nos pés, um mocassim é uma excelente alternativa. Se você quiser, pode colocar um lenço no bolso do paletó para trazer um pouco de cor no visual, mas deixe a gravata em casa.

Onde comprar:

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »