Como se vestir para um casamento (que não é o seu)

Como se vestir para um casamento (que não é o seu)

O casamento marca um dos dias mais importantes na vida de um casal e se você foi convidado pra celebrar esse dia com eles, não dá pra usar qualquer roupa e achar que está tudo bem só porque o casório em questão não é o seu.

Saiba as melhores peças de acordo com as especificações de traje no convite. E se não houver especificação alguma, fique atento ao que evitar na hora de escolher as peças para compor o seu visual.

Traje esporte fino

Traje esporte fino

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

O esporte fino é o traje mais casual entre as combinações de roupa para um casamento. A gravata é dispensável, assim como o terno. Pode usar um blazer com camisa que fica bacana, além de um sapato que não seja tão formal – evite o tênis.

A calça jeans é permitida, mas procure usar outro tipo: sarja ou social mesmo. Geralmente o esporte fino é usado para cerimônias durante a tarde, ou seja, um horário que te dá a opção de escolher peças mais claras.

Black tie obrigatório

Black tie obrigatório

Se no convite existe o pedido pelo black tie obrigatório, o visual basicamente é formado por smoking, camisa branca, gravata borboleta, faixa ou colete e sapato preto.

Essa combinação é a mais formal em trajes para casamento e normalmente é passada a padrinhos.

Black tie opcional

Black tie opcional

Se não há a especificação do black tie obrigatório, pode dispensar a gravata borboleta e usar uma gravata fina preta, por exemplo. Não há a necessidade de coletes ou faixas também, mas a manutenção do sapato preto é essencial. Lenço, só se for branco e com dobradura reta.

O smoking também é dispensável nesse caso, mas seu paletó (e o terno como um todo) precisa estar impecável no corte e no estado. Escolher peças que fujam um pouco do black tie obrigatório é uma boa para não ficar parecido com padrinhos ou com o noivo.

Traje social (ou Passeio completo)

Traje social (ou Passeio completo)

O traje social, também conhecido como “passeio completo”, é o mais comum para os convidados em casamentos. Basicamente consiste em paletó, calça, camisa, gravata e sapato. Para cerimônias noturnas, melhor utilizar cores escuras no terno.

Há liberdade para escolher a cor da camisa (mas evite cores chamativas) e para a gravata, que não precisa ser fina. O sapato também não precisa ser preto, mas escolha uma cor mais neutra, como um marrom escuro – lembre de combinar cinto e sapato. Pode usar um lenço, mas com dobradura reta pra manter o visual clássico e não chamar atenção.

Tênis x Sapato

Tênis x sapato

Há quem diga que o tênis pode sim formar parte de um visual para casamento. No esporte fino ele não é proibido, mas ousar no calçado pode não ser uma boa ideia porque você vai chamar muita atenção, e quem tem de chamar atenção no casamento são os noivos.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »