Como se vestir para um casamento (que não é o seu)

Convidados precisam ter cuidado na hora de se vestir para um casamento. Saiba como combinar as peças e o que não usar nessa ocasião

O casamento marca um dos dias mais importantes na vida de um casal e se você foi convidado pra celebrar esse dia com eles, não dá pra usar qualquer roupa e achar que está tudo bem só porque o casório em questão não é o seu.

Saiba as melhores peças de acordo com as especificações de traje no convite. E se não houver especificação alguma, fique atento ao que evitar na hora de escolher as peças para compor o seu visual.

Traje esporte fino

Como se vestir para um casamento (que não é o seu)

O esporte fino é o traje mais casual entre as combinações de roupa para um casamento. A gravata é dispensável, assim como o terno. Pode usar um blazer com camisa que fica bacana, além de um sapato que não seja tão formal – evite o tênis.

A calça jeans é permitida, mas procure usar outro tipo: sarja ou social mesmo. Geralmente o esporte fino é usado para cerimônias durante a tarde, ou seja, um horário que te dá a opção de escolher peças mais claras.

Black tie obrigatório

Crédito: Reprodução

Se no convite existe o pedido pelo black tie obrigatório, o visual basicamente é formado por smoking, camisa branca, gravata borboleta, faixa ou colete e sapato preto.

Essa combinação é a mais formal em trajes para casamento e normalmente é passada a padrinhos.

Black tie opcional

Crédito: Reprodução

Se não há a especificação do black tie obrigatório, pode dispensar a gravata borboleta e usar uma gravata fina preta, por exemplo. Não há a necessidade de coletes ou faixas também, mas a manutenção do sapato preto é essencial. Lenço, só se for branco e com dobradura reta.

O smoking também é dispensável nesse caso, mas seu paletó (e o terno como um todo) precisa estar impecável no corte e no estado. Escolher peças que fujam um pouco do black tie obrigatório é uma boa para não ficar parecido com padrinhos ou com o noivo.

Traje social (ou Passeio completo)

Como se vestir para um casamento (que não é o seu)

O traje social, também conhecido como “passeio completo”, é o mais comum para os convidados em casamentos. Basicamente consiste em paletó, calça, camisa, gravata e sapato. Para cerimônias noturnas, melhor utilizar cores escuras no terno.

Há liberdade para escolher a cor da camisa (mas evite cores chamativas) e para a gravata, que não precisa ser fina. O sapato também não precisa ser preto, mas escolha uma cor mais neutra, como um marrom escuro – lembre de combinar cinto e sapato. Pode usar um lenço, mas com dobradura reta pra manter o visual clássico e não chamar atenção.

Tênis x Sapato

Como se vestir para um casamento (que não é o seu)

Há quem diga que o tênis pode sim formar parte de um visual para casamento. No esporte fino ele não é proibido, mas ousar no calçado pode não ser uma boa ideia porque você vai chamar muita atenção, e quem tem de chamar atenção no casamento são os noivos.

Compartilhe
Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso