Como usar terno no calor e não derreter a caminho do escritório

Como usar terno no calor e não derreter ao caminho do escritório

Quando o verão chega, chega com ele aquele desespero de quem trabalha usando roupa social: como usar terno no calor?

A temperatura sobe, a rua esquenta, o asfalto queima, e se você não tem o privilégio de ter um carro com ar condicionado e trabalhar em um escritório geladinho, você provavelmente vai sofrer.

Então, para te salvar, nós selecionamos algumas dicas de como usar terno no calor e não derreter ao caminho do escritório:

Tente apostar em tecidos mais leves

Como usar terno no calor e não derreter ao caminho do escritório

Tecidos leves podem te salvar na hora de usar terno no calor. Ternos de linho estão na moda, mas você não precisa ser tão ousado se não quiser. O importante é sempre optar por fibras naturais porque elas deixam o corpo respirar. Se não quiser usar um terno de linho, opte por um tipo de lã fria ou um tecido mais fino.

Os tecidos sintéticos, como poliéster, costumam ser mais baratos – mas esquentam igual o fogo do inferno. Ou seja: o barato acaba saindo caro.

Ah: a mesma dica vale para a camisa! Use uma camisa de tecido natural em vez de poliéster para não derreter embaixo do blazer.

Não saia de casa completamente vestido (calma, não do jeito que você está pensando)

Como usar terno no calor e não derreter ao caminho do escritório

Uma dica de ouro para sobreviver de terno no calor é não vestir todas as peças ao sair de casa.

Leve o blazer na mão e até mesmo a gravata na mala e só coloque as peças quando chegar no trabalho ou em um ambiente com ar condicionado.

Tente usar um terno no tamanho certo – fuja de peças justas

Como usar terno no calor e não derreter ao caminho do escritório

Ao contrário do que dizem o instinto e a sabedoria popular, branco não é necessariamente a melhor opção.

De modo geral, a melhor opção, de acordo com a ciência, é usar roupas largas e pretas! Calma: o negócio não é sair com um terno largo e maior que você por aí, mas usar um terno do seu tamanho. Ou seja, não usar um terno justo.

“As pessoas acham que roupas brancas são melhores porque refletem a luz solar, enquanto as pretas a absorvem e a transformam em calor”, diz Arturo Quirantes, professor da Universidade de Granada, na Espanha, e autor do blog científico El profe de Física (O professor de Física).

Mas essa noção não leva em conta um fator importante: o fato de que nosso corpo também gera calor.

Crédito: Reprodução

“Nós emitimos energia térmica. Se usamos roupa branca, o calor que emitimos rebate contra o tecido e não consegue sair”, diz o cientista.

“No entanto, se o tecido é preto, ele o absorve. E, se houver vento, ele leva o calor por convecção (processo de transmissão de calor em que a energia térmica se propaga através do transporte de matéria), que é um mecanismo eficiente para nos manter frescos.”

Isso, acrescenta, é o que explica porque os beduínos, acostumados a viver sob o escaldante calor do deserto, têm o corpo todo coberto por uma manta preta.

“O elemento chave na roupa beduína é que, além de ser preta, ela fica solta. Isso faz com que sejam criadas as correntes de convecção, que permitem que o corpo expulse o calor de forma mais eficiente”, explica o professor.

Quirantes se referiu a um estudo dos anos 1980 amplamente citado e publicado na revista científica Nature, em que pesquisadores analisaram como as roupas usadas por beduínos influenciavam sua temperatura corporal.

Ou seja: para sobreviver com um terno no calor, aposte no caimento da peça, e não necessariamente na cor.

Carregue sempre um lenço umedecido

Como usar terno no calor e não derreter ao caminho do escritório

Você vai suar, é inevitável. O verão no Brasil é a própria personificação do inferno. Então, para reduzir danos, ande sempre com um pacote de lenço umedecido para refrescar a testa, a nuca e os pulsos.

Quando a coisa apertar, passe o lenço também nas axilas e em outras áreas que costumam suar mais.

Preste atenção no forro

Como usar terno no calor e não derreter ao caminho do escritório

Mesmo que você tenha acertado o material, um algodão ou linho pode ficar mais quente se for completamente forrado – especialmente se esse forro também for feito de um tecido não respirável.

Procure um meio-revestimento (ou “forro de buggy”, como às vezes é chamado), que acrescenta forro às laterais e parte superior de um blazer totalmente sem forro, o que geralmente significa forrar apenas sob os braços para evitar manchas de suor.

Como usar terno no calor e não derreter ao caminho do escritório

A maneira de saber se um blazer tem um forro desses é simplesmente abrir sua jaqueta em perspectiva. Se você puder ver a gravação exposta na parte de trás, você testará mais seguro no calor.

Ambas as opções permitirão entrar mais ar através do tecido e mantê-lo fresco – cabe a você escolher o que é melhor dependendo do quão calorento você é.

Pronto, com essas dicas você vai conseguir se manter mais fresco mesmo sob altíssimas temperaturas.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »