25 Dicas de como se vestir bem

Confira os truques, dicas e maneiras para ter um bom estilo

Erra quem pensa que para se vestir bem precisa ter dinheiro ou investir somente em roupas de marca. Estar bem consigo, usar roupas e acessórios que refletem seu estilo e que você se sinta bem são os caminhos certos de sucesso.

Para te ajudar, montamos uma lista simples, com pequenos truques e passos para que você vestir-se melhor. É uma mistura de dicas profissionais, conselhos de especialistas e bom senso.

se vestir bem

Sem mais delongas, confira 25 dicas de como se vestir bem:

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Conheça um costureiro confiável

Conheça um costureiro confiável

Mesmo as melhores e mais caras roupas precisam de um costureiro talentoso para fazer os ajustes corretos. Ele não só vai encurtar as mangas da camisa, acertar a cintura, mas também vai orientá-lo com a roupa que cai melhor no seu corpo e dar um olhar de especialista para as diversas situações.

Saiba suas medidas

Saiba suas medidas

Uma vez que você encontrou o alfaiate, chegou a hora de conhecer suas medidas de todo o corpo. Isso vai ajudar na hora de compra de roupas online, especialmente, mas também pode ajudar a afastar os vendedores mau-caráter das lojas e fazer você economizar dinheiro, porque quanto melhor a roupa se encaixar no seu corpo, memores são as alterações. Para não viajar muito, conheça pelo menos estas medidas: pescoço, ombros, mangas (para camisa e jaqueta de ambos os braços), cintura e comprimento da calça.

Encontre uma lavanderia confiável

Encontre uma lavanderia confiável
Ter uma lavanderia confiável é fundamental. Pois, você precisa saber se suas roupas que você não consegue lavar em casa vai voltar melhor do que você deixou e com todas as peças no tamanho certo. Uma boa lavanderia não vai encolher sua camisa favorita, saberá truques para tirar manchas de vinho da sua calça ou batom de seu colarinho. Uma vez que você encontra um, melhor não apostar em outros lugares.

Saiba a diferença entre lavagem à seco e lavagem convencional

Saiba a diferença entre lavagem à seco e lavagem convencional
Entendedores sabem que uma camisa fina precisa de lavagem e não de limpeza a seco para remover óleos e suores. E também que pode limpar a seco blusas após cada inverno para evitar buracos de traça, enquanto elas ficam embaladas para o próximo ano.

Aprenda a usar o ferro…

Aprenda a usar o ferro
Há uma razão para os militares aprendem a passar seus uniforemes: é a maneira mais fácil de conservar suas roupas e torná-las com estilo impecável, mesmo com uso contínuo. Saber como fazer isso também vai fazer você economizar dinheiro, já que suas peças durarão mais, como ternos, camisas ou calças jeans. O vinco das calças é mais difícil de aprender e exije um cuidado maior.

E como costurar também

E como costurar também
Esta é a maneira mais fácil de prolongar a vida útil de suas roupas, e podem salvar aquela reunião importante de negócios quando sua camisa perde os botões em uma viagem. Você não precisa ser expert no assunto, mas pelo menos tenha uma noção de colocar um botão de volta ou fazer um pequeno acerto em uma costura que se desfez. Sempre carregue um kit de costura enquanto você viage, e se você esquecer a sua, a maioria dos hotéis irão fornecer um gratuitamente.

Uma fita adesiva ou escova fazem milagres

Uma fita adesiva ou escova fazem milagres
Muitos homens simplesmente colocam a roupa e acham que está tudo certo. Esquecem que qualquer terno escuro, seja de lã ou algodão, vai atrair muitos fios, pelos de gato ou cachorro, ou mesmo cabelos da garota que você pegou no dia anterior. Ter uma fita adesiva para caixas em casa ou mesmo uma escova podem servir para estas emergências.

Saiba fazer pelo menos dois nós de gravata

Saiba fazer pelo menos dois nós de gravata
Você já deve saber como dar o nó simples, versátil e elegante é tudo que você precisa para a maioria das situações. Mas chegará um momento em que você está se arrumando para ser padrinho do casamento de seu amigo e precisa usar uma gravata fina que só combina com um nó Windsor. Neste caso, seus conhecimentos vão te salvar da cilada e não deixá-lo com um estilo de moleque no meio do altar.

Modere nos acessórios

Modere nos acessórios
Tenha uma regra famosas da estilista feminina Coco Chanel que serve também para os homens: “Antes de sair de casa, dê uma olhada no espelho e veja se tem uma coisa fora”. Se você estiver usando uma pulseira roqueira, você provavelmente não precisa de um corrente grande e grossa. Seja sutil, seja clássico.

Saiba se livrar de suas roupas colegiais ou abadás de micareta

Saiba se livrar de suas roupas colegiais ou abadás de micareta
Eu sei que você pode adorar sua blusa da época da faculdade ou mesmo aqueles abadá colorido da micareta de 2004 (que pegou mais de 10 garotas), mas você é um homem agora, e estas peças não têm lugar no seu guarda-roupa (só na parte de memórias). Até mesmo na academia, estas peças podem ser bem cafonas. Liberte-se, e você se sentirá melhor.

Use cabides de madeira

Use cabides de madeira
Gastar uma puta grana em ternos e camisas e pendurá-los em cabides de arame é como colocar caviar em cima de Doritos. Cabides de madeira ajudam a manter a forma de seus paletós e camisas, aumentando sua durabilidade.

Cuide de seus sapatos

Cuide de seus sapatos
Sapatos sociais custam caro, mas se você realmente souber cuidar deles, podem durar uma vida inteira. Além de limpá-los a cada uso e passar graxa de vez em quando, use apoios para preencher o espaço inteiro de forma a diminuir vincos e deformações do tempo.

Tenha uma calçadeira

Tenha uma calçadeira
Você pode até ignorar ou pensar que é uma futilidade, mas as calçadeiras são uma das melhores ferramentas para prolongar a vida de seus sapatos. Pisando nos calcanhares do seu sapato, você vai deformá-los, causar rachaduras e afetar suas estruturas, além de causar bolhas e até cortes em sua pele. Em vez disso, tenha uma boa calçadeira fará o calçado deslizar de maneira suave e não deixará você passar por sufocos na hora de colocá-los.

Tenha um bom kit para engraxar e saiba como usá-lo

Tenha um bom kit para engraxar e saiba como usá-lo
Sapatos fazem todo o diferencial em um estilo. Você pode até ter uma roupa cara, mas se seus pisantes estiverem pedindo arrego, você passará vergonha. Tenha um bom kit engraxate (com cera, pincel para passar, pano de polimento, polimento escova, e uma escova de dentes para cantos mais detalhados). Brilhando, seus sapatos terão vida útil prolongada e darão um toque final perfeito para seu terno, ou mesmo incrementar estilo em uma roupa casual.

Conheça um bom sapateiro

Conheça um bom sapateiro
Eventualmente, seus sapatos precisarão de reparos, como uma costura do couro que estourou ou a adição de um solado novo. Um bom sapateiro é seu melhor amigo e também pode cuidar de suas jaquetas de couro e bolsas.

Seja honesto sobre o seu corpo

Seja honesto sobre o seu corpo
Trabalhamos com as ferramentas que temos e ignorar sua barriga saliente para tentar se espremer em um terno de cinco anos atrás vai deixá-lo bem estranho, para não falar coisa pior. Seja honesto com você mesmo. Sabendo que você tem uma barriga maior e quadris largos e peitoral não tão avantajado assim só irá ajudá-lo a comprar as roupas certas, além de um bom alfaiate pode fazer alterações que minimizem essas áreas problemáticas. E lembre-se, preto e azul marinho sempre alongam e deixam seu corpo com aparência mais magra.

Saiba quais peças e estampas usar

Saiba quais peças e estampas usar
Depois de ter avaliado o seu corpo, sinceramente, deve aprender o que usar e não usar. É alto e magro? Estampas e listras horizontais estão em jogo. Mas se você for mais gordinho e baixo, listras verticais deixam você mais alinhado.

Escolha a cor certa para seu tom de pele

Escolha a cor certa para seu tom de pele
Este é um item mais complicado, e você pode precisar de conselho de especialistas ou vendedores mais experientes. Azul marinho, preto e a maioria dos tons de cinza ficam bem em todo mundo, mas as cores mais vivas podem apresentar problemas. Com a pele mais escura, você pode usar tonalidades laranjas, vermelhas e amarela. Tons mais claros funcionam melhor com esmeraldas, azuis e roxos. Experimente, e peça conselhos.

Tenha alguém que manja de moda e estilo para compras

Tenha alguém que manja de moda e estilo para compras
Ter um amigo bem-vestido que você confia para ir às compras com você é o ideal. O seu sabor e honestidade vai salvá-lo de si mesmo o tempo todo (e, principalmente, dos vendedores).

Compre qualidade e não quantidade

Compre qualidade e não quantidade
Qualidade sempre supera a quantidade, especialmente para itens mais caros, como ternos, sapatos, vestuário e malas. Um terno azul marinho de R$ 900 vai demorar anos para se acabar, enquanto um de promoção em uma loja de qualidade duvidosa não vai durar mais que uma lavagem. É lógico que o preço alto não é sinônimo de qualidade, mas conheça lojas confiáveis e com produtos de bom custo benefício. Apostar somente em roupas baratas é como jogar seu dinheiro no lixo.

Aproveite épocas de promoção

Aproveite épocas de promoção
Uma mesma loja pode oferecer o mesmo produto com uma diferença de 70% de desconto. É lógico que, para isto, é preciso não apostar nas novidades e acompanhar as épocas de desconto (logo no começo do ano e em meados de junho/julho). Isto fará bem ao seu bolso e manterá seu estilo em alta. Mas cuidado ao escolher as peças.

Conheça as tendências…

Conheça as tendências
Mesmo em moda masculina mais clássica ou sem muitas inventividades, as tendências são importantes. Eles são bem mais sutis e lentas do que das mulheres. Ternos slim estão na moda agora. Então trate de jogar fora aquela terno dos anos 90 com ombreiras e calças largas, pois só terá utilidade em festas temáticas ou de fantasias. Aja conforme o tempo.

Mas não siga-as cegamente

Mas não siga-as cegamente
Não opte pelo 8 e nem para o 80. Não siga cegamente as tendências. O objetivo aqui é construir um guarda-roupa versátil de alta qualidade que vai durar um longo tempo e combine com seu estilo. Só porque o SPFW mostrou que calças de couro são tendências para o outono / inverno 2015, isso não significa que você precisa correr para adquiri-las. Algumas coisas só ficam bem em três caras do mundo e eles são todos os 20 anos de idade, modelos franceses, magros e ratos de academia.

Encontre alguém que você admire e aprenda com seu estilo

Encontre alguém que você admire e aprenda com seu estilo
Isto é simples, ver alguém famoso que você gosta e pegar suas dicas de como vestir-se bem como referência é mais do que válido. Steve McQueen é um ídolo de moda masculina por um motivo, assim como Paul Newman e George Clooney. Mas seja honesto consigo mesmo e só pegue referências que você pode realmente usar. Nem todo homem pode usar um cinto de tampa de garrafa.

Seja você mesmo

Seja você mesmo
Para não ficar piegas, mas esta é a regra mais importante de todas. Se você não se sentir confortável em algo, esse sentimento vai transparecer, e você só vai ficar pior. Saiba quais são seus limites e sempre mantenha-se fiel aos seus gostos.

Fonte: Esquire

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »