30 razões para ler livros no seu dia-a-dia

30 razões para ler livros que você precisa conhecer

Mesmo que você tenha lido apenas um bom livro em sua vida, saberá o que a leitura oferece – e esta, por si só, é uma das maiores razões para ler livros!

Ler cria um prazer incomparável. Embora não haja dúvidas sobre o fato de que a leitura é uma atividade inestimável, infelizmente o hábito da leitura declinou tardiamente – principalmente aqui no Brasil.

Uma das principais causas desse declínio é o crescimento da tecnologia.

Segundo uma pesquisa Retratos da Leitura divulgada no jornal Estadão, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro! Pois é: chocante, não?

No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que há muito a se beneficiar da leitura.

Guia Definitivo Para Não Quebrar a Cara: (ou Pelo Menos Tentar) – o livro do MHM

Livro do Manual do Homem Moderno

Os melhores conselhos nem sempre vem em palavras gentis e tapinhas de boa sorte nas costas. Às vezes, o que a gente realmente precisa é de um bom tapa na cara para acordar para a vida. E o propósito deste livro é esse.

Não agredir as pessoas gratuitamente, mas sim levantar sua atenção para algumas boas lições da vida que você talvez tenha ignorado. Ou até mesmo tenha ouvido, mas deixo passar porque se distraiu com a música do momento ou um novo vídeo no YouTube.

O Guia Definitivo para não quebrar a cara é um convite a prestar atenção novamente a estes bons conselhos. A sentar e refletir sobre algumas cagadas que você fez – ou pode fazer – e que poderiam ser facilmente evitadas. E quem sabe assim você não consegue evitar futuras burradas e viver uma vida mais leve?

Se liga nestas 30 razões para ler livros:

Promove conhecimento

Homem virando a página de um livro

Uma das maiores razões para ler livros é adquirir conhecimento. Os livros são uma fonte rica de informações.

Ler livros sobre assuntos variados transmite informações e também aumenta a profundidade do assunto.

Sempre que você lê um livro, você aprende uma nova informação que de outra forma não saberia.

Ler livros aprimora seu cérebro

Estudos mostraram que a leitura tem fortes efeitos positivos no cérebro. Ao permanecer mentalmente estimulado, você pode prevenir a demência e a doença de Alzheimer.

Isso porque manter seu cérebro ativo impede que ele perca energia. O cérebro é um músculo e, como outros músculos do corpo, o exercício o mantém forte e saudável.

Semelhante a resolver quebra-cabeças, ler livros é uma ótima maneira de exercitar seu cérebro e mantê-lo saudável.

Reduz o estresse

Homem lendo livro no metrô

Uma das mais interessantes razões para ler livros: a leitura também tem um efeito positivo no corpo.

Ler um livro pode aliviar o estresse melhor do que dar um passeio ou ouvir música. Segundo estudos quem ler mais tende a ter níveis mais baixos de estresse.

Melhora a memória

Toda vez que você lê um livro, você tem que lembrar a configuração do livro, os personagens, seus planos de fundo, sua história, suas personalidades, as sub-tramas e muito mais.

Enquanto seu cérebro aprende a lembrar de tudo isso, sua memória fica melhor. Além disso, a cada nova memória criada, você cria novos caminhos e isso fortalece os caminhos existentes no seu cérebro.

Melhora a imaginação

Homem lendo em um parque

Outra entre as principais razões para ler livros é a capacidade que o hábito tem de aprimorar sua imaginação.

Quanto mais você lê, mais imaginativo você se torna. Sempre que você lê um livro de ficção, ele te levapara outro mundo. No novo mundo, a sua imaginação funciona da melhor forma quando você tenta ver as coisas em sua mente.

Desenvolve habilidades de pensamento crítico

Um dos principais benefícios da leitura de livros é a capacidade de desenvolver habilidades de pensamento crítico. Por exemplo, ler uma trama de mistério aguça sua mente.

Habilidades de pensamento crítico são cruciais quando se trata de tomar decisões importantes do dia a dia.

A leitura exige que um indivíduo pense e processe informações de uma maneira que a televisão não pode fazer. Quanto mais você lê, mais profundo fica o seu entendimento sobre o que você está lendo e sua aplicação.

Constrói vocabulário

Homem lendo na biblioteca

A leitura melhora seu vocabulário e comanda o idioma. Enquanto você lê, você se depara com novas palavras, expressões idiomáticas, frases e estilos de escrita.

Melhora as habilidades de escrita

Outro destaque entre as razões para ler livros é este!

Ler um livro bem escrito afeta sua capacidade de se tornar um escritor melhor. Assim como os artistas influenciam os outros, os escritores também.

Muitos autores bem-sucedidos adquiriram seus conhecimentos lendo as obras dos outros.

Então, se você quer se tornar um escritor melhor – ou simplesmente quer escrever melhor – comece aprendendo com mestres.

Melhora as habilidades de comunicação

Garotinho lendo no barco

Melhorar o seu vocabulário (e desenvolver habilidades de escrita) anda ao lado do desenvolvimento de habilidades de comunicação. Quanto mais você lê e escreve, melhor se comunica.

Aumentar sua capacidade de se comunicar melhora seus relacionamentos e até faz de você um melhor funcionário ou aluno.

Melhora o foco e a concentração

Em nosso estilo de vida atarefado, nossa atenção é atraída em direções diferentes a cada dia, à medida que tentamos realizar várias tarefas ao longo da nossa rotina.

Por exemplo, você pode se dividir entre trabalhar em uma tarefa, conversar com pessoas via WhatsApp, verificar e-mails, ficar de olho no Facebook e interagir com seus colegas.

Toda essa multitarefa pode levar a um alto nível de estresse e baixa produtividade. Quando você lê um livro, toda a sua atenção está focada no que você está lendo.

Seus olhos e pensamentos estão imersos nos detalhes da história. Isso melhora sua concentração e foco.

Leia um livro, pelo menos, 20 minutos por dia, e você ficará surpreso com o quanto mais focado você será.

Esta é certamente uma das melhores razões para ler livros.

Um passatempo frutuoso

Menino lendo livro na cama

Os livros nos mantêm ocupados. Isso também leva a um uso proveitoso do tempo! Isso não apenas nos ajuda a nos livrar das preocupações, mas também desvia nossa mente da monotonia.

Os livros são excelentes fontes de recreação. Alguém que gosta de ler nunca ficará entediado, pois esta é uma maneira perfeita de se livrar do tédio. À medida que os livros o levam para outro mundo diferente, você relaxa e rejuvenesce.

É um entretenimento barato

Em comparação com outras formas de entretenimento, os livros são bem baratos. Você provavelmente nunca conseguirá um ingresso de cinema por R$10. Mas, com esse dinheiro, você pode comprar um livro e se divertir por muitas horas.

Aliás, a Amazon está com uma promoção imperdível! Na Book Friday, que rola até às 23h45 do dia 2 de setembro, o site contará com uma seleção de mais de 22 mil títulos em formato físico e digital com descontos de até 80% e opção de frete grátis para todo o Brasil.

A gente fez uma seleção de livros imperdíveis que estão na campanha! Se liga.

Motivação

Biblioteca repleta de livros

Com certeza, uma das mais incríveis razões para ler livros.

A vida é cheia de desafios. À medida que nos movemos por fases diferentes, uma pequena motivação pode ser de grande ajuda.

Ler livros inspiradores sobre experiências de vida pode mudar nossas vidas. Lendo um bom livro, tal autobiografia o mantém encorajado e você também aprende dicas para alcançar seus objetivos pessoais. Basicamente, você se inspira para se tornar um melhor marido, filho, pai ou até empregado.

Melhora a saúde

Existem milhares, se não milhões, de grandes livros de auto-ajuda. Muitos desses livros podem realmente ajudar a melhorar sua saúde. A leitura desses livros reduz os níveis de depressão.

Pessoas com depressão grave podem se beneficiar da leitura de livros de autoajuda.

Além disso, esses livros oferecem dicas importantes sobre exercício, dieta e outras dicas de estilo de vida saudável. Tudo isso leva a uma melhor saúde mental e física.

Torna você mais empático

Homem lendo no sofá

Segundo estudos, perder-se em livros, especialmente ficção, pode aumentar sua empatia.

Em um estudo realizado na Holanda, pesquisadores mostraram que pessoas que foram “transportadas emocionalmente” por uma obra de ficção experimentaram um aumento na empatia.

Ao ler um livro, você se torna parte da história e sente a dor e outras emoções dos personagens porque você está absorvendo aquilo em perspectiva. Isso, por sua vez, permite que sua mente se torne mais consciente de como as coisas diferentes afetam as outras pessoas.

Eventualmente, isso melhora sua capacidade de enfatizar com outras pessoas.

Então, vá em frente e leia! Um mundo com pessoas mais empáticas seria definitivamente um lugar melhor! Certamente, esta é uma das mais importantes razões para ler um livro.

Melhora as habilidades

A leitura é um construtor de habilidades fundamental. Para cada bom curso na terra, há um livro correspondente para acompanhá-lo. Livros fornecem informações importantes sobre vários assuntos e tópicos. A

melhor coisa sobre a leitura é que você pode ir mais fundo do que aprender em uma discussão em sala de aula. Seja cozinhando, dançando ou até mesmo limpando, você sempre pode melhorar suas habilidades lendo livros.

Constrói autoestima

Livros abertos e fechados

Ao ler muitos livros, você se comunica melhor e se torna mais informado sobre várias áreas da vida. Tudo isso se traduz em uma maior autoestima. Como você tem confiança em si mesmo e em sua capacidade de entregar, você se torna mais produtivo e, em geral, uma pessoa muito melhor.

Entretenimento portátil

Os livros são portáteis e leves. Eles não são como computadores volumosos e jogos que ocupam muito espaço. Você pode embalá-lo em sua mochila e carregá-lo facilmente para todos os lugares – isso sem falar dos e-readers.

Você pode ler em qualquer lugar, em um avião enquanto viaja, em sua cama antes de dormir, no ônibus a caminho do trabalho, sob uma sombra enquanto relaxa, ou mesmo durante suas férias.

Ajuda você a dormir melhor

Garotinho lendo na sala

O sono deficiente leva a baixa produtividade. É por isso que muitos especialistas recomendam que você estabeleça uma rotina regular de se desestressar antes de dormir para ajudar a acalmar sua mente e, portanto, dormir melhor.

Ler um livro é uma das melhores maneiras de se acalmar antes de ir para a cama. Em vez de assistir televisão ou passar muito tempo em seu smartphone enquanto está na cama, reserve um tempo para ler. As luzes brilhantes dos dispositivos eletrônicos apenas afetarão o seu sono. Por outro lado, um livro ajudará você a dormir melhor.

Uma das mais relaxantes razões para ler livros!

Te faz aprender sobre outro mundo

O mundo da ficção permite que você viaje para outro mundo, onde tudo é diferente. Ao ler livros, você tem um vislumbre de outras culturas e lugares.

Os livros expandem seus horizontes, permitindo que você veja outros países, outras pessoas e tantas outras coisas que nunca viu ou imaginou.

É a maneira perfeita de visitar um país estranho em sua mente.

Socialização

Livro aberto e café em cima da mesa

Podemos sempre compartilhar tudo o que lemos com nossa família, amigos e colegas.

Tudo isso aumenta nossa capacidade de socializar. Os seres humanos são seres sociais e, no mundo dos smartphones, estamos perdendo nossa capacidade de socializar.

No entanto, a leitura levou à formação de clubes do livro e outros fóruns, onde temos a chance de compartilhar e interagir com os outros.

Melhora a criatividade

A maior diferença entre ler e assistir televisão é que a leitura dá a você espaço para liberar sua criatividade.

Quanto mais você lê, mais você aprende coisas novas. Novos pensamentos sempre esticam nossas mentes para redescobrir a vida de maneiras novas e melhores.

Começamos a ver o mundo de uma maneira diferente e assim encontramos novas soluções criativas, e este é uma das mais incríveis razões para ler livros.

Te ajuda a aprender no seu próprio ritmo

Menino lendo na rede

Outro benefício de ler um livro é que você aprende no seu próprio ritmo. Como você tem o livro o tempo todo, pode sempre voltar a uma seção que acha que não entende.

Você pode reler um capítulo quantas vezes desejar, sem se preocupar em perder uma seção.

Se é um livro de autoajuda, você pode resolver um problema por vez.

Depois de lidar com um problema, você pode passar para a próxima edição sempre que achar que está pronto.

Tudo é feito no seu próprio ritmo e, mais importante, sua mente é livre para interpretar as coisas do jeito que você se sente.

Você tem muitas opções para escolher

Outra entre as incríveis razões para ler livros é a grande cartela de opções.

Há tantos livros ótimos para ler que você nunca terminará todos eles em uma vida.

Livros foram escritos durante séculos, agora, alguém está escrevendo um livro e, no futuro, livros ainda serão escritos.

Se você está procurando algo para inspirar você, algo para fazer você rir, romance ou até mesmo ganhar uma nova habilidade, há inúmeros livros para isso.

Tudo que você precisa é tirar um tempo e escolher qual deles ler. Nunca haverá uma falta de grandes livros.

Aprimora a moral

Homem lendo livro e tomando um chá

Os livros nos ajudam a discernir melhor as boas idéias das más idéias. Ler um livro nos permite aprender sobre diferentes abordagens da vida e os problemas que enfrentamos.

Ao fazer isso, você tem a oportunidade de discernir o que funcionou no passado e o que não funcionou. Basicamente, você aprende a tomar melhores decisões na vida.

Você aprende mais sobre história

Um motivo pedagógico entre as razões para ler livros é esta!

A história desempenha um papel importante sobre quem somos hoje. Ao ler livros, entendemos melhor o passado e como ele continua a nos afetar.

Com os livros, você tem a chance de aprender sobre seu país, família e o mundo em geral. É uma ótima maneira de revisitar seu passado e apreciar o presente.

Razões para ler livros: te faz economizar dinheiro

30 razões para ler livros que você precisa conhecer

Além de ser barato, você também economizará muito dinheiro lendo livros. Os livros não precisam de eletricidade, nem precisam de qualquer tipo de manutenção.

Além disso, quando você lê um livro sobre uma certa habilidade, como culinária, trabalhos em madeira ou tarefas simples de manutenção, você economiza o dinheiro que teria usado para contratar um profissional.

Você não apenas aprende novas habilidades, mas também economiza um monte de despesas.

Sem efeitos colaterais do mundo digital

Passar muito tempo assistindo televisão ou jogando videogames pode afetar sua saúde ocular a longo prazo.

Por outro lado, os livros são seguros e fáceis. Ninguém jamais ficou cego por ler muitos livros.

Não há efeitos colaterais conhecidos ou perigos de ler grandes livros. Tudo o que há são benefícios.

Te torna mais inteligente

30 razões para ler livros que você precisa conhecer

Com tanto para aprender com os livros, as pessoas que leem regularmente tendem a ser mais espertas do que as que não leem.

Eles tendem a ter uma mente aberta e estão mais conscientes do seu entorno.

Livros podem ser mais interessantes que filmes

Tantos filmes foram adaptados de livros. Mas, se você ler um livro e assistir ao filme, você concordará que o livro é 100 vezes melhor que o filme.

Há sempre essa parte única, como o que um personagem está pensando, que um filme nunca pode capturar.

E aí? Convencido? Bom, se você chegou até o final desta lista, provavelmente já está no caminho da leitura!

Mais sobre Livros

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »