Se você sente que aquele cafezinho logo pela manhã não faz nenhum efeito para o aumento da sua disposição, não se preocupe. Ele pode realmente não fazer efeito para você.
Isso acontece porque todo mundo tem um ‘relógio interno’ que faz despertar, é o relógio circadiano. Ele é responsável por regular o corpo e controlar o cortisol, que nos deixa acordados e em alerta. Normalmente, o horário em que o cortisol é produzido e liberado é entre as 8h e 9h.
Acontece que quem toma café pela manhã, ou seja, ingere cafeína neste instante e pode fazer o efeito contrário. Em alguns casos, o corpo acaba criando uma resistência à cafeína, tirando dela a capacidade de despertar o cérebro nos momentos nos quais o cortisol não está em alta.
A explicação foi dada por Steven Miller, phD da Uniformed Services University of Health Sciences de Bethesda, nos Estados Unidos, ao blogueiro especializado em café Ryoko Iwata. De acordo com o médico, os melhores horários para consumir café são quando o nível de cortisol está baixo, entre 9h30 e 11h30 e entre 13h30 e 17h.
Vale se atentar também para o risco de consumo excessivo de cafeína, que contribui com vários efeitos colaterais para o organismo.
Então, mesmo quem acorda bem mais cedo não precisa tomar cafeína logo ao sair da cama. Basta começar a tomar café algumas horas depois de despertar.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso