Roncar traz mais risco à saúde do que cigarro e obesidade

Reprodução

Além de ser um incômodo para quem convive e para o próprio roncador, um recente estudo revelou que roncar traz mais risco à saúde do que cigarro e obesidade.

De acordo com a pesquisa divulgada no Combined Sections Meeting of the Triocological Society, do Arizona, as vibrações do ronco podem causar trauma e inflamação na artéria carótica, ocasionando um espessamento das artérias que podem levar a hemorragias cerebrais, ataques cardíacos e derrames.

O levantamento avaliou 54 pacientes com idades entre 18 e 50 anos. Eles responderam a um questionário sobre ronco e fizeram exames para medir a espessura das artérias. O resultado mostrou que pessoas que roncavam tinham as artérias carótidas significativamente mais espessas do que as com sono tranquilo.

Reprodução

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Esse endurecimento das artérias aumenta o risco de ataques cardíacos e hemorragias cerebrais.

Cerca de um quarto das mulheres e quatro em cada dez homens são roncadores frequentes, embora quase metade de nós possa roncar ocasionalmente. Embora possa interferir com o sono – e o de nossos parceiros – até a divulgação do estudo, não tinha sido pensado quaisquer problemas de saúde a longo prazo.

Últimas pesquisas realizadas na Universidade de Wisconsin, nos EUA, disse que roncadores eram mais propensos a morrer de câncer. O estudo, feito com 1.500 adultos, descobriu que roncadores moderados estavam com 4,8 vezes maior risco de morrer.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »