Um soldado, seriamente ferido no Afeganistão, vai receber o primeiro transplante de pênis realizado nos Estados Unidos.
De acordo com o New York Times, a cirurgia experimental será realizada dentro de um ano na escola de medicina Johns Hopkins, em Baltimore, Maryland.
O soldado, que não quer ser identificado, foi um dos 1.367 homens que sofreram danos extremamente sérios em suas genitais no Iraque ou Afeganistão entre 2001 e 2013.
Cirurgiões guiados pelo Doutor W. P. Andrew Lee – representante da área de cirurgias plásticas e reconstrutivas no John Hopkins – passarão cerca de 12 horas conectando até seis nervos e sete veias e artérias em um procedimento com custo estimado em US$300.000 para o hospital.
O time de especialistas espera que o soldado, seriamente machucado durante a explosão de uma bomba, consiga desenvolver a habilidade de urinar normalmente e ter relações sexuais dentro de poucos meses após a cirurgia.
Quanto ao objetivo do paciente, Dr. Lee afirmou: “Ele espera conseguir ser pai, acredito que esse seja o objetivo principal”.
Possíveis efeitos colaterais incluem sangramento, infecção e um aumento nas chances de desenvolver câncer por causa, principalmente, da medicação que o receptor deverá tomar para prevenir a rejeição do órgão.
Essa medicação supostamente suprime o sistema imunológico mas, mesmo assim, deverá ser tomada pelo paciente durante toda a vida.
O doutor Richard J. Redett, membro do time de cirurgia, disse que o doador ainda não foi selecionado, mas o paciente já está na lista de espera para o transplante.
De acordo com o New York Times, doutores compartilharam suas experiências em cirurgias pós-guerra e afirmaram: a primeira pergunta feita por muitos soldados quando acordam no leito do hospital é sobre o estado de suas genitálias.
Scott E. Skiles, supervisor de politraumas em veteranos do Palo Alto Health Care System, reportou publicamente: “Nossos pacientes jovens preferem perder as duas pernas e um braço a ter que encarar um dano genital”.
O primeiro transplante de pênis do mundo aconteceu ano passado, na África do Sul, e foi realizado em uma vítima de um ritual de circuncisão. Recentemente, segundo o New York Times, o paciente teve seu primeiro filho.
Se você já colocou idéias na cabeça, saiba que, inicialmente, o transplante de pênis será realizado apenas em veteranos de guerra. Bom senso, não é mesmo?
Mas o Doutor Lee acredita que em breve o procedimento poderá ser feito em pacientes variados.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso