Estudo revela frutas e verduras que podem ajudar você a perder peso

No total, 70 itens foram incluídos em um questionário de frequência alimentar

shutterstock


Um estudo recente, publicado na revista PLOS Medicine, levantou a hipótese de que consumir frutas e vegetais com boa quantidade de fibras ou com baixo teor glicêmico (encontrado por exemplo, no brócolis e couve-flor), pode trazer benefícios para quem está tentando manter ou perder peso.

A pesquisa foi realizada em conjunto entre a Escola de Saúde Pública de Harvard e o Hospital Brigham & Womens, em Boston, nos EUA. No total, 70 itens foram incluídos em um questionário de frequência alimentar. No caso das frutas, por exemplo, elas só puderam ser comidas in natura, para evitar a adição de açúcar.

Os pesquisadores examinaram dados de peso associadas ao consumo de frutas e vegetais. Foram feitos também ajustes ao estilo de vida, incluindo na conta fatores como: tabagismo, nível de atividade física, horas de sono, ingestão de álcool…

Os resultados apontaram comer uma porção extra de fruta por dia pode fazer perder até 0,24 kg no período. Enquanto uma porção extra de vegetais leva a perda de 0,11 kg.

frutas e vegetais


O papel de vilão ficou por conta dos vegetais ricos em amido. Milho, ervilhas, batata e cenoura, por exemplo, registraram alto índice glicêmico. Mas lembre-se, eles não são de todo mal. Neles é possível encontrar bons níveis de potássio, vitamina C, ferro e proteínas.

No geral, esse estudo serve para recomendar o consumo mais constante de frutas e verduras. Embora a taxa de variação de peso seja pequena numericamente falando, no longo prazo os benefícios podem ser mais que menos peso na balança, podem ser de qualidade de vida.

Invista nesses alimentos:

Cenoura crua, brócolis, pepino, berinjela, espinafre, alface, tomate, repolho, lentilha, cereja, maçã e pêra.

 

Compartilhe
Lucas Vilela
Lucas Vilela

Jornalista e degustador de hambúrgueres. Está sempre pronto para: bater uma bola (inclusive no videogame), encarar bons filmes e ler livros que ensinam a ficar bilionário em apenas 30 minutos.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso