O que determina a cor da nossa pele é um composto chamado melanina, responsável pela pigmentação. Quanto mais melanina, mais escura é a pele. E essa proteína é capaz de proporcionar desde maior tolerância ao sol a um sinal menor de envelhecimento ao longo do tempo.
Por outro lado, ela apresenta também algumas complicações que podem detonar sua derme caso você seja descuidado. São problemas como: oleosidade excessiva, manchas e acne. Selecionamos algumas dicas fundamentais para você proteger sua pele e chegar na velhice mais inteirão que o Pelé e o Morgan Freeman, juntos.
Mantenha a pele hidratada
Pode parecer um saco, mas passar um pouco de hidratante diariamente no rosto é uma saída fácil e eficaz. Pelo menos é o que garante um estudo da Universidade de Pittsburgh, que explica que óleos faciais contém umectantes, substâncias que mantém a pele umedecida. Se sua pele for oleosa, escolha um hidratante oil-free, assim você evita que seu poros fiquem entupidos e favoreçam o aparecimento de cravos e espinhas.
Use protetor solar
O fato da pele negra não ficar avermelhada quando exposta ao sol, não é indicativo de que ela está normal. As pessoas de pele mais escura correm maior risco de morte por câncer de pele do que as de pele clara, apesar de inicialmente resistirem melhor à doença, segundo um estudo divulgado pela Universidade de Cincinnati.
A recomendação é usar protetores com fator 30, que devem ser usados todas vez que sair de casa. Vai passar o dia fora de casa? Use FPS mais altos. O percentual de proteção entre cada um deles aumenta pouco, contudo, quanto mais alto o fator, mais tempo ele fica na pele, garantido maior proteção.
Vigie o tipo de desodorante
A pele negra sua mais e têm maiores chances de desenvolver micro-organismos na região das axilas. Pior: devido a isso, a pele em contato com desodorantes antissépticos ficam mais suscetíveis a manchas. Tudo porque a as células de pigmento dessas tonalidades de pele trabalham mais rápido que a da pele branca, gerando processos inflamatórios.
O ideal é evitar qualquer componente alcoólico no desodorante, assim você fica protegido contra alergias e possíveis queimaduras.
Vá ao médico
Sua pele está em perigo? Procure um dermatologista. No caso acne, por exemplo, que é causada pelo excesso de produção do óleo das glândulas sebáceas, uma combinação de diversos fatores pode contribuir para o aparecimento dela. Aí só um especialista pode avaliar e indicar a melhor saída para sua pele.
E pense nisso como um investimento, afinal de contas, além de fugir do efeito de sofrer com efeitos colaterais indesejados, você não precisa gastar seu suado salário tentando adivinhar qual o medicamento mais indicado.
Leia as embalagens
É preciso ter muito cuidado na hora de escolher os produtos para sua pele, especialmente se sua pele é seca. Fique atento a evitar produtos com ingredientes agressivos. Peróxido de benzoíla e ácido salicílico, por exemplo, podem causar estragos da pesada.
Não deixe de experimentar produtos novos, mas use com moderação, assim em caso de prejuízo, certamente o dano não será irreversível.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso