Diferença entre treinos na musculação: força ou resistência?

Saiba como cada atividade funciona e escolha a melhor para você

Se pudermos aplicar uma máxima para a musculação, é a que não existe receita única para o sucesso. Não adianta você inspirar-se nos treinos de Schwarzenegger ou mesmo nos vídeos de Léo Stronda, cada corpo possui um biotipo e para cada necessidade, uma forma correta de treino.

+ Descubra como escolher uma academia perfeita para você treinar
+ Saiba mais da parceria do MHM com a Monday Academia
+ Conheça os mitos e verdades sobre a Academia

Antes que você saia por aí pegando o treino AB do seu bróder marombeiro e achar que vai dar o mesmo resultado, decidimos conversar com Claudio Sofredini, bacharel em Educação Física pela Universidade Bandeirante de São Paulo, especializado em Biomecânica da Atividade Física e Saúde pela Universidade Gama Filho e gerente da unidade CENESP da  Monday Academia.

Com a ajuda dele, apresentamos as principais diferenças entre um treino de musculação focado na força e na resistência. Confira!

Quais os tipos de treino na musculação?

São inúmeras as possibilidades para realização de um treino de musculação: treino de força, treino de hipertrofia, treino de resistência a fadiga, reabilitação musculoesquelética e reeducação postural através da musculação.

Diferença entre treinos na musculação força ou resistência 2

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

O que é um treino de força?

Treino de força é um treino de musculação que visa o aumento do recrutamento de unidades musculares, ou seja, o corpo irá solicitar um maior número de fibras musculares para vencer a resistência imposta a ele. Diferente de um treino de hipertrofia que visa o aumento do volume da fibra muscular.

Para quem ele é indicado?

Treino de força é indicado para qualquer pessoa, pois treinar força irá melhorar o equilíbrio, coordenação motora, agilidade, velocidade e demais atributos que requerem que o corpo gere força para realizar.

Como ele deve ser feito (repetições, carga de peso, descanso).

Segundo a literatura vigente, um treino de força pura refere-se a 1 a 6 repetições utilizando 90% à 100% da carga máxima, com descanso de 3 à 5 minutos de uma série para outra. Mas vale sempre a mesma dica, consulte um especialista antes de iniciar seu treino e faça sempre avaliações físicas.

Quais os resultados que posso atingir com um treino focado na força?

Melhora da condição física, melhora da coordenação motora, ganho de velocidade e qualidade de vida, pois manter-se em pé, para muitos é uma grande vitória, e sem força na musculatura eretora o ser humano não consegue manter-se em pé.

Diferença entre treinos na musculação força ou resistência 3

O que é um treino de resistência?

Treino de resistência é aquele onde o corpo aumenta sua capacidade de suportar a fadiga ou capacidade de resistir a acidose gerada pelo corpo em exercício. O treino de resistência feito na musculação melhora essa capacidade periférica e em pontos específicos.

Para quem ele é indicado?

Atletas e praticantes de atividade física regular.

Como ele deve ser feito (repetições, carga de peso, descanso)

Com maior número de repetições e uma carga inferior a 70% da máxima

Quais os resultados que posso atingir com um treino focado na força?

O treino de força em minha opinião é o melhor treino que um indivíduo sedentário ou praticante regular de atividade física pode fazer, pois irá melhorar sua capacidade motora e sua qualidade de vida de um modo geral. Atividades simples como pegar seu filho no colo, correr para pegar um ônibus, subir a escada da igreja, estas e outras atividades que podem parecer insignificantes no dia a dia, mas que fazem toda a diferença para uma vida saudável, são os ganhos que teremos com o treinamento de força.

monday

A  Monday Academia possui 10 anos de atuação no segmento e conta com 06 unidades em SP: Mooca, Shopping Plaza Sul, Vila Mariana, Vila Olímpia, Aclimação e CENESP. Você pode saber mais sobre a academia em: www.mondayacademia.com.br ou na página deles no Facebook: www.facebook.com/AcademiaMonday.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »