Dicas para quem está começando a correr

correr-4

Você acordou um dia, levantou da cama e decidiu: “Vou começar a correr!”. Ótimo, a corrida é um hábito muito bom para adicionar ao seu a dia a dia, mas não dá para simplesmente sair correndo sem que tenha de prestar atenção em alguns aspectos.

E esses aspectos têm a ver com sua saúde, seu comportamento durante a corrida e o que você precisa usar para ter um bom desempenho. Confira algumas dicas para quem está começando – ou quer começar – a correr.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Faça um check-up

checking blood pressure close

Antes de começar a colocar a corrida como hábito, passe em um médico ou até em dois médicos, de preferência um cardiologista e um ortopedista. Assim você saberá como está a saúde do seu coração e o estado de sua estrutura óssea e muscular.

Não vá além do seu limite

Depositphotos_12660106_s

Todos têm um limite quando praticam algum exercício físico, mas para o iniciante em corridas é importante saber que seu limite pode não ser tão alto quanto você pensa. Procure aumentar a intensidade com o tempo e não se estoure logo de cara.

Atenção com o ‘equipamento’

Loja de tênis

Não dá para vestir ou calçar qualquer coisa na hora de correr, existem roupas e tênis apropriados para isso. Para o calçado, uma dica é você saber o tipo de pisada que tem para comprar o tênis mais adequado. O que não falta é opção de bons produtos no mercado.

Atenção também com o alongamento

Man-Stretching

Um bom alongamento antes de correr é essencial para todo mundo, imagina então para quem está começando agora… Cuidado também para não exagerar na alongada – um período de 10 minutos antes da corrida está de bom tamanho.

Intercale corrida e caminhada

walk

Para o iniciante, a corrida sem intervalos pode ser muito cansativa e conter muita carga de esforço. Intercale com períodos de caminhada, mas não precisa chegar perto de parar. Faça em um ritmo bom, para depois voltar à corrida sem desacelerar muito o exercício.

Alimentação e hidratação

Handsome man cooking at home preparing salad in kitchen.

Em muitos casos, pessoas começam a correr para perder peso e, de forma errada, param de se alimentar direito. Pelo contrário, agora é que você precisa se alimentar melhor. Tenha uma dieta balanceada e rica em nutrientes e não se esqueça da hidratação, fundamental para qualquer atividade física.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »