Corrida: fazer antes ou depois da musculação?

adidas-adizero-feather2-running-man_1920x1080

Existe uma dúvida entre muitas pessoas que praticam exercícios físicos na academia: devo correr antes ou depois de fazer meu treino de musculação? Depende do que o praticante está buscando como objetivo para seu corpo e seu bem-estar.

O importante, primeiro, é definir o foco de sua ida à academia. Depois, saber como dosar ambas as atividades para obter o melhor aproveitamento geral na busca por suas metas.

Quero queimar gordura e crescer: corra depois!

musculação

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Para o usuário que busca a academia com o objetivo de queimar gordura, recomenda-se que faça primeiro a musculação e depois o aeróbico. Isso porque quando iniciamos uma atividade física, nosso organismo faz uso de uma reserva energética chamada de glicogênio muscular. Por se tratar de um exercício mais intenso, a musculação é capaz de acabar mais rápido com essa reserva e, consequentemente, queimar gordura mais rápido que o aeróbico.

Se a meta do praticante é crescer e ficar mais forte, de forma alguma ele deve correr antes da musculação. Isso porque o aeróbico esgotaria a reserva energética que seria utilizada para trabalhar os músculos, deixando a musculatura fatigada antes mesmo do treino. De acordo com um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, o cardio (trabalho de corrida) é benéfico para o pós-musculação pois é capaz de acelerar o processo de recuperação muscular.

Quero trabalhar a resistência: aeróbico primeiro!

homem-correndo

Para pessoas que gostam de correr e participam de provas ou grupos de corrida por exemplo, o aeróbico deve vir primeiro. Dessa forma, você utiliza a maior parte de sua carga energética para o exercício aeróbico, não precisando poupar para a hipertrofia.

Se optar por fazer a musculação depois da corrida, cuidado para não pegar muito pesado resultando em overtraining. Por ter focado na corrida, sua musculatura já terá queimado bastante reserva energética, não restando muita para a prática de musculação intensa, atividade que exige muito esforço.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »