Alimentos que ajudam a combater a ansiedade

frightened businessman

A ansiedade é um problema que afeta muitos homens e possui ligação direta com os seus hábitos alimentares. Geralmente, quando estamos inquietos ao extremo, vamos buscar na comida a salvação para essa inquietação, mas fazemos isso de forma desequilibrada e acabamos desencadeando outros perigos para a saúde.

Uma dieta balanceada, somada à prática de exercícios físicos e um dia a dia menos estressante, é fundamental para diminuir esses níveis de ansiedade. Isso porque existem substâncias na alimentação que melhoram não só esse aspecto diretamente, mas também nosso humor e a sensação de bem-estar.

Confira alimentos que ajudam no combate da ansiedade.

Ovos, leite e derivados

dairy-products-and-eggs-1024x762

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Ovos, leite e derivados magros são uma ótima fonte de um aminoácido chamado triptofano. Esse aminoácido, em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio, produz serotonina, o hormônio da felicidade.

Banana

bananas-benefício

A banana é outro alimento rico em triptofano, que alivia a ansiedade e ajuda a produzir a serotonina, ocasionando no organismo uma sensação de bem-estar.

Chocolate

o-CHOCOLATE-facebook

Muita gente procura por chocolate quando está ansiosa. Claro que o consumo desenfreado dele é prejudicial, mas os chocolates com maior concentração de cacau, além de menos calóricos, têm alto teor de flavonoides, antioxidante que contribui para a produção de serotonina.

Peixes e carnes

peixe 2

Além do já mencionado triptofano, peixes e carnes contêm um outro aminoácido importante que é a taurina. Essa substância aumenta a disponibilidade do GABA, um neurotransmissor que age naturalmente no organismo para o controle da excitabilidade dos neurônios, regulando consequentemente a ansiedade.

Frutas cítricas

Frutas-Citricas

Frutas como laranja, kiwi, limão, abacaxi e outras cítricas são fontes naturais de vitamina C. Ela ajuda a diminuir a secreção do cortisol, hormônio que é liberado pela glândula adrenal como resposta à ansiedade e o estresse. Seu consumo ajuda no funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.

Espinafre

POPEYE-3

O espinafre não é bom só para o Popeye ficar mais forte. Ele é rico em ácido fólico, que funciona como um antidepressivo natural pois auxilia na eliminação de resíduos químicos oxidantes, produzidos muito por conta de cargas pesadas de trabalho e estresse, ambos fatores externos que contribuem para a ansiedade.

Carboidratos

bread-wallpaper_1920x1200_83392

Alimentos ricos em carboidrato, no geral, funcionam como fonte do triptofano, que por sua vez é importante para a produção de serotonina. Essa produção de serotonina faz com que a ansiedade diminua.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »