7 Cores da sua urina e o que ele está querendo dizer sobre a sua saúde (e alimentação)

Cores da sua urina

Pode parecer muito estranho, mas uma boa forma de saber como anda a sua saúde é ficar ligado na cor do seu xixi quando vai ao banheiro.

Isso porque a urina reúne substâncias que estavam passeando pelo seu corpo, possibilitando revelar muitas informações úteis sobre sua saúde (ou o que você anda comendo).

Com ajuda de uma matéria do site Saúde, confira o que os sete diferentes tons podem dizer sobre como anda seu organismo:

Pouco amarelada

Cores da sua urina

Esta deveria ser a cor ideal da sua urina. Ela simboliza que você está bebendo uma quantidade de água satisfatória para o seu organismo, diluindo e descartando as toxinas e excessos de minerais.

Transparente

Cores da sua urina

Se for pontual, não precisa se assustar tanto. Isto significa que você está com um consumo de água mais elevado do que a necessidade do seu organismo. Por isso, os rins retiram o excesso da circulação sanguínea.

Agora, se continuar por um bom tempo assim, pode ser um sinal de diabetes descontroladas. Neste caso, é melhor ir ao médico.

Amarelo-escuro ou castanho

Cores da sua urina


É o oposto da situação anterior. A cor escura significa falta de água no organismo, causando um xixi mais concentrado de ureia e outros compostos.

Com o tempo, isso pode caminhar para um risco de desidratação e cálculo renal. Você deve resolver o problema aumentando o consumo de água.

Laranja

Cores da sua urina

Existem três possibilidades para a coloração.

– Pigmentos de legumes como cenoura e abóbora. Sem problemas de saúde;
– Remédios e suplementos vitamínicos. Se por orientação médica, ficar atento, mas sem maiores problemas;
– Na tonalidade laranja forte, pode ser suspeita de doença no fígado. Procurar um médico.

Vermelho

Cores da sua urina

São duas principais causas da tonalidade vermelha na urina. Se comeu beterraba, os componentes da raiz afetam a coloração do xixi e fezes. Sem maiores preocupações.

Agora se a cor acompanha a presença de sangue, procure o médico, pois pode ser algum problema do sistema urinário, como rins ou bexiga.

Verde ou azul

Cores da sua urina

Provavelmente deve ser por causa do corante azul de metileno, composto usado na fabricação de algumas medicações. O corante é excretado na urina, misturando com as cores do xixi e ganhando tonalidades esverdeada ou azul. Na bula você pode conferir informações.

Ou pode ser por causa de aspargos e cerveja verde, típica da Irlanda, que provoca efeito semelhante.

Espumoso

Cores da sua urina

É normal a urina formar um pouco de espuma quando cai no vaso sanitário. Caso apareçam muitas bolhas, você provavelmente está eliminando proteína pelo xixi. Isso pode ser causado por excesso de proteína na dieta. Em todo caso, é melhor consultar um médico.

Fonte: Saúde

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »