7 atividades que pessoas com deficiência física podem incluir na sua rotina de exercícios

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Quase 24% da população brasileira é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência. De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aliás, o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs).

O país é reconhecido por ter a melhor legislação para deficientes das Américas, porém, é na sua aplicação que residem os maiores problemas. A Constituição Federal garante o tratamento igualitário entre os cidadãos, mas, na prática, são comuns os atos discriminatórios e preconceituosos que ferem a dignidade humana e, mesmo sendo tratados como crimes previstos no Código Penal Brasileiro, acabam sendo alvos de brechas na própria lei, diminuindo o medo da penalidade em casos reincidentes.

De acordo com a Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Saúde, os ambientes públicos, coletivos e de lazer, bem como as cidades e as escolas, os serviços de saúde, os meios de transporte e todas as formas de comunicação e informação, devem ser pensadas visando facilitar a convivência e a participação de todos os cidadãos com igualdade de direitos.

Da mesma forma, a Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência garante a destinação de verbas do Ministério do Esporte para eventos para-desportivos e atividades de lazer, cultura e turismo que englobem todas as áreas da deficiência.

Como você pode notar, o acesso ao lazer, ao esporte e à cultura é um direito, além de ser fundamental para a promoção da saúde física e emocional.

Se você faz parte dessa porcentagem da população que tem algum tipo de deficiência física, o Brasil pode ainda não estar 100% preparado para você, mas o universo dos exercícios físicos está.

É possível praticar várias atividades físicas de acordo com o tipo de deficiência que você tem. Veja 7 atividades para incluir na sua rotina de exercícios:

Esportes coletivos

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Esses esportes são de grande importância e, por isso, foram adaptados para pessoas com deficiência. Rugby, futebol e basquete são alguns exemplos dessas modalidades.

A prática desses esportes permite a interação social e o compartilhamento de experiências e de histórias de superação.

Além disso, praticar esportes em grupo favorece a inclusão e a socialização, o que é ótimo para o emocional. Sem contar que o esporte, como atividade física, traz diversos benefícios para a saúde, como a melhoria das funções orgânicas e aumento da força e da resistência muscular.

Trekking

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De acordo com o projeto Aventura Adaptada, que promove turismo de aventura acessível, qualquer pessoa com deficiência pode praticar turismo de aventura desde que sejam observados os requisitos mínimos para a realização das atividades:

  • peso;
  • altura;
  • capacidade cognitiva;
  • equipamentos adaptados;
  • técnicas voltadas para cada tipo de deficiência;
  • entre outros.

Um programa de trekking promove, além da explosão de adrenalina, paisagens bem interessantes para distrair e alimentar a vista. Além disso, quem pratica o trekking tem a oportunidade de conhecer novas pessoas e também entrar em contato com a natureza.

Por isso, os parques nacionais, como do Ibirapuera e Villa Lobos, em São Paulo, estão sendo adaptados por meio de rampas para receber pessoas com deficiências físicas. No parque do Jaraguá, também em São

Paulo, existe até um mirante adaptado para quem tem alguma condição especial.

Yoga

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A yoga é ótima para promover consciência corporal, aumento de concentração e de força e, é claro, a yoga te faz relaxar através de movimentos de respiração.

A prática é recomendada, inclusive, para pessoas com deficiência física, que podem fazer os exercícios sentados com a ajuda de um bom profissional. Os benefícios mais comuns dessa prática são:

  • ajuda a ter mais foco;
  • proporciona melhores noites de sono;
  • aumenta a força e a flexibilidade corporal;
  • alivia o estresse, a ansiedade e a tensão;
  • e trabalha a capacidade pulmonar.

Natação

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Conhecida por ser um dos esportes mais completos que existe, a natação também pode ser praticada por pessoas de diversas deficiências, como paraplégicos, pessoas com deficiência visual e de paralisia cerebral.

É claro, para isso pode ser necessário orientação e acompanhamento, mas isso não representa um problema diante dos benefícios — físicos, terapêuticos e psicossociais — que esse esporte traz para a pessoa com deficiência, como:

  • diminui o peso corporal;
  • estimula a socialização;
  • favorece a coordenação motora;
  • melhora a autoestima;
  • melhora a circulação;
  • oferece consciência corporal;
  • promove descontração e criatividade;
  • proporciona momentos de lazer;
  • reduz dores e espasmos musculares.

Dança

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Dançar é uma ótima atividade física para todo mundo, e a dança é uma atividade que oferece inúmeros benefícios para as pessoas com deficiência.

Além de ser um ótimo exercício aeróbico, a música e os movimentos ajudam a desenvolver a criatividade e as capacidades motoras — elementos essenciais para as mudanças sociais e psicológicas.

Essa atividade é tão incrível que até mesmo as pessoas com deficiência auditiva tiram proveito dela, já que eles percebem a música por meio das vibrações sonoras que ela emite, tornando a experiência extremamente calmante.

A dança também cria momentos de convívio que melhoram a autoestima e o entusiasmo, sendo um fator favorável para a socialização e percepção de si mesmo.

Oficinas de arte

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Acha que oficina de arte não é uma atividade física? Bom, você se engana. Por meio de oficinas de arte, é possível desenvolver habilidades manuais que permitem expandir a criatividade e a coordenação motora e ampliar a atenção e a concentração.

Essas oficinas também são fundamentais para a socialização e para o descobrimento de aptidões que podem se transformar em uma futura profissão.

Artes marciais

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Judô, karatê, muay thai, kung-fu e jiu-jitsu são algumas das artes marciais adaptadas para pessoas com deficiência.

Praticar alguma dessas atividades te ajuda a se proteger e também faz com que você se conheça melhor fisicamente, trabalhando o equilíbrio — físico, mental e espiritual —, e fazendo com que você se sinta mais confiante.

As artes marciais também ajudam no fortalecimento muscular e concedem mais disposição para quem as pratica. E, já que são exercícios completos, ajudam a manter a saúde em dia e o corpo sempre em forma.

Viu só? Você pode exercer várias atividades físicas independente da sua deficiência. Mas, antes, é importante lembrar: consulte um médico.

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