5 Dicas para voltar a academia e ganhar condicionamento rapidamente

Você faz promessas, fecha um plano e, depois de algum tempo, deixa a academia de lado por causa do estresse e pela rotina corrida do dia-a-dia.

Como a prática de atividade física é fundamental para manter sua saúde (e peso) em dia, sabemos que hora e outra você vai ter que voltar para a academia. E, para que você não sinta tanto com a falta de ritmo, dores musculares e ganhe condicionamento rapidamente, confira estas dicas!

Descubra o motivo da sua desistência

Antes de voltar ao treino em si, você precisa descobrir qual foi o motivo que fez você interromper o treinamento. Se for algo pontual, como uma viagem, provas ou um projeto importante, tudo bem. Mas se foi por não curtir a atividade, marasmo ou coisa semelhante, é melhor buscar algum outro exercício para que você não pare novamente.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Por exemplo, você pode substituir a musculação tradicional por um treinamento funcional; trocar uma aula de bicicleta por artes marciais; ou mesmo uma esteira por alguma outra aula de spinning. O importante é encontrar o que gosta, assim fica mais fácil manter a atividade.

Volte um passo atrás

Se você ficou mais de 2 semanas longe da sua atividade física saiba que não pode continuar o treino com o mesmo ritmo de antes. Reduza os esforços para não comprometer a musculatura e articulações (que estão fora de ritmo).

Mais repetições, menos carga

Na volta, priorize a coordenação motora e não a carga de peso. Pegue seu treino e faça as séries com mais repetições e menos carga. Assim, você seu corpo se acostuma mais rápido e o condicionamento volta sem lesões.

Aposte nas atividades aeróbicas

Se você sente cansaço rápido ao subir alguns degraus, precisa melhorar a sua condição cardiorrespiratória. Inclua as atividades aeróbicas na sua rotina, como corrida, caminhada, bicicleta ou até uma aula de muay thai.

Cuidado com a alimentação

A dieta influencia diretamente não só no seu ganho (ou perca) de peso, mas na energia que vai ter para gastar durante a academia. Por isso, opte por alimentos mais leves antes do treino e reduza um pouco ele em relação à época em que estava ativo (antes do retorno).

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »