Porque os homens gostam tanto de filmes de penitenciária? As minisséries “Prison Break”, “Oz” e os filmes “Um Sonho de Liberdade” e “Carandiru” não foram sucesso absoluto junto ao público masculino?
► O MHM RESPONDE: Cara, sou suspeito para falar. Sou muito fã de filmes que se passam em prisão. Não sei se consigo falar por todos os homens, mas gosto do gênero por ele mostrar o que acontece a um ser humano quando ele é privado de seu bem mais valioso: a liberdade.
Um dos maiores orgulhos do homem moderno é nossa capacidade de “fazermos o que quisermos”. Se você quiser largar tudo agora e ir viajar, você pode. Se quiser faltar no trabalho para ir até a praia ou simplesmente ficar em casa, você também pode. Agora, imagina se isso fosse tomado de você? Se você não fosse mais dono de sua rotina e da escolha do que quer fazer no seu dia-a-dia?
Lembra de “Con Air” onde Nicolas Cage é privado de ver a filha crescendo porque foi preso por defender a mulher? Ou em “Hurricane – O Furacão”, onde um lutador de boxe é preso no auge de sua carreira e fica encarcerado por 20 anos por um crime que não cometeu. O problema não é só a prisão em si, mas o que você perde por estar nela.
Em outros casos, um filme de prisão relata o inferno que um homem precisa passar para ter uma segunda chance na sociedade. É o caso de “A Outra História Americana”, onde o personagem de Edward Norton precisa ser preso para mudar sua opinião sobre os negros e o movimento neo-nazista do qual fazia parte. Já no “Em Nome do Pai”, o personagem de Daniel Day Lewis só aprende a valorizar a figura do pai quando é preso junto com ele.
Outro grande destaque do gênero é como muitas obras mostram o jeito como uma cadeia se torna uma pequena sociedade com suas regras e leis próprias É o caso de “Um Sonho de Liberdade” e “Carandiru”, onde vemos como uma população carcerária se regula, como os presos procuram passar seu tempo livre e até como eles burlam a lei em ambiente onde ela deveria prevalecer.
Enfim, cada filme de cadeia tem uma abordagem diferente, mas vou indicar 7 filmes de penitenciárias que acho que valem a pensa serem assistidos. Se liga:
- Um sonho de liberdade (1994)
- À Espera de Um Milagre (1999)
- Fuga de Alcatraz (1979)
- A Outra História Americana (1998)
- Hurricane: O Furacão (1999)
- O Expresso da Meia Noite (1978)
- Em Nome do Pai (1993)
► Tem alguma pergunta para fazer? Deixe seu comentário neste post que o MHM responde! Ou se quiser, mande um e-mail para a gente emcontato@manualdohomemmoderno.com.br
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso