Quando falamos de vinhos, certos anos anos são conhecidos por fazer uma safra melhor da bebida do que outros. Tudo graças a uma série de combinações de solo, clima, produção, etc. Quando falamos de cinema, parece que o mesmo princípio se aplica.
Talvez seja um reflexo de novas gerações chegando ao controle dos roteiros e direção ou apenas uma coisa que acontece.
O que importa é que, em certos anos específicos, os fãs de cinema puderam aproveitar alguns grandes lançamentos que vieram um atrás do outro e fizeram história.
Separamos 7 anos que marcaram o cinema com seus filmes incríveis. Se liga:
1939
Pouco antes dos Estados Unidos entrarem na Segunda Guerra Mundial, Hollywood vivia a sua Era de Ouro. Neste ano, dois clássicos do cinema foram lançados: “O mágico de Oz” e “.. E o vento levou”.
Também chegavam às telonas duas grandes obras do Faroeste: “Jesse James” e ” No Tempo das Diligências”. Destaque também para “A princesinha”, estrelado por Shirley Temple, uma das mais famosas atrizes-mirim da história.
Alguns filmes que foram lançados em 1939:
- O Mágico de Oz
- …E o Vento Levou
- A Princesinha
- No Tempo das Diligências
- A Mulher Faz o Homem
- O Corcunda de Notre Dame
- O Morro dos Ventos Uivantes
1975
Neste ano, Spielberg mudou a história do cinema com “Tubarão”, considerado por muitos o primeiro grande blockbuster da indústria.
No mesmo ano, estreava “Um Estranho no Ninho”, estrelado por Jack Nicholson, que ganhou os cinco principais Oscars: Filme, diretor, ator, atriz e roteiro.
Outros dois atores que também se destacaram foram Peter Sellers voltando ao papel de Inspetor Clouseau em “O retorno da Pantera Cor-de-rosa” e Al Pacino com “Um dia de cão”,
Alguns filmes que foram lançados em 1975:
- Tubarão
- Um Estranho no Ninho
- O retorno da Pantera Cor-de-rosa
- The Rocky Horror Picture Show
- Monty Python em Busca do Cálice Sagrado
- Saló ou 120 Dias de Sodoma
- Barry Lyndon
- Um Dia de Cão
- Três Dias do Condor
- Tommy
1977
Depois de começar a se estabelecer aos poucos, a geração de diretores da Nova Holywood botou para quebrar e mostrou a que veio em 1977.
Teve Spielberg com “Contatos imediatos do terceiro grau”, Woody Allen com “Noivo Neurótico, Noiva Nervosa”, David Lynch com ” Eraserhead” e George Lucas com “Star Wars.
Alguns filmes que foram lançados em 1977:
- Guerra nas Estrelas
- Contatos Imediatos do Terceiro Grau
- Noivo Neurótico, Noiva Nervosa
- Agarra-me se Puderes
- Os Embalos de Sábado à Noite
- Eraserhead
1984
Não só foi um dos anos mais marcantes para Hollywood como também foi importantíssimo para a Sessão da Tarde.
Muitos dos filmes que a gente cansou de ver quando era pequeno saíram em 1984, como “Os caça-fantasmas”, “Um tira da pesada”, “Karatê kid”, entre muitos outros.
Alguns filmes que foram lançados em 1984:
- Indiana Jones e o Templo da Perdição
- Os caça-fantasmas
- Um tira da pesada
- Karatê kid
- Gremlins
- Splash – Uma sereia em minha vida
- Tudo por uma esmeralda
- A vingança dos nerds
- Gatinhas e gatões
- Footlose
- A hora do pesadelo
- Loucademia de polícia
1989
Se em 84, os grandes filmes estavam mais voltados para um público infanto-juvenil, o fim dos anos 80 começaram a trazer filmes mais sérios como “Nascido em 4 de Julho”, “Faça a coisa certa” e “Conduzindo Miss Daisy. Também teve o primeiro Oscar de Daniel Day-Lewis em “Meu Pé Esquerdo”.
Também vale destacar o sucessos do começo de carreira de três grandes diretores. Teve Steven Soderbergh com “Sexo, Mentiras e Videotape”; Cameron Crowe com “Diga o que quiserem” e Spike Lee com “Faça a coisa certa”.
Nos grandes blockbusters, teve o campeão de bilheteria “Batman”, “De volta para o futuro 2” e o terceiro filme de Indiana Jones.
Alguns filmes que foram lançados em 1989:
- Batman
- Indiana Jones e a última cruzada
- Máquina Mortífera 2
- Harry & Sally: Feitos um para o Outro
- De volta para o futuro 2
- A pequena sereia
- Segredo do abismo
- Conduzido Miss Disy
- Meu pé esquerdo
- A sociedade dos poetas mortos
- Faça a coisa certa
- Campo dos sonhos
- Sexo, mentiras e videotape
- A guerra dos Rose
1994
Este ano ficou marcado pelo lançamento de três filmes que sempre figuram as listas dos melhores de Hollywood. São eles “Forrest Gump – O contador de histórias”, “Pulp Fiction – Tempo de violência” e “Um sonho de liberdade”.
O cinema de ação também ganhou boas contribuições. Tivemos o incrível e tocante “O Profissional” e o divertidíssimo “True Lues”, da dobradinha de sucesso Arnold Schwarzenegger e James Cameron. Já “Velocidade Máxima” serviu para lançar Sandra Bullock e Keanu Reeves para o mundo.
Mas se tem um cara que marcou o ano de 1994 nos cinemas, essa cara foi Jim Carrey. Ele lançou três baita comédias: “Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros”, “O Máscara” e “Ace Ventura – Um Detetive Diferente”. Não é a toa que depois de um combo desses, ele fioue marcado como um dos atores mais engraçados de Hollywood.
Alguns filmes que foram lançados em 1994:
- Forrest Gump – O contador de histórias
- Pulp Fiction – Tempo de violência
- Um sonho de liberdade
- Debi & Lóide: Dois Idiotas em Apuros
- O MásCara
- Ace Ventura – Um Detetive Diferente
- True Lies
- O Profissional
- Assassinos por Natureza
- Velocidade Máxima
- O balconista
1999
Particularmente, o meu favorito da lista por lembrar de ter ido ao cinema ver muitos desses filmes. Parece que a virada do século inspirou os cineastas.
Para começar, foi o ano de “Matrix”, que mudou os filmes de ação e popularizou o “bullet time”, aquela câmera que gira com tudo em câmera lenta. Além disso, foi o ano que “O Clube da Luta” chegou aos cinemas e virou um clássico instantâneo.
No terror, além de “Sexto Sentido” e seu final surpreendente, tivemos “A bruxa de Blair”, que trazia pra o público o gênero de filme gravado com câmera na mão. Para terminar, rolou”De olhos bem fechados”, último filme do mestre Stanley Kubrick.
Alguns filmes que foram lançados em 1999:
- Clube da luta
- Matrix
- Sexto Sentido
- Beleza Americana
- A bruxa de Blair
- Como enlouquecer seu chefe
- À espera de um milagre
- O talentoso Ripley
- Toy Story 2
- American Pie
- Céu de Outubro
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso