Tipos de gravata e a melhor para o seu físico

Saiba as ocasiões para usar cada gravata e veja se determinado modelo realmente fica legal com o seu físico

A escolha de uma gravata não pode simplesmente acontecer de maneira aleatória. Existem modelos que são melhores para ocasiões específicas e também não é toda gravata que combina com determinados biotipos, então você tem que ficar ligado.

Basicamente são quatro os tipos de gravata mais utilizados, cada uma com sua característica e situações mais adequadas: standard, slim, borboleta e ponta reta. Conheça os modelos e saiba qual a melhor para você.

Standard

Standard tie

A gravata standard é a mais tradicional, geralmente feita de seda e é o modelo mais largo entre todas. Ela serve para todos os tipos físicos e para todas as ocasiões mais formais, como o dia a dia do ambiente corporativo, convidado de casamento, figuras políticas… Situações que exigem visual mais clássico.

Slim

Slim

O modelo slim, ou skinny, é a gravata fina. Não é recomendada para homens mais gordinhos ou caras fortes, pois a largura das camisas e outras peças deixará a gravata com a impressão de ser ainda mais fina, praticamente um risco no meio do corpo.

A slim é boa para ocasiões mais descontraídas e não precisa ser usada apenas com camisa lisa e terno, ainda que exija classe na montagem. Pode acompanhar uma camisa xadrez com calça jeans, por exemplo.

Borboleta

Borboleta

A gravata borboleta geralmente acompanha o traje de gala em ocasiões como casamentos, formaturas e premiações. No dia a dia é mais raro de usar e acaba tornando-se um risco, ainda que alguns homens usem em visuais bem descolados, com camisas xadrez, calças de sarja e outras peças.

Porém, o melhor a se fazer é manter a gravata borboleta para situações formais específicas. Se o convite do evento não pede sua utilização e você não foi avisado por ninguém, aposte na standard mais tradicional ou na slim.

Ponta reta

Square Tie

Calma, ninguém pegou a tesoura e cortou a ponta da gravata. A ponta reta é um estilo que voltou a fazer parte do universo masculino depois de um tempo sumido do mercado. Normalmente são feitas de tricô e têm formato mais fino.

Fica legal com camisa xadrez, camisas lisas e em visuais sem terno ou que não peçam um terno tradicional (aí a melhor escolha é a standard). Para os caras mais magros, o formato fino é melhor. Para os mais gordinhos, procure alguma que seja mais larga e não ofereça o mesmo risco que a slim.

Compartilhe
Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso