Aston Martin DB5: conheça o carro mais icônico do 007

O veículo não foi o primeiro a ser utilizado por James Bond, mas acabou se tornando o mais marcante da franquia do espião inglês

Ao longo dos filmes do 007, uma porrada de carros de luxo foi dirigida pelo agente britânico James Bond. Rolls-Royce, Ferrari, Audi, BMW, Porsche… Mas nenhuma dessas marcas e modelos foi tão marcante quanto o Aston Martin DB5, o veículo mais icônico já pilotado pelo espião.

Lançado em 1963 pela montadora inglesa, tinha motor de seis cilindros em linha e chegava a até 230 km/h. Sua primeira participação nos filmes do 007 foi em Goldfinger, de 1964, o terceiro da série. Inicialmente, o modelo que Ian Fleming havia separado (no livro) para Bond era um Aston Martin DB Mark III, mas por ser lançamento da marca na época o DB5 ganhou a “concorrência”.

O ator Sean Connery pode se gabar de ter sido o primeiro a usar o DB5 na franquia. Com Connery o modelo seria utilizado mais uma vez, fazendo parte do enredo de Thunderball, lançado em 1965.

Aston Martin DB5

Para o 007 Goldfinger, estreia do modelo na telona, foram utilizados dois carros. Um era o protótipo original do DB5, o outro fez parte apenas de cenas com o dublê. Em 2006 um leilão no Arizona, Estados Unidos, vendeu um dos modelos. Esse Aston Martin comprado no leilão continha alguns aparatos e armas (de mentira, claro) que, no filme, eram projetados pelo Departamento Q, a área de bugigangas do MI6.

O DB5 voltaria à série com Pierce Brosnan em Goldeneye, de 1995, o primeiro filme do ator na franquia. O veículo faz parte de uma cena memorável em que Bond persegue a Ferrari F355 de Xenia Onatopp.

Brosnan ainda pilotaria o Aston Martin novamente em O Amanhã Nunca Morre, de 1997. O carro faria mais uma aparição com ele dois anos depois, em O Mundo Não é o Bastante, mas suas cenas foram cortadas da edição final.

Pierce Brosnan DB5

A partir de Casino Royale, de 2006, o DB5 mudou de mãos e passou a pertencer ao atual 007, Daniel Craig. O carro está presente no primeiro filme com o ator e no último lançado, Skyfall, de 2012. É com ele que Bond e M viajam para a Escócia a fim de atrair Silva, personagem de Javier Bardem.

Durante a viagem, Judi Dench, que interpreta M, diz que o carro “não é muito confortável”. Uma verdadeira falta de respeito com o veículo mais importante da série.

Compartilhe
Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso