Pesquisa aponta que baixinhos têm mais tendência a ficarem carecas

Pesquisa aponta que baixinhos têm mais tendência a ficar carecas

Segundo um novo estudo, a calvície está associada à menor estatura. Em outras palavras: os baixinhos têm mais tendência a ficarem carecas.

Então, se você está nesse “grupo de risco”, é melhor começar a se prevenir.

O estudo foi publicado recentemente pela revista científica Nature Communications e apontou que homens baixos e com genes de origem europeia são mais propensos à calvície. Segundo a autora principal da pesquisa, Stefanie Heilmann-Heimbach da Universidade de Bonn, na Alemanha, os genes associados à estatura baixa estão envolvidos no desenvolvimento da calvície, e os dados coletados mostram que 80% dos homens europeus são afetados pela queda de cabelos em algum nível.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Um outro estudo divulgado no começo de 2017 revelou que a calvície, na verdade, pode estar muito mais relacionada aos genes paternos do que a gente imagina. A pesquisa, realizada na Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, revelou que existe cerca de 287 grupos de genes vinculados à calvície. Desconsiderando, é claro, as causas externas, como o estresse.

Mas antes de você se desesperar, saiba que a situação pode, sim, ser reversível! A Barbearia Dom Cabral separou algumas dicas para homens que sofrem com queda de cabelo ou são mais vulneráveis à calvície.

Segundo Caio Cabral, sócio da Barbearia Dom Cabral, além de aparar a barba e cortar o cabelo, é preciso tratar da fibra capilar e deixá-la mais resistente à queda, afinal, nem todos querem chegar aos quarenta anos sem um fio sequer na cabeça: “O homem aprendeu muito como tratar do cabelo, mas ainda há quem peque na hora de colocar as regras em prática. O segredo está na hora do banho, ou seja, é preciso estar atento à quantidade de lavagens e ao shampoo correto’’, alerta Caio. “Os cabelos mais oleosos precisam ser lavados diariamente com água na temperatura certa. O vapor muito quente acaba incentivando a produção das glândulas sebáceas, ou seja, o couro cabeludo fica mais oleoso, aumentando a chance de caspa, que pode acabar em calvície’’, conclui o diretor de uma das maiores redes de barbearia do DF.

Para Caio, os chapéus e os bonés também são grandes vilões no que diz respeito ao surgimento da calvície. “Geralmente, os rapazes gostam muito de usar bonés, mas o uso frequente do acessório deixa a raiz capilar mais oleosa, provocando a dermatite seborreica, outro fator que impulsiona a queda do cabelo’’, alerta o empresário.

Então, você já sabe: é melhor prevenir do que remediar.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »