Pesquisa aponta que baixinhos têm mais tendência a ficarem carecas

Segundo o estudo, a calvície está associada à menor estatura! Veja como se prevenir.

Segundo um novo estudo, a calvície está associada à menor estatura. Em outras palavras: os baixinhos têm mais tendência a ficarem carecas.

Então, se você está nesse “grupo de risco”, é melhor começar a se prevenir.

O estudo foi publicado recentemente pela revista científica Nature Communications e apontou que homens baixos e com genes de origem europeia são mais propensos à calvície. Segundo a autora principal da pesquisa, Stefanie Heilmann-Heimbach da Universidade de Bonn, na Alemanha, os genes associados à estatura baixa estão envolvidos no desenvolvimento da calvície, e os dados coletados mostram que 80% dos homens europeus são afetados pela queda de cabelos em algum nível.

Um outro estudo divulgado no começo de 2017 revelou que a calvície, na verdade, pode estar muito mais relacionada aos genes paternos do que a gente imagina. A pesquisa, realizada na Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, revelou que existe cerca de 287 grupos de genes vinculados à calvície. Desconsiderando, é claro, as causas externas, como o estresse.

Mas antes de você se desesperar, saiba que a situação pode, sim, ser reversível! A Barbearia Dom Cabral separou algumas dicas para homens que sofrem com queda de cabelo ou são mais vulneráveis à calvície.

Segundo Caio Cabral, sócio da Barbearia Dom Cabral, além de aparar a barba e cortar o cabelo, é preciso tratar da fibra capilar e deixá-la mais resistente à queda, afinal, nem todos querem chegar aos quarenta anos sem um fio sequer na cabeça: “O homem aprendeu muito como tratar do cabelo, mas ainda há quem peque na hora de colocar as regras em prática. O segredo está na hora do banho, ou seja, é preciso estar atento à quantidade de lavagens e ao shampoo correto’’, alerta Caio. “Os cabelos mais oleosos precisam ser lavados diariamente com água na temperatura certa. O vapor muito quente acaba incentivando a produção das glândulas sebáceas, ou seja, o couro cabeludo fica mais oleoso, aumentando a chance de caspa, que pode acabar em calvície’’, conclui o diretor de uma das maiores redes de barbearia do DF.

Para Caio, os chapéus e os bonés também são grandes vilões no que diz respeito ao surgimento da calvície. “Geralmente, os rapazes gostam muito de usar bonés, mas o uso frequente do acessório deixa a raiz capilar mais oleosa, provocando a dermatite seborreica, outro fator que impulsiona a queda do cabelo’’, alerta o empresário.

Então, você já sabe: é melhor prevenir do que remediar.

Compartilhe
Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso