10 verdades e mentiras sobre a queda de cabelo

confused-man-704503

A queda de cabelo é um dos maiores medos dos caras que são ligados na própria beleza. Na real, até os brucutus ficam meio bolados quando aquela entradinha tá mais parecendo a rodovia dos Bandeirantes do que a Avenida Angélica.

Segundo dados da Associação Brasileira de Cirurgia de Restauração Capilar, a queda de cabelo aflige 40% dos homens antes dos 35 anos. Com o começo da calvície vem as dúvidas: Meus cabelos estão caindo porque eu usei boné demais? Será que é só estresse? Depois de cair esse poodle da minha cabeça, será que algum fio de cabelo voltar a nascer de novo?

Para ajudar você que está cheio de perguntas e nenhuma resposta, separei alguns dos maiores mitos e verdades sobre a queda de cabelo. Saca só:

Usar boné faz cair os cabelos?

Não. O uso do boné não faz os cabelos caírem mas ele pode ajudar a agravar problemas que estão ligados diretamente à calvície como dermatite seborreica, eczema ou caspa. Culpa do abafamento que o couro cabeludo sofre e que faz com que ele produza mais oleosidade, proliferando os fungos.

Se você usa o boné muito apertado, pode acontecer também de os fios da frente da cabeça ficarem mais escassos e finos por causa da tração que as raízes sofrem. O ideal é usar boné com o cabelo seco e a cada uma hora tirar ele para dar uma arejada de cinco minutos no couro cabeludo.

Dormir de cabelos molhados faz mal?

homem careca

Sim. Dormir com os cabelos molhados ajuda na retenção de água no couro cabeludo causando a proliferação de fungos, bactérias e da caspa. Seus cabelos acabam ficando mais oleosos, quebradiços e sua raiz fica mais fraca.

Usar gel faz os fios cairem?

Não. O gel funciona na superfície do cabelo e não afeta diretamente os folículos. Porém, evite dormir com o produto aplicado por dois motivos: os fios endurecidos podem se tornar mais quebradiços e o acumulo da substância pode ajudar a criação de caspa e seborreia.

Calvície é genética?

careca

Sim, a culpa é do seu DNA. Cerca de 70% dos caras ficam carecas por fatores hereditários. Tanto do lado do seu pai, como da sua mãe. Então, pare de ficar reclamando só com o velho por suas entradas.

A queda de cabelo começa aos 18 anos, com o crescimento dos fios diminuindo de ritmo e a raiz atrofiando. Os cabelos ficam mais finos e começam a regredir na estradas, testa e no topo da cabeça.

Cortar muito o cabelo pode me deixar careca?

Não. A queda de cabelos está relacionada com a raiz. Apenas cortar ou aparar o fio não muda em nada.

Estresse provoca queda?

Calvície

Sim, o seu chefe pode realmente estar te deixando careca. Stress em excesso, cansaço, ansiedade e depressão causam alterações hormonais que podem levar ao problema.  Será que você pode cobrar da sua firma um implante capilar por lidar com um gestor babaca?

Lavar a cabeça com água quente faz cair os cabelos?

Não. Porém, se você sofre de caspa ou de dermatite seborreica devem evitar a água quente. Ela estimula a produção de oleosidade, pode piorar a doença e influenciar na queda dos fios.

Mudanças na alimentação aumentam a perda de cabelo?

não fique careca

Sim. Você deve manter uma alimentação balanceada, rica em vitaminas, antioxidantes, proteínas, ferro, zinco e vitamina A e C. Aposte em cereais integrais, castanha do pará, peixes, ovos e leite. Vai ajudar a manter os fios fortes.

Remédio para tratamento de calvície faz broxar?

Não. Apesar de determinadas remédios apresentarem esse sintoma na bula, o fato costuma ser muito raro. Os remédios contra calvície podem diminuir a mobilidade dos espermatozoides e reduzir a quantidade de esperma ejaculado.

Os cabelos voltam a nascer depois de começar a cair?

As vezes. O cabelo pode voltar a crescer se a queda tiver relacionada a stress ou doenças. Nos outros casos, quanto mais cedo você buscar um tratamento, melhor.

Comentários

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Bom Humor e Boa Bebida Liberados!
A Bartender Store é referência no seguimento de Coquetelaria e Bares por oferecer diversos produtos e serviços voltados para um público diverso e cada vez mais exigente
Inspiração para homens que querem ter uma casa ou home-office com identidade e que reflita a sua personalidade
esporte de um jeito diferente
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »