O que torna uma pessoa atraente? (de acordo com a ciência)

Novo estudo garante que a atração não está ligado só a beleza física e sim a um conjunto de fatores naturais do ser

De bate e pronto diga: O que torna uma pessoa atraente?

Se você pensou em beleza física, errou. Um novo estudo realizado na Queen’s University, no Canadá, apontou que a atração que sentimos uns pelos outros depende de um conjunto de fatores do que um ponto em sí, isolado.

A pesquisa foi além. Descobriu que tão importante do que a aparência, a nossa postura e a forma como nos movimentamos diz muito sobre a atratividade e sedução. Principalmente a naturalidade com que você faz as coisas.

“A maioria dos trabalhos anteriores sobre atratividade focada no efeito de características isoladas. O presente estudo demonstra como é importante que essas características se encaixam bem”, resume o especialista em Psicologia e Biologia Dr. Nikolaus Troje, líder do estudo.

shutterstock


Para chegar à conclusão, os participantes da pesquisa foram apresentados a 15 pontos em movimento em duas experiências diferentes para identificar a aparência das pessoas e os seus movimentos para atratividade também.

Os pesquisadores então combinaram o estilo de movimento de uma pessoa com as formas do corpo de outra pessoa e recolheram as classificações de atratividade destes “caminhantes híbridos”.

Ao misturar uma forma do corpo classificado como muito atraente, com movimentos que tinham sido classificados como muito atraente, não significou que a imagem híbrida foi classificado como muito atraente. Pelo contrário, os entrevistados podiam pegar a inconsistência entre a forma e os movimentos, e os híbridos foram classificados negativamente no grau de atração.

A lógica, diz Troje, é que se uma pessoa fisicamente atraente tenta imitar um andar estranho ao seu (como de um modelo na passarela), ela é vista como menos atraente, porque nossos cérebros são muito alerta no sentido de artificialidade.

shutterstock


Da mesma forma, outros jogos na aparência pode causar o efeito oposto de atração, porque a aparência geral é mais importante do que traços individuais. Por exemplo, se você tingir seu cabelo de loiro, tentando ficar mais bonito, mas suas sobrancelhas não corresponderem a cor, ele “pode não funcionar porque sinaliza para alguém que há algo estranho sobre você”, revela Dr. Troje.

“O nosso sistema visual é um detector de mentiras sensível que percebe até mesmo o menor inconsistências e responde negativamente a eles”, acrescentou.

Por isso, fica a dica. Para se tornar uma pessoa atraente, não basta seguir um conjunto de regras que deram certo para outras pessoas, é preciso entender como seu corpo funciona e tentar fazer adaptações ao seu estilo, procurando ser você mesmo e o mais natural possível.

Fonte: Science Daily

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso