Dicas para usar suspensórios masculinos sem erro

como usar suspensórios masculinos

A moda masculina, assim como a feminina, vive de idas e vindas. Não é incomum ver tendências consagrados do passado, ganhando vida nos dias de hoje. Uma delas, para alegria dos marmanjos que curtem um visual mais retrô, são os suspensórios.

+ Veja dicas para não errar na hora de usar uma camisa social

Integrante indispensável da vestimenta masculina até os anos 60, o acessório tem fama de ser prático e de oferecer mais conforto

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Para os mais desavisados, existem dois tipos do acessório: os de presilha de metal e os com botão. Mas fique com os de presilha, eles podem ser usados com qualquer tipo de calça, enquanto o outro depende de modelos que venham com botões próprios para prendê-lo e, essas peças são raridades no Brasil.

Veja algumas outras dicas de como usar suspensórios masculinos sem erro:

Atenção ao formato do supensório

suspensórios masculinos

Na hora de ir comprar um suspensório você encontrará dois formatos: um que formará um “Y” nas suas costas e outro que formará um “X”. Para marinheiros de primeira viagem, o “X” é mais indicado por suportar ser colocado com mais espaçamento.

Abra mão do cinto

Sim, o suspensório faz o papel de cinto. Ou seja, ele irá sobrar nessa equação. Sem mencionar que ao usar o cinto, você estragará uma das melhores vantagens do suspensório, a calça confortável e alinhada. Isso tudo porque o cinto traz um visual mais apertado ao corpo, uma aglomeração de tecido ao redor dos quadris. Menos é mais nesse caso.

Olhe a regulagem

As calças devem ficar altas. Já os suspensórios, recomenda-se ficar em cima do peito, em duas linhas retas. E não precisa ficar preocupado caso a parte da frente fique um pouco mais espaçada que a parte de trás, isso é normal.

Só cuidado na hora de finalizar os ajustes, já que a peça não pode ficar muito justa. Você precisa se sentir confortável e sem empecilhos para sentar, levantar, caminhar…

Para vesti-los basta colocar as calças e em seguida apertar os suspensórios na frente. Lembre-se: fuja da tentação de apertá-los na parte de trás.

Opte por uma cor neutra

susp cor

Nesse caso é indicado deixar a “ousadia e alegria” para depois. No início, opte pelo preto ou marrom, assim você consegue uma boa gama de combinações e ainda dá tempo para sua cabeça e corpo se acostumarem com o novo acessório.

Escolha a ocasião

Assim como as gravatas, existem suspensórios grossos e finos. Para visuais mais formais como trajes black-tie, vá com os mais largos. Já para os mais casuais, como jeans e camiseta, os mais finos.

Olhe a sua silhueta

suspensorio gordo

Teimo a acreditar que seja uma forma de bullying, mas pessoas com a barriga um pouco mais saliente tendem a sofrer com o acessório. A explicação?

A peça acaba fazendo uma divisão do membro superior e cabe a barriga ficar exatamente no meio, como todo o destaque ela pode merecer. Contudo, veja lá. Isso não é um impeditivo, apenas um alerta.

Desapegue

Nem só de glamour vive o suspensório. Embora eles sejam feitos na sua maioria das vezes de bons matérias, uma hora a corda arrebenta. E aí não adianta mandar para o PS da sua alfaiataria. Esse é o sinal que chegou a hora dele. Eles perdem elasticidade e podem literalmente fazerem suas calças caírem.

Encontre seu estilo

susp todos

  • Tradicional (terno): Aqui o suspensório é grosso e deve ficar por cima da camisa e debaixo do blazer. Caso use colete, o suspensório deve ficar embaixo dele.
  • Suspensório + Camisa: Também do tipo grosso, deve combinar com a gravata (caso vá usar uma).
  • Suspensório + Camiseta e Jeans: Não vacile, vá com o fino. A dica por aqui é colocar a camiseta por dentro da calça, o que valoriza o acessório.
  • Suspensório + Regatas: Não é muito indicada, mas se for usar, escolha os finas.
  • Suspensórios caídos: Bom para um evento informal, traz um ar urbano e despreocupado. A única restrição é com o uso de calças sociais.

Onde Comprar Suspensórios masculinos

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »