Dá para usar bota no verão?

Créditos: Reprodução


Botas são calçados extremamente versáteis e urbanos. Elas representam originalidade, transmitem um estilo rústico que tantos homens gostam e proporcionam um visual prático e atemporal.

Se você ainda não é adepto do calçado e nunca parou para pensar na utilidade das botas, repare nos personagens dos seus filmes favoritos: Rambo, Wolverine, Max Rockatansky, John McClane. Todos eles vestem botas e a razão, bem além da estética, é simples: proteção e liberdade de enfiar os pés em qualquer lugar.

A masculinidade desse tipo de calçado é inegável. Peça fundamental do uniforme de qualquer soltado, por exemplo, a bota representa força.

Quer um exemplo de como vestir um par de botas pode mudar toda a sua imagem? Os James Bond do Pierce Brosnan e do Roger Moore vestiam sapatos sociais. O James Bond do Daniel Craig também mas, em muitas cenas, ele está de botas.

Créditos: Reprodução
Quando os produtores da franquia quiseram mudar a imagem do Bond e transformá-lo em um personagem mais agressivo e menos polido, precisaram mudar o visual do Bond e as botas fizeram parte desse processo.

Bom, agora que já te convencemos que botas podem ser uma escolha interessante para uma imagem forte, vamos te dar algumas dicas para vestir essa peça também no verão!

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Fuja do couro

Créditos: Reprodução

Se até no deserto as botas estão nos pés das pessoas, você não precisa ter medo de vestir a peça no verão.

Mas escolha o material correto: deixe as botas de couro para o inverno e opte por um tecido mais leve.

Botas desenvolvidas para trilhas e esportes na montanha são exceções: esses modelos estão preparados para temperaturas altas e são confortáveis em várias épocas do ano.

Bota com meia

Créditos: Reprodução

No calor, a melhor opção é sempre utilizar meias. Elas vão suavizar o suor e evitar que sua pele fique entrando em contato com o material do calçado e, com isso, também evitar o mau cheiro.

Para um visual mais rústico, coloque uma meia um pouco mais comprida e deixe que ela apareça acima da bota – mas só um pouco, certo?

Essa dica vai deixar a aparência mais agradável, já que a transição visual entre a bota e a sua perna será mais sutil.

Perna fina e perna grossa

Créditos: Reprodução

Se a sua perna for mais fina, escolha botas de silhueta mais leve e não tão abertas. Aquele estilo de bota com a parte superior larga pode diminuir ainda mais a sua canela. Porém, se a sua panturrilha for grossa, qualquer tipo de bota te favorece.

Perna curta e perna longa

Créditos: Reprodução

Botas com cano mais baixo são ideais quem tem a perna curta e não quer parecer ainda menor. Caso sua perna seja comprida, escolha os modelos em cano alto para criar camadas visuais e equilibrar as proporções do corpo.

Bota com bermuda

Créditos: Reprodução

Você pode vestir botas com praticamente todos os modelos de bermuda. Porém, elas não combinam muito com tactel e tecidos voltados para praia, é claro. Na hora de escolher o comprimento, sempre opte por bermudas acima do joelho – mesmo se quiser utilizar o modelo cargo.

Bota na areia

Créditos: Reprodução

Para ir pra praia, a melhor opção sempre será o chinelo ou a sandália mas, para passear na calçada ou curtir um fim de tarde, as botas em camurça são perfeitas. Leves, com um ar meio hippie e alternativo, elas proporcionam um visual diferenciado e perfeito para esse tipo de ambiente.

Nesse caso, a meia soquete é a sua companheira ideal.

Bota para trabalhar

Créditos: Reprodução

Se o seu escritório for mais tranquilo e você conseguir trabalhar de bermuda, ótimo. Porém, caso o ambiente seja um pouco mais formal e exija, no mínimo, uma calça jeans, botas também combinam perfeitamente com o visual.

Muitos homens, inclusive, combinam as botas com blazer e gravata! Mas, se você não trabalhar em um lugar com ar condicionado, é melhor ficar só no jeans e camiseta mesmo.

Botas podem ser utilizadas em qualquer época do ano e podem ser combinadas com praticamente todos os tipos de roupa. Elas são ideais para se prevenir das chuvas de verão e, ao mesmo tempo, transmitir seu estilo e personalidade.

Não tenha medo e invista em um par!

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »