Cinco dicas simples para cuidar do seu cabelo no verão

Shutterstock


Neste período do ano, com tanta praia, piscina e sol, o seu cabelo pede um cuidado especial e intensificado para continuar saudável.

O cabelo masculino, que naturalmente já é bem diferente do cabelo das mulheres por ser menos poroso e mais frágil, fica ainda mais sensível quando exposto ao sol.

Segundo o dermatologista Dr. Adilson da Costa, o excesso de sol pode separar as células que formam a cutícula dos fios – o que causa desidratação, quebra e ainda aumenta a queda de cabelo.

shutterstock_80565718
Mas o sol não é a sua única preocupação no verão! Para saber como proteger os seus cabelos e reduzir a queda, separamos algumas dicas simples e rápidas:

Depois de cair na piscina ou no mar, tome uma ducha para remover o sal, o cloro e o cobre do cabelo. O pior inimigo dos fios, na verdade, é justamente o cobre despejado nas piscinas pela própria tubulação. Quando for tomar banho, lave o cabelo com bastante shampoo e condicionador específico. Não importa se você já o lavou no dia anterior, a hidratação precisa ser reforçada.

Protetor capilar pode parecer uma frescura desnecessária mas, se você quer evitar a queda, proteger a raiz e fugir dos bonés e chapéus, a melhor opção é investir em um protetor solar. O dermatologista Anderson Zei, da Sociedade Brasileira de Laser, recomenda passar o produto nos fios ao sair de casa pela manhã. A maioria dos protetores é voltada para o público feminino então, na hora de escolher, fique atento ao cheiro e opte por aqueles mais sutis: o Solare, da Bioderm, custa cerca de R$20 e dura bastante tempo.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

piscina

Se você pintou o cabelo ou ele possui algum tipo de química, como alisamento ou relaxamento, ele precisa de hidratação dobrada. Na hora de lavar os cabelos na ducha depois da piscina – ou jogar uma garrafinha de água mineral sobre a cabeça para ter o mesmo resultado – espirre algum spray de hidratação. Eles são leves, baratos e fundamentais.

Esta dica deveria ser seguida em todas as épocas do ano mas, no verão, ela é fundamental: modere no gel para modelar. Esse tipo de produto sobrecarrega quimicamente o cabelo, abafa o couro cabeludo e exige uma limpeza muito intensa e agressiva. Os fios já ficam sensíveis na estação, então, dê um tempo para eles. Em vez do gel, use uma mousse hidratante para ajeitar o cabelo.

Não durma com os cabelos molhados. Pegar uma piscina à noite, voltar da praia tarde e desmontar na cama sem se preocupar em secar o cabelo pode ser um problema e estimular o aparecimento de fungos no couro cabeludo.

shutterstock_303715826
Com essas pequenas dicas, você logo perceberá o resultado! Fios saudáveis caem menos e chamam mais atenção. Por isso, aumentam a auto-estima e melhoram a aparência.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »