Corte de cabelo militar – Cuidados e em quais cabelos funciona

Corte de cabelo militar

Já viu algum soldado do exército usar cabelo comprido? Pois é, não à toa o corte militar carrega essa patente. Com o tempo ele ganhou uma variação, que é o undercut. Mas o milico ainda é um corte muito mais prático e simples de manter.

Listamos alguns tópicos para você saber melhor como é o corte militar masculino, em quais cabelos funciona e como cuidar dos fios quando opta por esse estilo na cabeça.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Militar x Undercut

Militar x Undercut

A origem dos dois cortes foi no período das duas grandes guerras. O militar veio primeiro, tinha as laterais passada na máquina e menor do que o topo da cabeça. Era a maneira mais prática e fácil de manter o cabelo nas linhas de batalha.

O undercut ficou conhecido nas décadas de 30 e 40 usados pelos soldados da Alemanha nazista. A diferença entre o cabeço da lateral e do topo era maior. Em 2011, ele ganhou uma franja maior e começou a aparecer nas passarelas dos desfiles de Nova York. A princípio começou a ser chamado de “Hitler youth” (juventude Hitler).

A moda pegou e, para o bem da humanidade, o nome original foi esquecido.

Para quais cabelos?

Tipos de cabelo

O corte militar não escolhe tipo de cabelo. Ele funciona bem com os lisos, os mais ondulados e também com os cabelos crespos. Com esses dois últimos, é necessário um cuidado pra não deixar a parte de cima muito alta, porque aí já foge do estilo militar.

Vantagens do corte

Cabelo de soldado

A principal vantagem dele é que ele é extremamente prático e requer baixa manutenção. Afinal o principal público alvo eram os militares, e eles necessitam de um modelo de cabelo:

  • prático;
  • que permita a ação sem limitações físicas;
  • que não atrapalhe a visão;
  • que não interaja (e enrosque) com equipamentos como capacetes

Ou seja, ele não cai sobre os olhos, a limpeza é muito fácil, cuidar dele também não apresenta grandes dificuldades… Para quem quer praticidade e não quer grandes inventividades, é uma ótima escolha.

Como cuidar

Corte milico

– Corte o cabelo pelo menos uma vez por mês para manter o estilo militar;
– Não é porque você você optou por um estilo mais prático que seu cabelo não vai precisar de cuidados específicos. Por isso, use shampoo e condicionador de acordo com o seu tipo de cabelo;
– Caspas e descamação da pele ficam mais evidentes em cabelos curtos. Por isso, se você tiver tendência, precisa de uma atenção maior;
– Se você quer um visual mais espetado, pode complementar com o uso de gel ou cera.
– No cabeleireiro, lembre-se para pedir para fazer o ‘pé quadrado’. Ele marca melhor o cabeço na nuca, dando um ar mais interessante e moderno para seu corte.

 

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »