Gravata Borboleta: 7 Dicas de como usar no dia a dia

Créditos: Reprodução

A gravata borboleta é sinônimo de sofisticação e estamos acostumados a ver astros e personalidades do entretenimento vestindo esse acessório em eventos de gala e grandes festas.

Historicamente, a gravata surgiu entre os mercenários croatas durante as guerras prussianas no século 17: eles utilizavam uma espécie de lenço enrolado no pescoço com um laço na abertura das camisas.

Os franceses adaptaram esse tipo de laço e, com a popularização da moda na Europa entre os séculos 18 e 19, a gravata borboleta começou a ganhar espaço pelo mundo.

Comumente, vemos homens a utilizando em eventos formais, mas você pode adaptar essa peça ao seu dia a dia e estilo.

Aprenda como usar gravata borboleta:

como dar um nó de gravata borboleta

Onde comprar uma gravata borboleta online?

Existem uma série de lojas na internet brasileira onde você pode comprar o acessório para você. Separamos um lista com alguns dos sites que você pode comprar a peça abaixo:

Como usar gravata borboleta com camisa social?

Créditos: Reprodução

Você pode utilizar gravatas com o mesmo tecido e estampa, como o exemplo da esquerda, caso queira seguir um padrão, ou também pode vestir modelos em tons neutros com camisas jeans de lavagem clara.

Nerd moderno

Créditos: Reprodução

O estereótipo daquele nerd clássico pode ser adaptado em um visual mais elegante e atraente. Você pode, inclusive, vestir a gravata borboleta com suspensório e colete e ainda manter uma aparência extremamente interessante.

Para alcançar esse objetivo, é importante seguir algumas dicas:

  1. Esse tipo de combinação combina com o seu estilo, ou você vai parecer fantasiado se unir essas peças? Caso você já vista peças mais clássicas e goste de um ar mais rockabilly em suas composições, então, pode apostar na gravata borboleta.
  2. Vista camisas mais largas e lisas. Não arrisque com estampas ou cores chamativas. A gravata borboleta também precisa ser em tons mais neutros, como marrom, azul marinho ou preto. Escolha tecidos nobres e mais pesados na hora de escolher qual gravata vá levar e combine os tons dela com as cores do suspensório.

Despojado

Créditos: Reprodução

Calças de algodão em lavagens mais claras também podem ser uma boa ideia se você combinar o tom delas com a cor da gravata.

Sobreposição no frio

Créditos: Reprodução

Como a gravata borboleta nasceu de uma adaptação de lenço para proteger a região do pescoço, utilizá-las com outras peças em dias frios é uma excelente dica de estilo.

Na verdade, eu particularmente acredito que essa combinação seja a ideal para ser adaptada por todos os estilos.

A camisa para sustentar a gravata deve ser mantida mas, você pode colocar outra camisa jeans por cima e sobrepor tudo com um casaco pesado.

Como usar gravata borboleta para trabalhar

Créditos: Reprodução

Quer utilizar a gravata borboleta nas suas opções de roupas para trabalhar? Bom, a solução é simples: combine a peça com blazers ou jaquetas com tons semelhantes ou, inclusive, opte por um conjunto neutro em tons de preto e uma gravata colorida para quebrar o ar sério.

Porém, na hora de escolher uma gravata com estampas é importante ter uma visão crítica: opte por padrões geométricos e fuja de desenhos infantis ou muito grandes, como bolas ou flores em um tamanho maior.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »