Gravata Borboleta: 7 Dicas de como usar no dia a dia

Veja algumas formas criativas e originais de utilizar a gravata borboleta sem necessariamente combiná-la com terno ou smoking!

A gravata borboleta é sinônimo de sofisticação e estamos acostumados a ver astros e personalidades do entretenimento vestindo esse acessório em eventos de gala e grandes festas.

Historicamente, a gravata surgiu entre os mercenários croatas durante as guerras prussianas no século 17: eles utilizavam uma espécie de lenço enrolado no pescoço com um laço na abertura das camisas.

Os franceses adaptaram esse tipo de laço e, com a popularização da moda na Europa entre os séculos 18 e 19, a gravata borboleta começou a ganhar espaço pelo mundo.

Comumente, vemos homens a utilizando em eventos formais, mas você pode adaptar essa peça ao seu dia a dia e estilo.

Aprenda como usar gravata borboleta:

como dar um nó de gravata borboleta

Onde comprar uma gravata borboleta online?

Existem uma série de lojas na internet brasileira onde você pode comprar o acessório para você. Separamos um lista com alguns dos sites que você pode comprar a peça abaixo:

Como usar gravata borboleta com camisa social?

Créditos: Reprodução

Você pode utilizar gravatas com o mesmo tecido e estampa, como o exemplo da esquerda, caso queira seguir um padrão, ou também pode vestir modelos em tons neutros com camisas jeans de lavagem clara.

Nerd moderno

Créditos: Reprodução

O estereótipo daquele nerd clássico pode ser adaptado em um visual mais elegante e atraente. Você pode, inclusive, vestir a gravata borboleta com suspensório e colete e ainda manter uma aparência extremamente interessante.

Para alcançar esse objetivo, é importante seguir algumas dicas:

  1. Esse tipo de combinação combina com o seu estilo, ou você vai parecer fantasiado se unir essas peças? Caso você já vista peças mais clássicas e goste de um ar mais rockabilly em suas composições, então, pode apostar na gravata borboleta.
  2. Vista camisas mais largas e lisas. Não arrisque com estampas ou cores chamativas. A gravata borboleta também precisa ser em tons mais neutros, como marrom, azul marinho ou preto. Escolha tecidos nobres e mais pesados na hora de escolher qual gravata vá levar e combine os tons dela com as cores do suspensório.

Despojado

Créditos: Reprodução

Calças de algodão em lavagens mais claras também podem ser uma boa ideia se você combinar o tom delas com a cor da gravata.

Sobreposição no frio

Créditos: Reprodução

Como a gravata borboleta nasceu de uma adaptação de lenço para proteger a região do pescoço, utilizá-las com outras peças em dias frios é uma excelente dica de estilo.

Na verdade, eu particularmente acredito que essa combinação seja a ideal para ser adaptada por todos os estilos.

A camisa para sustentar a gravata deve ser mantida mas, você pode colocar outra camisa jeans por cima e sobrepor tudo com um casaco pesado.

Como usar gravata borboleta para trabalhar

Créditos: Reprodução

Quer utilizar a gravata borboleta nas suas opções de roupas para trabalhar? Bom, a solução é simples: combine a peça com blazers ou jaquetas com tons semelhantes ou, inclusive, opte por um conjunto neutro em tons de preto e uma gravata colorida para quebrar o ar sério.

Porém, na hora de escolher uma gravata com estampas é importante ter uma visão crítica: opte por padrões geométricos e fuja de desenhos infantis ou muito grandes, como bolas ou flores em um tamanho maior.

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso