Como fazer a barba bem feita

Crédito: Shutterstock

Há muito tempo a barba deixou de ser uma opção para preguiçosos e largados e passou a incorporar um estilo de vida, com adeptos entre celebridades e personalidades. Com inúmeros benefícios que vão além do estético, ter e manter os pelos do rosto podem proporcionar um ar mais adulto e sóbrio, além é claro, de cair na preferência de muitas mulheres.

+ Produtos para usar na hora de fazer a barba
+ Motivos para você não fazer a barba
Problemas que só os barbudos entendem
Conheça a barba ideal para cada estilo de rosto

Mas, engana-se quem pensa que cultivar uma barba é algo simples e que não exige cuidados. A não ser que o estilo escolhido seja o homem das cavernas, você vai precisar dedicar um tempo semanal para aparar os pelos, manter o corte e cuidar da saúde da sua pele.

Para te ajudar nesta tarefa hercúlea, com a ajuda da Clinique for Men, marca de produtos de beleza masculina, colamos na barbearia da Retro Hair para um passo-a-passo com tudo que você precisa saber para um barbear perfeito.

Descubra qual é a barba ideal para seu tipo de rosto

Como fazer a barba

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Não é qualquer estilo de barba que vai combinar com o formato do seu rosto. Rostos quadrados pedem desenhos mais arredondados, rostos redondos exigem desenhos mais quadrados e o oval é bem mais flexível. Assim como um bom acessório, os pelos na cara podem te ajudar a amenizar alguns defeitos do rosto. Para saber mais sobre cada estilo, confira no link nossas indicações completas.

Mantenha a higiene da sua barba

Como fazer a barba 2
Quando você opta por pelos no rosto, está suscetível a conviver com resto de comidas, germes, sujeira, poeira, ácaros e até caspa. Para evitar isso, terá que cuidar da sua higiene diariamente. Lave o rosto depois das refeições (e sexo), ao acordar e antes de dormir.

Existem produtos no mercado que agem de maneira esfoliante, reduzindo o aparecimento de pelos encravados e o efeito de descamação da pele (ou a famosa caspa). Caso não tenha grana para tanto, shampoos e sabonetes neutros (ou para seu tipo de pele) podem cuidar da higienização da área. Importante lembrar de secar depois de usar, para não criar um ambiente úmido propício a germes e fungos. Estes você pode usá-los diariamente.

Durante o barbear

Como fazer a barba passo a passo 4
– Reserve 30 minutos para aparar os pelos. Um barbear rápido é suscetível a cortes, falhas e o resultado final não tende a ficar legal. Dê um tempo a si para se cuidar.

– Para facilitar o barbear, a dica é passar uma toalha quente e úmida na região, favorecendo a abertura dos poros. Isto facilitará o deslize da lâmina e a extração dos pelos.

– Ao invés de passar a maquininha com um nível de regulagem em toda a barba, faça uma graduação da menor regulagem até a maior, da região da orelha para o queixo. Isso deixará mais bonito o seu barbear.

Como fazer a barba passo a passo 5

– Cremes de barbear com espuma dificultam a visão do corte. Alguns produtos no mercado funcionam da mesma forma e são óleos transparentes, ideal para acertar o corte sem irritação.

– Menos é mais. Apesar das empresas investirem muito em aparelhos com inúmeras lâminas, para a saúde da sua pele quanto menos, melhor. Pense que cada uma delas vai passar em seu rosto e irritá-lo, por isso evite o excesso e não passe várias vezes na mesma região (duas é o bastante).

Acalme a sua pele depois do barbear

Como fazer a barba passo a passo 6

Depois de todo o ritual, não esqueça de uma boa loção pós-barba ou creme hidratante. Eles são finalizadores importantes para acalmar sua pele, hidratar e amenizar a vermelhidão. Sua pele agradece.

Apare os pelos e mantenha o desenho

Como fazer a barba passo a passo 3

Você pode optar por fazer o desenho da barba em casa, caso tenha coordenação, ou ir a alguma barbearia e consultar um especialista. Este pode formar o corte e, com ele no rosto, você só precisa mantê-lo (por até 2 meses até ter que voltar ao lugar). Fazer a barba em casa por 2 vezes na semana são suficientes, só mantendo o corte e tirando os excessos.

Se for escolher uma maquininha de aparar, reserve-a só para a barba. Com ela você consegue regular a altura do corte e consegue levá-la para qualquer lugar. Use-a sempre a favor dos pelos, pois caso contrário, poderá formar buracos no seu barbear. A tesourinha é mais recomendada para quem tem um bom volume de barba, mas exige muito mais cuidado e atenção para não criar falhas.

Cuidado com a vida útil das suas ferramentas

Como fazer a barba 9

Apesar de existirem dicas para aumentar a vida útil do seu aparelho de barbear, é preciso ficar atento quanto ao tempo de uso. Nas lâminas, o recomendado são 4 vezes, depois disso ela vai perder o fio de corte e você não terá o mesmo resultado (com mais passadas, seu rosto ficará mais irritado, ocasionando cortes ou lesões).

No caso da maquininha, atentar-se para o corte da lâmina e reservar uma vez por mês para tirar os pelos que ficam no depósito e fazer uma higienização total.

Inspire-se

Como fazer a barba 10
Cavanhaque, bigode, costeleta, barba cheia ou desenhada são algumas das diversas variações para quem quer ter pelo na cara. Se você ainda está na dúvida ou está querendo variar, aí vão algumas inspirações.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »