Erros que você comete ao lavar suas roupas

Especialistas dão a letra para você nunca mais estragar uma roupa na lavagem

Especialistas dão a letra para você nunca mais estragar suas roupas

Na pressa do dia-a-dia, uma pessoa acaba lavando a roupa do jeito que dá, não do jeito que deveria. Você acaba colocando roupa demais na máquina e de qualquer maneira só para conseguir se livrar de mais uma entediante tarefa doméstica.

Mas as vezes, um pequeno engano na hora de lavar uma peça pode destruí-la. Por falta de alguns minutos de cuidados a mais, você acaba tendo que desembolsar uma grana para comprar uma calça ou camisa nova.

Para você nunca mais perder nenhum peça do seu armário, os manos da Lavasecco listaram os 7 erros que você comete ao lavar suas roupas. Confira:

Cuidado com o excesso de sabão

homem-lavando-roupa-1000x500

As pessoas têm a percepção de que quanto mais espuma, maior o poder de limpeza, pelo contrário, pois o excesso de sabão dificulta a ação mecânica – atrito entre as peças – e atrapalha a limpeza. “Além disso, requer mais enxague e pode ocorrer de restar sabão nas peças, causando endurecimento da roupa após a secagem”, alerta Maria Alzira Linares, proprietária da Lavasecco.

Uso de alvejante

Deixar as roupas de molho em alvejante enfraquece a fibra do tecido e, dependendo do material que ele é feito, pode até amarelar

Evite água quente

É recomendável lavar as roupas sempre em água fria, evitando assim o risco de desbotamento, principalmente das peças escuras. Água quente também pode causar o encolhimento de peças mais sensíveis, vale conferir a instrução de lavagem na etiqueta da roupa.

Separe corretamente

Man-washing-clothes4

Antes de lavar as roupas é preciso separá-las por cores. Peças brancas nunca devem ser lavadas com as coloridas para não correr o risco de serem manchadas. Roupas pretas possuem maior incidência de desbotamento, por isso também devem ser lavadas separadamente. “Mesmo no lote de roupas escuras, devem-se separar as peças que soltam pelos e fiapos. Outra dica é não misturar roupas de uso pessoal com peças de uso doméstico, como toalha de mesa ou pano de cozinha”, indica Maria Alzira.

Sol x Secadora

É preciso muito cuidado ao expor as roupas ao sol, pois elas podem ficar endurecidas e até descolorir, especialmente as pretas, cujo desbotamento é acelerado pelos raios solares. De acordo com as especialistas, roupas brancas e claras podem ser secas ao sol, porém não por muito tempo para não ficarem ressecadas.

A maioria das peças feitas de fibras sintéticas é mais resistente e não corre risco de encolhimento, além de peças de cama e banho. Mas lã, seda, algodão e outras fibras naturais têm grande risco de encolhimento, por isso não é recomendo utilizar a secadora.

Edredons, tênis e apliques metálicos

???????????????????????????????????????????????????????????????????????

Nem todas as máquinas de lavar suportam edredons, pois o peso deles aumenta muito quando molhados. Nesses casos, vale levá-lo à lavanderia. Após limpo, deve ser guardado em sacos de TNT ou embalagens a vácuo. “Plásticos comuns abafam a peça e evitam que ela respire, causando certa umidade e tornando o ambiente propício a proliferação de bactérias, fungos e bolor”, comentam as profissionais da Lavasecco.

Quanto aos tênis, eles podem bater muito dentro da máquina de lavar e serem danificados, por isso o ideal é lavá-los manualmente. “Hoje há máquinas com programas que suportam a lavagem de tênis, neste caso é preciso lavá-los com panos de limpeza para amortecer o impacto”, diz Maria Alzira.

Roupas com apliques metálicos pontiagudos devem ser lavadas manualmente. Peças com detalhes pequenos e arredondados podem ser lavadas no sistema wet cleaning (limpeza a úmido feita com máquina especializada dentro de lavanderia).

Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso