Erros que você comete ao lavar suas roupas

como-lavar-as-roupas

Na pressa do dia-a-dia, uma pessoa acaba lavando a roupa do jeito que dá, não do jeito que deveria. Você acaba colocando roupa demais na máquina e de qualquer maneira só para conseguir se livrar de mais uma entediante tarefa doméstica.

Mas as vezes, um pequeno engano na hora de lavar uma peça pode destruí-la. Por falta de alguns minutos de cuidados a mais, você acaba tendo que desembolsar uma grana para comprar uma calça ou camisa nova.

Para você nunca mais perder nenhum peça do seu armário, os manos da Lavasecco listaram os 7 erros que você comete ao lavar suas roupas. Confira:

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Cuidado com o excesso de sabão

homem-lavando-roupa-1000x500

As pessoas têm a percepção de que quanto mais espuma, maior o poder de limpeza, pelo contrário, pois o excesso de sabão dificulta a ação mecânica – atrito entre as peças – e atrapalha a limpeza. “Além disso, requer mais enxague e pode ocorrer de restar sabão nas peças, causando endurecimento da roupa após a secagem”, alerta Maria Alzira Linares, proprietária da Lavasecco.

Uso de alvejante

Deixar as roupas de molho em alvejante enfraquece a fibra do tecido e, dependendo do material que ele é feito, pode até amarelar

Evite água quente

É recomendável lavar as roupas sempre em água fria, evitando assim o risco de desbotamento, principalmente das peças escuras. Água quente também pode causar o encolhimento de peças mais sensíveis, vale conferir a instrução de lavagem na etiqueta da roupa.

Separe corretamente

Man-washing-clothes4

Antes de lavar as roupas é preciso separá-las por cores. Peças brancas nunca devem ser lavadas com as coloridas para não correr o risco de serem manchadas. Roupas pretas possuem maior incidência de desbotamento, por isso também devem ser lavadas separadamente. “Mesmo no lote de roupas escuras, devem-se separar as peças que soltam pelos e fiapos. Outra dica é não misturar roupas de uso pessoal com peças de uso doméstico, como toalha de mesa ou pano de cozinha”, indica Maria Alzira.

Sol x Secadora

É preciso muito cuidado ao expor as roupas ao sol, pois elas podem ficar endurecidas e até descolorir, especialmente as pretas, cujo desbotamento é acelerado pelos raios solares. De acordo com as especialistas, roupas brancas e claras podem ser secas ao sol, porém não por muito tempo para não ficarem ressecadas.

A maioria das peças feitas de fibras sintéticas é mais resistente e não corre risco de encolhimento, além de peças de cama e banho. Mas lã, seda, algodão e outras fibras naturais têm grande risco de encolhimento, por isso não é recomendo utilizar a secadora.

Edredons, tênis e apliques metálicos

???????????????????????????????????????????????????????????????????????

Nem todas as máquinas de lavar suportam edredons, pois o peso deles aumenta muito quando molhados. Nesses casos, vale levá-lo à lavanderia. Após limpo, deve ser guardado em sacos de TNT ou embalagens a vácuo. “Plásticos comuns abafam a peça e evitam que ela respire, causando certa umidade e tornando o ambiente propício a proliferação de bactérias, fungos e bolor”, comentam as profissionais da Lavasecco.

Quanto aos tênis, eles podem bater muito dentro da máquina de lavar e serem danificados, por isso o ideal é lavá-los manualmente. “Hoje há máquinas com programas que suportam a lavagem de tênis, neste caso é preciso lavá-los com panos de limpeza para amortecer o impacto”, diz Maria Alzira.

Roupas com apliques metálicos pontiagudos devem ser lavadas manualmente. Peças com detalhes pequenos e arredondados podem ser lavadas no sistema wet cleaning (limpeza a úmido feita com máquina especializada dentro de lavanderia).

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »