As Regras não escritas do Futebol de Rua

Relembre alguns dos mandamentos que gerem a prática do futebol de rua até hoje.

Se você já perdeu o tampo do dedão no asfalto, tem que ler esse texto

Futebol de rua é mais do que um esporte, é um formador de caráter. Não é um jogo de habilidade, a prática requer imaginação e disposição física. Quantas ruas de paralelepípedos não viravam Maracanã lotado naquele jogo contra o time da rua de baixo?

E não importa em que canto do Brasil você jogasse, algumas regras eram universais: desde o gol feito de chinelos até o obrigação da turma toda parar quando um carro estiver passando.

Para te lembrar desse momento mágico da infância que não volta mais, o MHM listou alguma das regras não escritas do futebol de rua. Confira:

A bola

1

Em dias “normais” a bola pode ser qualquer coisa que pode ser chutada com os pés: um bolo de meias, uma dente-de-leite furada, uma latinha. Mas em dia de “contra”, por tradição, o vizinho rico deve trazer a melhor bola para honrar a partida.

Há de se lembrar do poder divino estabelecido ao “dono da bola” que pode encerrar o jogo caso esteja revoltado com o placar ou caso a mãe dele chegue para chama-lo para ir jantar mais cedo.

O gol

I015846

O clássico é uma par de chinelos para marcar cada uma das traves, mas você pode improvisar com pedras, cones, coco… Não importa. E sim, sempre vai ter a dúvida se o gol vale ou não quando a bola passa por cima da trave improvisada.

O campo

1310758419_medium

Simples: A largura vai de um meio-fio ao outro. Agora, o comprimento vai da disposição do time da sua rua, mas normalmente era quase um quarteirão inteiro. Para demarcar o campo, tinta cal branca. E não deixe os baixinhos pintarem a rua para não fazerem merda.

Duração da partida

futebol_Diego_Cupolo

Nos “contras” c0m a rua de cima ou de baixo era 5 vira, 10 acaba. Nos jogos do dia-a-dia 2 gols ou 10 minutos. Ou até a mãe de alguém aparecer com a chinela na mão para voltar para casa.

Intervalos

5149568264_328114e2ba_z

Quando um carro passa na rua todos jogadores devem se manter parados em suas posições podendo apenas se mexer para evitar atropelamentos. Além dessa ocasião, o jogo só para quando passa alguma mulher bonita ou quando a bola cai na casa de algum vizinho.

Juiz

futebol_de_rua_1

 

O juiz é o bom senso, mas normalmente, não há bom senso nenhum nas partidas. É só você pedir uma falta que o time adversário fica puto: “Vai ficar pedindo falta? Então, beleza?”. Ai, a partir desse momento, qualquer esbarrão é um pedido de pênalti.

Em caso de briga, vale praticamente tudo, menos contar para a mãe. Afinal, ninguém gosta de um X-9.

► E você? Perdeu o tampão do dedão jogando futebol na rua? Lembra de alguma regra que nós esquecemos? Deixe seu comentário.

Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso