De bate e pronto, você conseguiria citar 3 grandes times que não têm a Copa do Brasil?
Não parece, mas o segundo maior torneio nacional é um campeonato relativamente recente. Sua primeira edição foi em 1989, com o Grêmio inaugurando a galeria de campeões.
Inicialmente a Copa do Brasil tinha 32 clubes em disputa, passou para 40 em 1996; este número foi crescendo até chegar em 69 no ano de 2000. Em 2001, estabilizou-se em 64, número que se manteve até 2012, disputada pelos 26 estados brasileiros e pelo Distrito Federal. A partir de 2013, passou a ser disputada por 86 equipes, seis delas já classificadas para as oitavas de final, a partir de 2017 será disputada por 91 equipes.
De lá para cá, mais de 30 campeonatos foram realizados, e 15 clubes campeões, entre grandes e pequenos times do futebol brasileiro. O torneio que antes era secundário hoje é a competição mata-mata mais importante do país, devido a sua premiação de R$ 50 milhões para o campeão, maior até que o Campeonato Brasileiro.
O cruzeiro é o maior campeão da competição, com 6 títulos. Logo atrás vêm: Grêmio, com 5, Palmeiras, com 4, Corinthians, com 3 e Flamengo, também com 3 títulos.
Outros 10 clubes venceram uma edição da competição, sendo portanto 15, o número de clubes campeões. O estado com maior número de títulos é São Paulo, com 9 conquistas.
Considerando times da atual primeira divisão e que tem uma certa tradição no futebol, confira a lista de clubes que não conquistaram o torneio nacional.
Times que não têm Copa do Brasil
Dessa lista de grande, um clube se destaca pela fama de não ter conquistado a Copa do Brasil. É o São Paulo, principalmente por suas diversas conquistas ao longo da história, tanto nacional quanto internacional, somado ao fato de ter perdido a final de 2000 para o Cruzeiro, nos últimos minutos de jogo.
- São Paulo
- Santos
- Internacional
- Botafogo
- Atlético Paranaense
- Bahia
- Sport
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso