A postura certa para correr

Separamos algumas dicas de como você pode ajustar o seu corpo para correr melhor

Separamos algumas dicas de como você pode ajustar o seu corpo para correr melhor

nike-running-wallpaper-9753

Não existe atividade física mais simples do que a corrida: Tudo que você precisa é um par de tênis e sair para a rua, certo? Errado. Apesar de um bom calçado ser parte da equação, tudo está no jeito como você corre.

Estar na postura certa para correr não só ajuda você a evitar dores e contusões, como também pode aumentar seu rendimento e fazer com que você se canse menos.

Para te ajudar a melhorar seu desempenho na corrida, separamos algumas dicas de como manter a postura certa na hora de correr. Confira:

postura certa para correr

1 – Costas: Treine com a coluna ereta, em perfeito alinhamento com o pescoço e com o quadril encaixado. Isso reduz o impacto com o solo, facilita a execução dos movimentos da corrida e ajuda a não sobrecarregar articulações inferiores. Se o objetivo for ganhar velocidade você pode inclinar levemente o tronco para frente.

2 – Braços: O cotovelo deve formar um ângulo de 90º entre braço e antebraço. Durante a corrida, mantenha os braços voltados para frente e paralelos ao corpo.

O ideal é que seu braço faça um movimento que leve o punho a passar pelo osso do quadril. Esta movimentação ajudará seu equilíbrio e na coordenação das passadas de forma cadenciada. Pés e braços devem se mexer de forma alternada: pé direito acompanha braço esquerdo e vice-versa.

3 – Cabeça: Mantenha o pescoço relaxado e a cabeça olhando para o horizonte. Olha para baixo pode forçar a coluna cervical e aumentar os ricos de lesão.

4 – Abdômen: Enquanto estiver correndo, mantenha seu abdômen levemente contraído. Isso ajudará a endireitar a região lombar e a esticar as costas, tornando os seus movimentos mais eficientes.

5 – Joelhos: Cada vez que você lançar as pernas para trás, dobre seus joelhos. Fazendo assim você compensará a sobrecarga que a articulação sofre no contato com o chão. Lembre-se que os joelhos não podem estar voltador para dentro ou fora. Ele devem estar direcionados para frente, na direção do meio dos pés.

6 – Pés: A cada passada, a primeira parte do seu pé que deve tocar o chão é o calcanhar. Depois, você pode transferir o peso para a planta do pé e, só ai então, para os dedos, dando impulso para o passo seguinte. Foque em passos mais curtos. Passos muito grandes geram maior sobrecarga sobre o joelho e o quadril.

Lembrando que você deve procurar um médico antes de começar a praticar uma nova atividade física. Ainda mais se você estiver muito tempo parado e/ou acima do peso.
Edson Castro
Edson Castro

Jornalista, ilustrador, apaixonado pela vida e por viver aventuras. Coleciona HQs, tênis e boas histórias para contar.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso