A postura certa para correr

nike-running-wallpaper-9753

Não existe atividade física mais simples do que a corrida: Tudo que você precisa é um par de tênis e sair para a rua, certo? Errado. Apesar de um bom calçado ser parte da equação, tudo está no jeito como você corre.

Estar na postura certa para correr não só ajuda você a evitar dores e contusões, como também pode aumentar seu rendimento e fazer com que você se canse menos.

Para te ajudar a melhorar seu desempenho na corrida, separamos algumas dicas de como manter a postura certa na hora de correr. Confira:

postura certa para correr

1 – Costas: Treine com a coluna ereta, em perfeito alinhamento com o pescoço e com o quadril encaixado. Isso reduz o impacto com o solo, facilita a execução dos movimentos da corrida e ajuda a não sobrecarregar articulações inferiores. Se o objetivo for ganhar velocidade você pode inclinar levemente o tronco para frente.

2 – Braços: O cotovelo deve formar um ângulo de 90º entre braço e antebraço. Durante a corrida, mantenha os braços voltados para frente e paralelos ao corpo.

O ideal é que seu braço faça um movimento que leve o punho a passar pelo osso do quadril. Esta movimentação ajudará seu equilíbrio e na coordenação das passadas de forma cadenciada. Pés e braços devem se mexer de forma alternada: pé direito acompanha braço esquerdo e vice-versa.

3 – Cabeça: Mantenha o pescoço relaxado e a cabeça olhando para o horizonte. Olha para baixo pode forçar a coluna cervical e aumentar os ricos de lesão.

4 – Abdômen: Enquanto estiver correndo, mantenha seu abdômen levemente contraído. Isso ajudará a endireitar a região lombar e a esticar as costas, tornando os seus movimentos mais eficientes.

5 – Joelhos: Cada vez que você lançar as pernas para trás, dobre seus joelhos. Fazendo assim você compensará a sobrecarga que a articulação sofre no contato com o chão. Lembre-se que os joelhos não podem estar voltador para dentro ou fora. Ele devem estar direcionados para frente, na direção do meio dos pés.

6 – Pés: A cada passada, a primeira parte do seu pé que deve tocar o chão é o calcanhar. Depois, você pode transferir o peso para a planta do pé e, só ai então, para os dedos, dando impulso para o passo seguinte. Foque em passos mais curtos. Passos muito grandes geram maior sobrecarga sobre o joelho e o quadril.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Lembrando que você deve procurar um médico antes de começar a praticar uma nova atividade física. Ainda mais se você estiver muito tempo parado e/ou acima do peso.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »