Chuteiras podem até ser parecidas umas com as outras a primeira vista, mas saber escolher o melhor tipo de calçado pode se tornar fundamental para evitar uma lesão ou até mesmo melhorar o seu desempenho no futebol.
Pensando nisso, o MHM preparou um artigo com algumas dicas que você tem que ter em vista na hora de se calçar para a pelada com os amigos no domingão. Saca só:
Priorize o conforto e não o preço da chuteira
Para começar, temos que pensar no custo benefício. Existem opções no mercado de todos os valores, de R$50 a R$1.000, mas nem sempre economizar é a melhor forma de de sair bem. Sempre procure dicas com quem já usou o calçado, a fim de descobrir se o solado é bom, se pode ocasionar torções, travar na hora da rotação do corpo ou se desgasta muito rápido (no caso de chuteira de futsal).
Uma chuteira de uma qualidade muito ruim pode machucar o seu pé de diversas formas. A sola pode desgastar e machucar a planta do seu pé, uma trava mal colocada por causar uma torção no tornozelo e uma chuteira larga, ou apertada demais, pode prejudicar seu chute, encravar uma unha ou até mesmo luxar um dedo do pé.
Normalmente, uma chuteira dura muito tempo, logo investir uma grana a mais por um produto de maior qualidade pode ser a melhor opção. Boa parte dos peladeiros só olham para a beleza da chuteira. Lógico que uma boa apresentação faz diferença, impressiona o adversário e eleva a auto-estima, mas a beleza é um quesito não muito importante.
A diferença entre as chuteiras de salão, campo e society
É muito difícil confundir uma chuteira de salão com a de outras modalidades, já que mesma possui a sola lisa e sem travas. A confusão mesmo vem quando falamos de chuteiras de society e de futebol de campo.
A chuteira de futebol de campo possui um número menor de travas, mais elas são maiores, possibilitando realizar freadas rápidas e boa estabilidade. Você pode optar entre dois tipos: a de 6 travas ou a de 10 travas.
– A chuteira de 6 travas produz mais fixação no solo, sendo mais indicada para jogadores que necessitam de uma chuteira que irá ajuda-los na estabilidade como goleiros e zagueiros.
– As chuteiras com 10 travas proporcionam muito mais mobilidade e arranque, sendo mais destinadas aos jogadores que precisam de mais velocidade, como laterais e jogadores de meio-campo.
Já as de society possuem várias travas pequenas, que oferecem menos adesão ao solo, mas mais velocidade, elasticidade nas jogadas de curta distância e no chutes fortes. Você também pode usar esse modelo para jogar em campos com grama baixa ou até mesmo sem grama alguma, no chamado “campão de terra”.
Alguns modelos que valem a pena
Para ajudar os boleiros de plantão, os caras da Humanitarian pediram para o MHM selecionar algumas chuteiras que achamos legais, com um preço bacana e visual da hora. Dá uma olhada:
Chuteiras de Futsal
Puma 05 Esito Final, Umbro GT II BR League, Adidas 11 Pro
Chuteiras de Futebol de Campo
Adidas Absolado, Nike Egoli, Mizuno Wave Ignitus 2
Chuteiras de Society
Nike Tiempo Rio, Adidas F10, Mizuno Sonic Club 2
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso