Futebol nas olimpíadas Rio 2016

A modalidade estreia no mesmo dia do início das Olimpíadas, em 3 de agosto de 2016, com jogo do torneio feminino de futebol

Os Jogos Olímpicos começam no dia 3 de agosto de 2016 e, se você ainda não garantiu ingressos ou está um pouco confuso sobre as datas dos jogos de futebol e onde eles vão acontecer, a Fifa divulgou, em novembro do ano passado, o calendário com os jogos e a sede de cada um.

Além da cidade do Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e São Paulo também vão sediar jogos. A modalidade estreia no mesmo dia do início das olimpíadas, em 3 de agosto de 2016, com jogo do torneio feminino no Engenhão.

Principais datas

Créditos: Reprodução

A partida de abertura do futebol feminino vai acontecer no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, no dia 3 de agosto às 13h; o estádio que receberá o primeiro jogo de futebol masculino vai ser o Estádio Mané Garrincha, em Brasília, no dia 4 de agosto, também às 13h.

Já o estádio do Maracanã, no Rio, vai receber as finais de ambos os torneios, nos dias 19 (torneio feminino) e 20 de agosto (torneio masculino).

Veja o calendário completo:

Torneio masculino

Partida de abertura (terça, 4 de agosto): Brasília

Quartas de final (sábado, 13 de agosto): Brasília, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo

Semifinais (quarta, 17 de agosto): São Paulo, Rio de Janeiro (Maracanã)

Disputa do bronze (sábado, 20 de agosto): Belo Horizonte

Final (sábado, 20 de agosto): Rio de Janeiro (Maracanã)

Torneio feminino

Partida de abertura (quarta, 3 de agosto): Rio de Janeiro (Engenhão)

Quartas de final (sexta, 12 de agosto): Brasília, Salvador, São Paulo, Belo Horizonte

Semifinais (terça, 16 de agosto): Belo Horizonte, Rio de Janeiro (Maracanã)

Disputa do bronze (sexta, 19 de agosto): São Paulo

Final (sexta, 19 de agosto): Rio de Janeiro (Maracanã)

Como funcionarão os grupos?

Créditos: Reprodução

No torneio masculino, competirão 16 países divididos em quatro grupos: A, B, C e D.

O Brasil é a cabeça de chave do Grupo A, e a sua estreia vai acontecer no dia 4 de agosto, em Brasília. Depois, o time brasileiro volta à jogar no dia 7 de agosto, também em Brasília, às 22 horas. O último jogo com a seleção do Brasil na fase de grupos vai acontecer no dia 10 de agosto, em Salvador, também às 22h.

No torneio feminino, 12 equipes competirão em três grupos: E, F e G.

O Brasil é a cabeça de chave do Grupo E e joga pela primeira vez no dia 3 de agosto, no Rio de Janeiro, às 13h. O próximo jogo será no dia 6 de agosto, às 22 horas também no Rio de Janeiro. O último jogo da fase de grupos da seleção brasileira vai acontecer em Manaus, no dia 9 de agosto, às 22h.

São Paulo, Belo Horizonte e Salvador também vão receber dois jogos das quartas de final: um jogo do torneio masculino e outro do feminino.

As semifinais masculinas vão acontecer no Rio e em São Paulo; as femininas, no Rio e Belo Horizonte.

Quem vai jogar

Créditos: Reprodução

Até o dia 27 de janeiro de 2016, as seleções confirmadas para o torneio masculino foram: Japão, Coreia do Sul, Brasil, México, Honduras, Argentina, Alemanha, Dinamarca, Portugal, Suécia, Fiji, Argélia, África do Sul e Nigéria. A última vaga será decidida em uma repescagem com Estados Unidos e Colômbia que acontecerá em março.

Entre as seleções femininas, estão classificadas até o momento a seleção do Brasil, Colômbia, Alemanha, França, Zimbábue e África do Sul.

Comprar ingressos

Créditos: Reprodução

Você ainda pode comprar seus ingressos pelo site oficial das Olimpíadas Rio 2016. Os preços variam entre R$40 e R$600, de acordo com o setor e com o jogo.

O site também oferece pacotes fechados para vários jogos e hospedagem, mas a nossa recomendação é que você realize as compras de forma separada: garanta seu ingresso primeiro e, depois, procure hospedagem em algum site especializado em aluguel de apartamentos.

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso