Um esporte não é apenas uma desculpa para as pessoas ficarem correndo de um lado para outro. A prática esportiva tem papel fundamental na formação de caráter de jovens e adultos pelo mundo inteiro. Isso sem contar a valorização de fatores de superação pessoal, que nos fazem admirar craques como Usain Bolt, Michael Jordan, Ronaldo, entre outros.
O poder do esporte não fica restrito as transmissões de seus eventos. Durante os anos, diversos filmes retrataram tudo quanto é tipo de modalidade: de futebol até a queimada.
Separamos 5 filmes de 5 esportes diferentes que todo homem deveria assistir: seja pelas incríveis cenas, ou pelas lições ensinadas. Confira:
Rocky Balboa (2007) – Boxe
Dá para escrever um livro sobre como todos os filmes do Rocky são foda (menos o 5), mas talvez o último seja o mais forte de toda franquia. Não só por mostrar Rocky Balboa em fim de carreira, mas pela série simbolismos envolvidos na trama.
Vemos em tela um lutador aposentado que volta uma última vez para o ringue para exorcizar seus demônios e inseguranças. Um clássico moderno do cinema e uma linda metáfora sobre envelhecer. Pode chorar nesse filme que nenhum homem do mundo vai te julgar por isso.
► Frase chave: “O mundo não é um mar de rosas. É um lugar ruim, asquerosos e não importa quão durão você é: ele te deixará de joelhos e te manterá assim se permitir. Nem você, nem eu, nem ninguém baterá tão forte quanto a vida. Mas isso não se trata de quão forte pode bater. Se trata de quão forte pode ser atingido e continuar seguindo em frente. Quanto você pode receber e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada.”
Um domingo qualquer (2000)- Futebol Americano
Futebol americano não só é o esporte mais popular dos Estados Unidos, como um dos que mais inspirou filmes de esportes. Este filme pode não ser o mais popular do tipo, mas tem um dos discursos mais famosos da história do cinema. Nele, Al Pacino faz um motivacional para seus jogadores onde explica a importância de cada centímetro conquistado em campo.
Quem reclama do futebol moderno vai se identificar muito com o filme. Nele vemos um técnico em seu último ano comandando um time tendo que enfrentar jogadores estrelinhas, patrocinadores e cartolas que não entendem nada do esporte. Podiam fazer um remake com futebol no Brasil, hein?
► Frase chave: “Vocês vão descobrir que a vida é um jogo de centímetro, assim como o futebol americano. Porque tanto na vida como jogo, a margem de erro é bem pequena. Um passo muito cedo ou muito tarde e você não faz o ponto. Meio segundo mais rápido ou devagar e você não pega a bola. Os centímetros estão todos ao nosso redor. Estão no intervalo do jogo, em cada minuto e segundo dele.”
Warrior (2011) – MMA
Alguns gostam de chamar este filme de o “Rocky”, do MMA. Não é para tanto, mas chega quase lá. Na história, dois irmãos que há muito não se vêem acabam inscritos em um mesmo torneio de luta. Logo, ambos tem que lutar não só dentro do ringue, mas contra seus problemas pessoais fora deles.
Acho bacana a forma como ele mostra que duas trajetórias em um mesmo esporte podem ser tão diferentes. Tanto no jeito de pensar, como no de treinar e de encarar a prática esportiva. Um baita filme para os fãs de MMA.
► Frase chave: “Você tem que relaxas e ficar calmo. Você tem que ditar o ritmo. Você tem que sentir o ritmo. Seja mais esperto que seu adversário e mais paciente. Espere até ele cometer um erro. E quando ele fizer, é sua hora.”
Coach Carter: Treino para a Vida (2005) – Basquete
Eu bem que gostaria de colocar Space Jam como o representante do basquete na lista, mas este longa do Samuel L. Jackson foca em uma parte do esporte que poucos outros filmes focam: o papel educacional. Na trama, o treinador Carter chega para treinar um time de um colégio na periferia e faz com que os alunos assinem um contrato onde só podem jogar se tiverem notas boas.
Um ótimo filme que mostra como um esporte coletivo ajuda jovens a formaram caráter, seja pela parte da disciplina ou pela parte da dedicação necessária para ser titular de um time. Outro foco muito importante é o caráter educacional que as práticas podem ter, incentivando garotos a se manterem na escola e longe do crime e drogas.
► Frase chave: “Vocês precisam considerar a frase que estão mandando para esses garotos. É a mensagem que mandamos para atletas profissionais: é que eles estão acima da lei. Se esse garotos não podem seguir uma regra simples para jogar basquete, quanto tempo demorará para acharem que podem quebrar a lei? ”
O Homem que Mudou o Jogo (2011) – Baseball
Não é sobre esporte em si, mas sobre estratégia. Na história, um técnico bola um novo jeito de selecionar jogadores que pode revolucionar o baseball: através de estatísticas. Avaliando o desempenho de cada jogador em cada partida, Billy Beane e Peter Brand tentam criar o time perfeito apostando em números em ter que gastar muito dinheiro.
Um filme que ressalta a parte do pensar, que quase sempre fica de fora quando falamos em esportes. Além disso, mostra como as vezes, o pensamento fora da caixa pode fazer toda a diferença em situações extremas.
► Frase chave: “Eu conheço a diretoria da liga. Sei como eles pensam e eles vão apagar coma gente. E tudo que fizemos aqui não importará mais. Se qualquer outro time ganhar, bom para eles. Eles beberão champanhe e é isso. Mas se ganharmos, com nosso orçamento e com este time, nós teremos mudado o jogo. E é isso que eu quero. Eu quero fazer algo que tenha significado.”
Sentiu falta de algum filme na lista? Comente ai!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso