Corridas de montanha no Brasil para iniciantes

Pessoas que gostam de correr no asfalto, mas ao mesmo tempo gostam de pisar na terra e de contemplar a natureza, podem se interessar pelo calendário de corridas de montanha do Brasil. Algumas corridas tradicionais já aconteceram, como a Copa de Montanha – Mairiporã e a Volta dos Romeiros, ambas em São Paulo, e a […]

Opções para quem quer pisar na terra e subir montanhas no pique

Pessoas que gostam de correr no asfalto, mas ao mesmo tempo gostam de pisar na terra e de contemplar a natureza, podem se interessar pelo calendário de corridas de montanha do Brasil. Algumas corridas tradicionais já aconteceram, como a Copa de Montanha – Mairiporã e a Volta dos Romeiros, ambas em São Paulo, e a Volta da Ilha de Florianópolis.

Mas fique ligado para o restante dessa temporada e o início da temporada que vem. Para você que quer se preparar e se inscrever para corridas de montanha, existem algumas opções boas para corredores iniciantes.

Volta da Ilha de Florianópolis

Ilha de Florianópolis

É uma prova tradicional do calendário brasileiro. Possui um trecho de montanha de 16km, cujo esforço do atleta é recompensado com uma bela paisagem. São, ao todo, 140km de percurso que mistura asfalto, trilhas, estradas de terra, praias, travessias de rios, dunas e mar.

K42 Ubatuba

K42 Ubatuba

A K42 Ubatuba é uma corrida que antes mesmo de começar já agrada ao participante. A organização do evento realiza uma feira, na qual são tiradas dúvidas e passadas instruções tanto para iniciantes quanto para atletas de elite. A prova une trilhas, trecho de montanhas e o mar do litoral norte paulista.

K21 Maresias

K21 Maresias

A K21 Maresias é uma prova ideal para quem quer fazer a transição do asfalto para a montanha. Existe uma prova para essa “modalidade”, além dos 21k para os mais experientes e os 10k para iniciantes. Normalmente acontece no início do inverno, o que garante temperaturas amenas aos participantes.

Volta dos Romeiros

Volta dos Romeiros

A Volta dos Romeiros acontece na cidade de Pirapora do Bom Jesus, bem perto de São Paulo. Possui percursos de 3, 5, 10 e 21 para os mais experientes. O percurso maior tem grau de dificuldade grande por conta da altimetria de 1708 metros e o forte calor que costuma fazer nessa prova, geralmente ocorrida em março.

Copa de Montanha – Mairiporã

400454_3190227284608_1533636048_33087480_1429738157_n

A prova acontece em Mairiporã, a cerca de 50km de São Paulo. Possui nível moderado com suas distâncias de 9, 12, 21 e 50k. Ponto positivo para as trilhas que permitem ultrapassagem aos corredores. A proximidade com a Serra da Cantareira garante algumas boas paisagens.

Compartilhe
Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso