Os Melhores jogadores de todas as Copas do Mundo

Melhores jogadores das Copas do Mundo

Quem será o melhor jogador da Copa do Mundo 2018? Ainda é cedo para saber. Mas, Apesar do imaginário popular eleger um craque a cada torneio, somente a partir de 1982 a Fifa instituiu oficialmente este prêmio. Antes disso, veículos de comunicação faziam votações para eleger o destaque do torneio.

+ Conheça os maiores artilheiros das Copas do Mundo
+ Veja os países que já ganharam a Copa
Confira os melhores memes da Copa da Rússia

Está curioso? Confira abaixo os craques eleitos de cada Copa do Mundo. Aproveite e diga, qual vai conquistar o título de 2018!

Copa do Mundo 1982 (Espanha)

Crédito: Reprodução

Melhor jogador: Paolo Rossi

O jogador italiano que ofuscou o futebol-arte da seleção brasileira de Telê, Sócrates, Zico e companhia. O atacante acabou com o sonho brasileiro do título ao fazer três gols e tirar o Brasil da competição nas quartas de final.

Depois, ele ainda marcou dois gols na Polônia na semifinal e, por fim, contra a Alemanha, na final, garantindo o Tri italiano. A coisa mais inusitada de Paolo Rossi no mundial da Espanha é que ele era um atacante contestado, que passou a primeira fase da competição sem marcar um só gol. O desencanto nas redes só aconteceu na partida contra o Brasil. O resto você já sabe…

Copa do Mundo 1986 (México)

melhores jogadores da copa do mundo

Melhor jogador: Diego Maradona

O grande protagonista da Copa do Mundo de 1986 foi convocado para o segundo mundial do México com algumas críticas. Alguns setores da mídia questionavam a escolha do técnico Carlos Bilardo na convocação e ainda por dar-lhe a tarja de capitão.

Maradona calou os críticos principalmente com gols anotados nas quartas de final, contra a Inglaterra, por motivos diferentes. O primeiro foi com a mão, a “Mão de Deus”. Depois, El Pibe, como era assim chamado, driblou meio time inglês e marcou um dos gols mais bonitos de todas as Copas do Mundo. Foi assim que ele ajudou a Argentina a bater a Alemanha por 3 a 2 na decisão e conquistar o tão sonhado mundial.

Copa do Mundo 1990 (Itália)

melhores jogadores da copa do mundo

Melhor jogador: Salvatore Schillaci

O surpreendente Salvatore Schillaci foi escolhido como craque do mundial realizado em seu país. O italiano também foi o artilheiro, com seis gols anotados no caminho até a terceira colocação da Azzurra.

A trajetória de Totò, como era conhecido, começou quando o atacante saiu do banco de reserva, contra a Suíça, aos 36 minutos do segundo tempo e precisou de exato dois minutos para marcar o gol da vitória italiana.

Copa do Mundo 1994 (Estados Unidos)

melhores jogadores da copa do mundo

Melhor jogador: Romário

O Baixinho é a figura mais lembrada quando se fala do Tetra brasileiro. Não é pra menos, até a final, decidida nos pênaltis, o atacante marcou quatro gols e convertendo o seu pênalti na decisão de chutes alternados contra a Itália.

Mas, sua convocação só saiu devido a atuação na última partida das Eliminatórias da Copa. Enquanto a imprensa pedia o craque na seleção, o técnico Parreira relutava na convocação.

Depois de uma campanha desastrosa no classificatório, Parreira chamou Romário para a decisiva partida contra o Uruguai, no Maracanã. O atacante carimbou seu passaporte para a Copa com os dois gols decisivos, um deles driblando o goleiro Siboldi, e convencendo Parreira, Zagallo, o Brasil, de que a seleção era uma sem Romário e outra com ele.

Copa do Mundo 1998 (França)

melhores jogadores da copa do mundo

Melhor jogador: Ronaldo

Uma ironia do destino fez com que o o eleito melhor do torneio teve uma atuação pífia na final do mundial. Isso aconteceu porque a eleição era realizada antes da partida decisiva, fazendo com que os especialistas não levasse em conta a final.

Como todos devem saber, a decisão foi marcada pela má atuação de Ronaldo (por conta da convunção no hotel momentos antes da partida) e pelo show de Zinedine Zidane.

Ao contrário do brasileiro, o atacante francês teve uma atuação apagada em todo torneiro, sem marcar nenhum gol e pegando um gancho de dois jogos por agressão ao adversário na primeira fase. Na final, teve sua redenção ao marcar dois gols de cabeça, justamente seu ponto fraco como finalizador.

Copa do Mundo 2002 (Coreia do Sul e Japão)

melhores jogadores da copa do mundo

Melhor jogador: Oliver Kahn

Assim como aconteceu na Copa anterior, o título de melhor do torneio veio em uma decisão polêmica, que desconsiderou a decisão na final.

Até a derradeira partida, o goleiro Oliver Kahn manteve ótimas atuações até se deparar com Ronaldo e sofrer dois tentos do craque. Como os votos foram dados antes da final, ele foi o detentor da premiação.

Copa do Mundo 2006 (Alemanha)

melhores jogadores da copa do mundo

Melhor Jogador: Zinedine Zidane

Pela terceira vez consecutiva, o prêmio de melhor jogador do torneio foi para o integrante da equipe vice-campeã. Só que desta vez, a votação também levou em conta a final e foi revelada só no dia seguinte.

O segundo mais votado foi o zagueiro e capitão italiano Fabio Cannavaro, a menos de cem pontos (2.012 contra 1.977) do francês vice-campeão do mundo. O volante Andrea Pirlo ficou em terceiro, com 714 pontos.

Este foi o último torneio antes de pendurar as chuteiras. Vale lembrar que o sabor foi amargo após receber o cartão vermelho depois de ter acertado uma cabeçada em Marco Materazzi. A Itália venceria a França nos pênaltis.

Copa do Mundo 2010 (África do Sul)

melhores jogadores da copa do mundo

Melhor jogador: Diego Forlán

O atacante uruguaio, com cinco gols marcados na Copa do Mundo 2010, não só foi um dos artilheiros do torneio, mas também conquistou a Bola de Ouro de melhor jogador da competição.

Diego Forlán, um dos artilheiros da Copa da África, venceu o prêmio Bola de Ouro com 23,4% dos votos, à frente do holandês Wesley Sneijder, Bola de Prata com 21,8%, e do espanhol David Villa, Bola de Bronze com 16,9%.

Vale lembrar que o Uruguai perdeu para a Alemanha a disputa pelo terceiro lugar e terminou a competição na quarta colocação.

Copa do Mundo 2014 (Brasil)

melhores jogadores da copa do mundo

Melhor jogador: Lionel Messi

Mesmo com a derrota na final contra a Alemanha, o argentino Lionel Messi acabou sendo eleito o melhor jogador do Mundial.

Vale lembrar que o craque Messi teve papel decisivo na campanha da seleção argentina, principalmente na primeira fase. Terminou a competição com quatro gols marcados.

Porém, na decisão, teve uma atuação apagada, quando não conseguiu evitar a conquista alemã. No final das contas, recebeu o prêmio individual sem esconder a tristeza.

Na eleição do melhor jogador da Copa, que teve 10 indicados, o alemão Müller terminou em segundo lugar e o holandês Robben ficou em terceiro. Os demais candidatos eram os alemães Hummels, Kroos e Lahm, os argentinos Di María e Mascherano, o brasileiro Neymar e o colombiano James Rodriguez, que terminou com seis gols e foi o goleador da competição. Cuadrado foi quem mais deu assistências, quatro.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »