4 times favoritos para Copa do Mundo 2014

Nosso colunista comenta quais seleções podem levar a taça para casa

Foram quatro anos de espera. E como demorou para chegar essa Copa do Mundo, muito aguardada pelo fato de ser aqui, no “quintal de casa”. Nesta última semana que antecedeu o início do Mundial, cada dia parece ter tido 40 horas. O tempo demorou muito para passar.

Para “ajudar”, aconteceu tanta coisa importante antes da bola rolar que fez com que a ansiedade nessa reta final do pré-Copa só aumentasse. Só que enfim, após muita coisa (estádios, promessas, obras que acabaram e outras muitas que não, jogos, eliminatórias, lesões, etc) chegou o dia. E daqui outros 30, diremos novamente: “Foram quatro anos de espera”. Mas que valeram a pena. E valerão, sem dúvida alguma.

Para começar o mundial, separei 4 seleções favoritas a conquistar a Copa do Mundo 201. Confira minhas apostas.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

Espanha

Gerard Pique, Sergio Busquets, Alberto Moreno, Sergio Ramos

É verdade que a Espanha não vive seu melhor momento. Ao contrário de quatro anos atrás, na Copa do Mundo da África do Sul – ou até mesmo na Eurocopa de 2012 – a Fúria já não olha para seus adversários de cima para baixo. Contudo, não se pode menosprezar a última campeã mundial. A base é praticamente a mesma do título em 2010 e a equipe de Vicente Del Bosque com certeza brigará para recolocar a equipe no topo.

Entre as favoritas para a conquista da Copa no Brasil, a Espanha é a única que chega com o goleiro titular sem desconfianças. Mesmo com a falha na final da Champions League, Casillas foi importantíssimo na caminhada do Real Madrid rumo à taça, a décima da história do clube. Ainda, o camisa 1 espanhol também faturou a Copa do Rei nesta temporada. Melhor fisicamente que Neuer no momento, é forte candidato a ser o melhor da posição na competição.

E há também o fator “revanche”, citado por Del Bosque há alguns dias. O técnico admitiu que a derrota para a Seleção Brasileira na final da Copa das Confederações ainda está entalada na garganta. Fator capaz de despertar ainda mais a fúria (com o perdão do trocadilho) dos europeus na busca pelo bicampeonato, que pode vir no Maracanã, justamente o palco do revés para o Brasil em 2013.

Argentina

20_01_40_578_file

A Argentina não é só Lionel Messi. E mesmo se colocarmos o camisa 10 de lado, a equipe do técnico Alejandro Sabella está longe de ser “comum”. A aposta dos hermanos é no poder de seu ataque, comandado pelo craque do Barcelona e que ainda conta com a companhia de atletas do porte de Kun Agüero, Ángel Di María e Gonzalo Higuaín.

Por outro lado, o sistema defensivo gera preocupação nos torcedores argentinos. Muitas vezes exposto pela mentalidade ofensiva do time, não conta também com o mesmo nível de jogadores que a outra extremidade do campo. Além disso, o goleiro Romero, titular na seleção, é reserva em seu clube, o Monaco. O que gera preocupação já há algum tempo na opinião pública argentina. O equilíbrio entre o ataque e a defesa é exatamente o que o grupo e Sabella buscam para a disputa da Copa do Mundo.

Claro, acompanhada da vontade natural de vencer um Mundial está a oportunidade de conquistá-lo na terra de um rival. Se bem que a rivalidade com o Brasil se dá apenas pelo futebol e não por grandes conotações políticas, como as Ilhas Malvinas e a Inglaterra, por exemplo. Mas não deixa de ser tentador ao argentino o sonho de ver a Albiceleste levantar o caneco no Maracanã. E diante da Seleção Brasileira.

Alemanha

germany_4yo2gigg5ze5z24zjbkiwl0c

Das quatro principais candidatas, a Alemanha talvez seja a seleção com mais fatores que a afastem do favoritismo para a Copa do Mundo. A começar pelo corte de Marco Reus, que se lesionou em um amistoso preparatório contra a Armênia e, inevitavelmente, enfraquece o grupo comandado por Joachim Löw.
Ainda que os alemães contem com outros grandes nomes no elenco, Reus era o jogador para fazer a diferença na Copa, assim como faz no Borussia Dortmund. Outro que poderia ser o diferencial da Alemanha no torneio é o goleiro Manuel Neuer. Mas o arqueiro do Bayern de Munique se recupera de uma lesão no ombro direito e não se sabe com que condição chegará para a estreia. Cabe então a atletas como Mesut Özil, Lukas Podolski, Philip Lahm e Miroslav Klose a responsabilidade pelo protagonismo na seleção.
Por falar em Klose, o centroavante jogará sua terceira Copa do Mundo. E das três, a que estará mais motivado é nessa, sem dúvidas. A um gol de igualar Ronaldo como o maior artilheiro da história dos Mundiais, o alemão pode entrar para a história do futebol, por mais que a própria Alemanha, talvez, não entre mais uma vez.

Brasil

article-2516825-19B9D87D00000578-704_634x411

Time bem montado, torcida a favor e Neymar. São três fatores mais do que suficientes para entender porque o Brasil é um dos favoritos a conquistar a Copa do Mundo. A partir do momento em que Felipão assumiu a seleção pela segunda vez, em 2012, a equipe reconstruiu seu status de equipe top, especialmente com a incontestável campanha na Copa das Confederações.
A vitória na final sobre a Espanha, a melhor seleção do mundo até então, foi a prova que o torcedor e o time precisavam para encarar com confiança a disputa do Mundial no país. Se antes o que vinha das arquibancadas eram apenas críticas e vaias pelo mau desempenho, a conquista em 2013 foi capaz de transformar esse cenário e colocou o público ao lado da equipe novamente.
Sem problemas de lesão e, aparentemente, de ambiente, o Brasil deve ir longe no Mundial e o caminho até a decisão parece ser a rota natural dos comandados de Felipão. E entre os comandados está Neymar, candidato a craque da Copa.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »