22 Curiosidades sobre o UFC (que você provavelmente não sabia)

Confira os fatos marcantes no maior evento de MMA do planeta

Em uma reunião na véspera do torneio que serviu como o primeiro card Ultimate Fighting Championship (UFC), um dos lutadores fez uma pergunta que poucos na sala pareciam preparado para responder.

“Onde estamos autorizados a morder?”

Campbell McLaren, um dos criadores e produtores do espetáculo que foi anunciado como sem regras (NO RULES), foi pego de surpresa. Ele vinha da produção de comédias e sabia do controverso evento que venderia. Mesmo assim, estava animado com a idéia da UFC quando foi lançado por Rorion Gracie e Art Davie.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

+ Conheça as melh0res lutas da história do UFC

McLaren estava usando frases de efeito, incluindo “No Rules” e “Banned em 49 States” (Banidos em 49 estados) para vender o show, mas a realidade do que estava para acontecer dentro de uma gaiola estava começando a se estabelecer.

Rorion Gracie então levantou-se e resolveu a questão: “Senhores, não somos animais. Não vai ter mordida!”

21 Curiosidades sobre o UFC 7
Carlos, Hélio, Rickson e Royce Gracie

E foi assim que surgiu em 12 de novembro de 1993, o Ultimate Fighting Championship, carinhosamente conhecido no mundo todo como UFC. Agora, a maior organização de MMA mundial, fundada por Rorion Gracie e hoje comandada pelos irmãos Fertitta e pelo carismático Dana White, acumulou muitos fatos curiosos. Confira os principais antes e depois da fundação da organização!

1# Theodore Roosevelt, o vigésimo sexto presidente americano, foi o primeiro lutador de MMA dos EUA. Ele era boxeador, wrestler e ainda foi o primeiro americano a receber uma faixa marrom de judô!

2# Muhammad Ali já fez uma luta de MMA. Em 1976, o wrestling japonês Kanji “Antonio” Inoki enfrentou o maior pugilista de todos os tempos. Ali embolsou 6 milhões de dólares para aceitar o confronto e impôs algumas condições. Inoki podia dar apenas o chute abaixo da cintura. O japonês castigou as pernas de Ali que, lento, conseguiu acertar apenas cinco socos em 45 minutos. No final, a luta foi decretada empate e impulsionou ainda mais o vale-tudo no Japão.

3# Na idealização do UFC, os promotores pensaram em adicionar jacarés e cercas eletrificadas para deixar o espetáculo mais ‘atrativo’.

4# O conceito dos espaços para a luta de UFC foi baseado em uma versão da vida real de “Mortal Kombat”, um jogo de vídeo muito popular na época e que reunia diversos lutadores de modalidades diferentes, em busca de eleger o melhor de todos. Foi John Milius, escritor de “Conan, o Bárbaro, que idealizou usar o octagonal para as lutas.

5# Outros rumores dão conta que o octagonal foi inspirado em Chuck Norris. A referência é do filme de 1980: “The Octagon”. No filme, Norris lutava contra um clã de ninjas assassinos, aonde todos os duelos principais do filme aconteciam, num octágono. De qualquer forma, quem trouxe o octágono para vida real foi o evento Cage Rage, e o UFC registrou o modelo e os tamanhos oficiais quando começou suas competições.

6# No início, o UFC orgulhava-se de não ter muitas regras ou restrições. Dedo no olho, golpes baixos, tiro de meta (chutar a cabeça com o oponente no chão) e cabeçadas eram alguns golpes permitidos. A luta não tinha juiz e terminaria apenas em caso de ‘submissão, nocaute ou morte’.

21 Curiosidades sobre o UFC 6

7# Depois do Brasil proibir mordidas e dedo no olho no evento IVC (parceiro do UFC), os dois golpes preferidos do lutador Gary Goodridge, o canadense inovou com um golpe sujo, mas lícito. No meio da luta, Gary, de 1,92 metro e 118 quilos, colocou a mão dentro da sunga do brasileiro The Pedro e apertou seus testículos. Pedro caiu de dor e foi castigado no chão até o fim. Como no regulamento não tinha nada proibindo o golpe, Gary ganhou. A partir daí foi instituído a ‘Regra de Gary Goodridge’,  proibindo o ato.

8# Sérgio Mallandro (sim, o Gluglu, Yeah Yeah) já foi juiz de evento de MMA. Isto foi no evento Pentagon Combate, em 1997, realizado no Rio e exibido no SporTV.

9# Um raio cai duas vezes no mesmo lugar. No WEC 35, Brian Bowles derrotou Page com uma guilhotina em 3:30 do primeiro round. Já no UFC on Versus 3, Bowles derrotou o mesmo Page com uma guilhotina em 3:30 do primeiro round. Coincidência?

10# A primeira luta do UFC, entre Gerard Gordeau e Telia Tuli, em novembro de 93, durou 30 segundos, com um chute na cara que nocauteou e desdentouo adversário. Uns falam que os dois dentes de Tuli grudaram nos pés de Gordeau, outros que os dentes voaram da boca e foram parar na plateia.

11# A Zuffa LLC, empresa que detém a marca UFC, é comandada pelo irmãos Frank e Lorenzo Ferttita. No contrato está previsto que, caso eles discordem em alguma decisão, as desavenças serão decididas em uma luta de jiu-jitsu, arbitrada por Dana White.

12# Kazushi Sakuraba é conhecido Caçador de Gracies (Gracie Hunter), por ter derrotado vários membros da família que inventou o Brazilian Jiu-Jistu. Entre os vencidos, Royler Gracie, Renzo Gracie e Ryan Gracie. No ano 2000, em luta contra Royce Gracie, após seis rounds de quinze minutos, Sakuraba cansou o seu oponente e a equipe de Royce jogou a toalha. Essa luta entre Royce e Sakuraba é a luta mais longa do Vale-Tudo moderno.

21 Curiosidades sobre o UFC 4

13# Dana White quase entrou no octógono para lutar contra o ex-lutador Tito Ortiz, depois de uma aposta. O ‘boss’ do UFC chegou a treinar durante sete meses para o confronto, mas Ortiz acabou não comparecendo à pesagem e a luta foi cancelada.

14# O recorde de vendas no Pay-Per-View foi de 1,6 milhão, no UFC 100, que teve o confronto entre Brock Lesnar e Frank Mir, Georges St. Pierre contra o brasileiro Thiago Alves, e Dan Henderson versus Michael Bisping.

15# O grande recordista de finalizações do UFC é o brasileiro Royce Gracie, com 11 combates terminados desta maneira.

16# A finalização mais dramática aconteceu no combate entre Anderson Silva e Chael Sonnen, no UFC 117. Ela aconteceu aos 22min35s de luta.

17# O Atleta com mais vitórias no UFC é George Saint Pierre, com 18 combates vencedores.

18# A disputa de cinturão mais rápida da história do UFC aconteceu no UFC 55, entre Andrei Arlovski e Paul Buentello, o combate acabou com 15 segundos quando Andrei nocauteou Paul.

21 Curiosidades sobre o UFC 3

19# O lutador com o maior número de defesas de cinturão no UFC é Anderson Silva, com 10 defesas de cinturão.

20# O Nocaute mais rápido da história do UFC foi de Duane Ludwig, com 6.06seg, na luta contra Jonathan Goulet, pelo UFC Fight Night 3.

21 Curiosidades sobre o UFC

21# O lutador mais gordo do UFC foi Emmanuel Yarborough, com 279,4 kg

22# Por fim, vocês sabem quem é verdadeiramente o maior perdedor do MMA? Kenneth Allen. Ele tem uma vitória e 34 derrotas, são 26 finalizações, 5 nocautes, 2 decisões e uma sem o método informado.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »