Você quer perder peso de forma rápida, indolor e eficiente. Desculpe desencorajá-lo, mas dessa forma a coisa não vai funcionar.
Será preciso muito suor, horas de disposição e persistência para começar a perceber alguns resultados. Mas, é lógico, existem alguns atalhos possíveis, entre eles é escolher as atividades físicas mais propícias para queimar calorias.
Reunimos uma lista de 10 melhores exercícios para perder peso, com os lados prós e contras de cada um.
10. Vôlei (420 calorias)
O vôlei é um esporte que trabalha perna, braços e, principalmente, o pensamento. Saber exatamente qual estratégia no momento em que a bola vier em sua direção é uma das necessidades desse esporte. Assim, ele não treina apenas o condicionamento físico como também exercita a capacidade da mente de fornecer respostas rápidas e certeiras.
A favor: fortalece e define braços e abdômen.
Contra: precisa de um cuidado maior com as lesões nos dedos das mãos. Elas são frequentes.
9. Basquete (480 calorias)
Boa coordenação, agilidade, concentração e fôlego: o basquete exige de seus praticantes essas características, mas os recompensa com maior capacidade cardiorrespiratória, disposição e, principalmente, um grande senso de coletividade.
Este é um dos poucos esportes nos quais você se diverte até quando joga sozinho, mas é partilhando a tabela com um ou mais amigos que se pratica a estratégia, combina jogadas e se aprende como trabalhar em equipe.
A favor: trabalha braços e pernas, praticamente na mesma proporção, além de desenvolver o condicionamento físico
Contra: cuidado com impactos bruscos no joelho e na coluna e com as trombadas na quadra.
6. Musculação (500 calorias)
Você até pode não levar a sério aquelas séries com peso ou na máquina. Mas, se respeitar os movimentos e o intervalo de tempo, pode não só perder calorias, definir o corpo e ainda ganhar um aumento considerável de massa muscular.
A favor: melhora a resistência articular e muscular, fortalece os ossos e ainda acelera a queima de calorias.
Contra: pode danificar músculos e tendões se não for feita com orientação adequada.
8. Natação (540 calorias)
A fama da natação entre os fisiologistas e médicos é de ser o mais completo dos exercícios. Os movimentos oferecem um grande desenvolvimento físico e mental aos praticantes, melhorando o condicionamento físico através de toda a estimulação de sistemas cardiovasculares além de oferecer para seus usuários uma simetria de movimentos entre os braços e pernas.
A favor: trabalha todos os músculos e melhora o condicionamento.
Contra: cuidado com os choques térmicos, caso treine numa piscina aquecida. Não se esqueça de alongar, evitando caibras.
7. Remar (600 calorias)
Apesar de ser uma atividade física difícil de praticar nas metrópoles, os médicos garantem a eficácia. Uma hora de braços para lá e para cá eliminam 600 calorias do corpo.
A favor: melhora o condicionamento cardíaco e muscular, define todo o peitoral e os braços rapidinho. É o segundo exercício mais completo que existe (depois da natação).
Contra: o esporte pode causar tendinite nos braços. Para evitar, tome cuidado com a postura e a força aplicada.
5. Boxe e Muay thai (600 a 700 calorias)
Já apontamos aqui os benefícios das artes marciais para o seu corpo. São atividades que te ajudam a ficar em forma, aliviam o estresse e ainda contribuem para sua coordenação motora.
A favor: melhora seu sistema cardiorespiratório, define os músculos dos braços e pernas.
Contra: exige bastante preparo. Quantos aos socos, eles são feitos em sacos.
4. Futebol (780 calorias)
Aproximadamente 88% de uma partida de futebol envolvem atividades aeróbicas e os 12% restantes, atividades anaeróbias de alta intensidade. Por trabalhar com resistência e velocidade, ele é considerado mais completo que exercícios isolados.
A favor: fortalece as pernas e melhora o condicionamento
Contra: contusões nos joelhos e torções no tornozelo são frequentes.
3. Tênis (800 calorias)
Trata-se de um esporte completo: você precisa de força para arremessar a bolinha e muito fôlego para percorrer a quadra. Mas, tudo isto é bem recompensado com a quantidade calórica perdida em uma hora de partida.
A favor: melhora a coordenação motora, fortalece os músculos (principalmente dos braços) e aumenta a agilidade.
Contra: lesões nos ombros e nos punhos, caso você se esforce demais. Se nunca praticou, procure um professor pelo menos no mês inicial.
2. Andar de bicicleta (840 calorias)
Andar de bicicleta é um exercício aeróbico potente. Ao mesmo tempo em que elimina quilos, tonifica os músculos das pernas e do abdômen. Além disso, pode ser praticada na rua ou na academia.
A favor: melhora o condicionamento cardíaco.
Contra: Cuidado com o desgaste da coluna e com o joelho. Antes de começar a pedalar, não deixe de ajustar o banco de modo que você nunca estique completamente a perna.
1. Corrida (900 calorias)
A corrida é um dos exercícios físicos mais eficientes para quem quer perder peso com saúde. Correr acelera o metabolismo, fazendo a queima de calorias acontecer mais eficientemente. O aumento do metabolismo, provocado pela corrida, faz com que o organismo continue acelerado por mais algumas horas após o exercício. Ou seja, não é só durante a corrida que há queima de gordura. Por isso é tão importante a regularidade da atividade física, e não a quantidade de horas feitas em um mesmo dia.
A favor: melhora o condicionamento cardíaco.
Contra: cuidado com o impacto do joelho e na coluna ao correr. Escolha um tênis com bons amortecedores (acerte na escolha do tênis).
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso