10 estádios que você precisa conhecer na América Latina

db1b67cd39636d4f4a7183554459292do

Conhecer estádios é um ato, para o fã de futebol, semelhante ao de entrar em uma igreja nova para alguém que é religioso. Você observa, admira, tira fotos, se emociona… Se tem a oportunidade de visitar o local e acompanhar uma partida então, aí a comparação com a religião ganha até mais força, pois o jogo recebe caráter de missa e a fé se faz muito presente.

Para você que é apaixonado por futebol, listamos 10 estádios históricos na América Latina que você precisa conhecer. Ou seja, se estiver passando por algumas dessas cidades, não perca a chance de pisar nesses templos da bola.

Estádio Centenario – Montevidéu (URU)

Centenario

O Estádio Centenario, em Montevidéu, recebeu nada mais nada menos que a primeira final de Copa do Mundo da história, em 1930, vencida pelos donos da casa. Ponto turístico da capital uruguaia, o local tem um museu do futebol para visitar em dias que o estádio não recebe jogos.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

La Bombonera – Buenos Aires (ARG)

bOMBONERA

A Bombonera é um clichê dos estádios latino-americanos (e até mundiais), mas precisa ser citada e visitada. A casa do Boca Juniors impressiona por ser grande e, ao mesmo tempo, compacta. Se conseguir assistir a um jogo lá, melhor ainda, pois aí sim sua estadia em Buenos Aires terá sido completa.

Estádio Azteca – Cidade do México (MEX)

Estádio Azteca

Palco de duas finais de Copa do Mundo (1970 e 1986), o Estádio Azteca é um dos maiores estádios do mundo. Por sua história e pela portentosa estrutura, vale a visita de quem está passeando pela Cidade do México.

Estádio Monumental – Santiago (CHI)

monumental-colo-colo2

O Estádio Monumental David Arellano é uma das sedes da Copa América de 2015 e não impressiona por seu tamanho ou capacidade, mas sim por sua localização. O campo fica em uma espécie de “buraco” em Santiago e da maioria de seus assentos é possível admirar a Cordilheira dos Andes.

Estádio Atanasio Girardot – Medellín (COL)

Atanasio Girardot

O Atanasio Girardot, em Medellín, na Colômbia, possui uma curiosidade rara entre estádios na América-Latina: ele não tem alambrado. Nas laterais, o fim do setor de cadeiras dá exatamente em uma área com grama, no mesmo nível do campo e sem grande alguma. O estádio é de 1953 e faz parte de um complexo esportivo da cidade.

Monumental de Núñez – Buenos Aires (ARG)

Monumental de Nuñez

Assim como a Bombonera e o Centenario, o Monumental de Núñez também entra na lista de clichês. Mas em comparação com a casa do rival Boca, o estádio do River Plate é diferente no formato e em dias de jogo da equipe parece uma panela de pressão. O museu do clube também é muito bacana e merece a visita.

Estádio Nacional – Santiago (CHI)

Estadio Nacional de Santiago

O Estádio Nacional não é dos mais modernos nem dos mais bonitos no continente, mas a carga histórica que ele tem merece ser levada em consideração. Durante a ditadura de Augusto Pinochet, o Nacional serviu de local para a prisão e tortura de cidadãos chilenos. É o palco mais importante do futebol no país e sedia a maioria dos jogos da seleção.

Gran Parque Central – Montevidéu (URU)

Montevideo

Inaugurado em 1900, mas modificado após uma série de reformas, o Gran Parque Central é outro estádio de Montevidéu que precisa ser visitado se você está na capital uruguaia. O local, casa do Nacional, sediou a Copa do Mundo de 30 e, inclusive, foi palco do primeiro jogo do Brasil em Mundiais: Iugoslávia 2 x 1 Brasil.

Defensores del Chaco – Assunção (PAR)

Defensores del Chaco

O Defensores del Chaco é um clássico da América Latina e sedia as partidas da seleção paraguaia de futebol. Principal estádio do país, já teve seis decisões de Copa Libertadores decididas em seu gramado.

Tomás Adolfo Ducó – Buenos Aires (ARG)

Huracán

Mais um estádio de Buenos Aires, mas que foge totalmente ao lugar comum de Bombonera e Monumental. Casa do tradicional Huracán, o Tomás Adolfo Ducó tem até um Oscar no currículo. Isso porque o local foi set de filmagem para uma cena de O Segredo dos Seus Olhos, filme argentino – com a participação de Ricardo Darín – que venceu o prêmio de melhor estrangeiro em 2010.

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »