10 estádios da Europa que você precisa visitar

Wembleey

A Europa é o continente que tem a maioria dos estádios mais tradicionais e importantes do mundo do futebol. Além de toda a tradição, é onde se joga há algum tempo o melhor futebol do mundo. Sorte de quem tem a chance de acompanhar alguma partida do futebol europeu in loco.

Listamos 10 estádios do Velho Continente que merecem sua visita. Sempre lembrando que: fazer o tour e entrar no vestiário é bacana, mas muito mais legal é assistir a um jogo em um desses palcos da bola.

Old Trafford – Manchester, Inglaterra

Old Trafford1

Casa do Manchester United, o Old Trafford deveria integrar todas as listas de principais estádios do futebol mundial. Inaugurado em 1910, sempre se modernizou e sobreviveu até a um bombardeio na região de Trafford Park durante a Segunda Guerra Mundial. Tem capacidade para mais de 76 mil pessoas e não à toa é chamado de “Teatro dos Sonhos”.

O texto continua abaixo, clique no botão para continuar a leitura

San Siro – Milão, Itália

San Siro

O San Siro é a casa dos dois grandes clubes de Milão: o Milan e a Internazionale. Mas para os torcedores da Inter, o estádio se chama Giuseppe Meazza, nome dado ao local em homenagem ao jogador bicampeão mundial pela Itália em 1934 e 1938. Sua capacidade é de pouco mais de 80 mil torcedores e sediará a próxima final da Champions League.

Allianz Arena – Munique, Alemanha

Allianz Arena

Inaugurado em 2005, a Allianz Arena chama até mais atenção por seu exterior do que propriamente por suas arquibancadas. Em dias de jogos no estádio, casa do Bayern de Munique e do Munique 1860, os painéis luminosos colorem a parte de fora com a cor da equipe que está jogando. Alguns jogos da Copa do Mundo de 2006 foram disputados na Allianz Arena, com destaque para a partida de abertura e uma das semifinais.

Santiago Bernabéu – Madri, Espanha

Santiago Bernabeu

O Santiago Bernabéu é imponente como a equipe da casa, o Real Madrid. Inaugurado em 1947, tem capacidade para cerca de 85 mil pessoas e é um dos grandes templos do futebol mundial. Já sediou jogos de Eurocopa, Copa do Mundo (a final de 1982 foi jogada lá) e em seu gramado desfilaram alguns dos principais craques da história da bola – e não só do Real, mas de outros grandes clubes.

Emirates Stadium – Londres, Inglaterra

Emirates

O Emirates Stadium é mais um estádio da Inglaterra que precisa entrar na lista de estádios que você precisa visitar. Inaugurado em 2006, ainda “cheira a novo” e impressiona pela beleza, modernidade e pelo belo desenho de suas arquibancadas. Recebe pouco mais de 60 mil torcedores e tem casa cheia em praticamente todos os jogos do Arsenal, dono do estádio.

Signal Iduna Park – Dortmund, Alemanha

Signal Iduna Park1

Antes chamado de Westfalenstadion, a casa do Borussia Dortmund cedeu seus naming rights à companhia de seguros Signal Iduna em 2005. Mudanças estruturais também ocorreram no estádio ao longo dos anos, a última feita para a Copa de 2006. Tem capacidade para mais de 80 mil pessoas, com destaque para a Muralha Amarela: uma arquibancada que fica atrás de um dos gols e não possui assentos, local onde os torcedores do Borussia protagonizam um espetáculo à parte.

Olímpico de Roma – Roma, Itália

Olimpico de Roma

Localizado dentro de um complexo esportivo, o Estádio Olímpico de Roma é uma das casas europeias mais tradicionais do futebol. Com capacidade para pouco mais de 73 mil pessoas, sedia as partidas de Roma e Lazio, além da final da Copa Itália. Além disso, já foi palco de torneios de atletismo, finais de Eurocopa, jogos de Copa do Mundo e decisões de UEFA Champions League.

Camp Nou – Barcelona, Espanha

Camp Nou

Tão imponente quanto o Santiago Bernabéu, do Real Madrid, o Camp Nou é um dos principais estádios da Espanha e um dos maiores do mundo. Com capacidade para quase 100 mil torcedores, o estádio do Barcelona é hoje um dos verdadeiros palcos da bola, pois é lá que se joga boa parte do melhor futebol no planeta. Aos que têm a chance de ir ao Camp Nou, não façam apenas o tour. Prestigiem Messi, Suárez, Neymar e cia limitada.

Stade de France – Saint-Denis, França

Stade de France

Localizado no município de Saint-Denis, ao norte da capital Paris, o Stade de France vale a visita por seu valor histórico apesar de ser novo – foi inaugurado em 1998. Foi em seu gramado que Zinedine Zidane acabou com a Seleção Brasileira e, com dois gols de cabeça, ajudou a França a se sagrar campeã mundial em 98. A maioria dos jogos da seleção francesa acontece no local.

Wembley Stadium – Londres, Inglaterra

Wembley

Maior estádio da Inglaterra, o Wembley Stadium é outro ponto turístico da capital inglesa quando o assunto é futebol. Com capacidade para 90 mil pessoas, sedia as finais da Copa da Liga Inglesa e da FA Cup. A administração do Wembley é de responsabilidade da federação inglesa de futebol (a FA, Football Association). Também sediou as finais de futebol da Olimpíada de Londres, em 2012, e decisões da Champions League (em 2011 e 2013).

Os comentários são listados abaixo, clique no botão para comentar ou ler outros comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Canal do MHM

Recomendado para você

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Fique por dentro de todas as novidades do blog
O primeiro e maior blog de engenharia do Brasil
Caderno de receitas, culinária prática e rápida
Homem também tem que ter estilo
Pausa para Nerdices - Sua dose diária de entreterimento
Tudo sobre seu carro
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »