10 Dicas para melhorar no futebol e deixar de ser um perna de pau

como melhorar futebol

Você é sempre o último a ser escolhido no futebol? Isso quando é chamado para a pelada? Não precisa largar a mão do esporte coletivo, temos boas dicas que podem te ajudar a melhorar no futebol e deixar de ser um perna de pau.

Com ajuda dos nossos parceiros do FutFanatics, especialistas em camisas de times e material esportivo, reunimos as principais dicas para você melhorar no futebol. Se liga!

Nem todo mundo precisa ser o Neymar

como melhorar futebol

Encare o fato de que nem todo mundo que nasceu com o dom do Neymar – e se você tivesse, já saberia, com certeza. Mas mesmo que seja um pereba, você não precisa passar vergonha e virar piada com os amigos.

A primeira coisa que você precisa e se libertar da obrigação de mostrar um bom rendimento e ser um jogador habilidoso. Veja quantos grandes atletas do futebol se destacam e não são os craques do time.

Com isso em mente, o peso da pelada já diminui, consideravelmente.

Para melhorar no futebol: Mostre vontade

Garra é uma das qualidades mais valorizada no futebol. Se você tem habilidade e garra, perfeito. Se só tem a segunda, não passa vergonha.

Garra é mostrar dedicação, não ficar parado em campo, não desistir, dar carrinho, se empenhar em cada lance. Ao invés de querer jogar todas as partidas de maneira meia boca, foque em poucas que você realmente possa se doar em campo.

Melhore o seu físico

como melhorar futebol

Se você não aguenta jogar nem cinco minutos que já fica morto, o negócio é melhorar o seu condicionamento físico.

Com ritmo, sua confiança melhora, o cansaço diminui e você fica mais ‘inteirão’, sem se quebrar nos dias seguintes da peleja. E como faz isso?

Praticando um exercício aeróbico – e aqui recomendo a corrida -, você melhora, e muito, o condicionamento. Para isso, não precisa de muita coisa, uma roupa confortável, um bom tênis de corrida (deixo abaixo quatro sugestões) e praticando duas ou três vezes durante a semana, já vai sentir os resultados na hora de jogar.

Crédito: Reprodução

  1. Tênis Puma Speed 600 Ignite
  2. Tênis 361 Sport Sensation
  3. Tênis Under Armour Charged Bandit 3
  4. Tênis Adidas Pureboost Go

Treine bastante

como melhorar futebol 2

Por mais que o Romário negue, treinar é parte importante no processo de jogar bem. Com ela, você consegue ‘calibrar’ seus passes, chutes, toques e finalizações, sabe a hora de dar um pique e quando correr para antecipar uma jogada.

Se você têm limitações quanto a habilidade, existem uma infinidade de escolinhas de futebol que te ensinam o básico e dão instrução para não correr à toa e ser mais funcional em campo.

Não tem grana, tudo bem! Chame um colega seu para ir a uma quadra ou espaço vazio. Lá vocês podem treinar uma infinidade de fundamentos para o futebol: chutes, passes, piques com a bola, defesas, lançamentos, etc.

Agora, se não tem ninguém pra acompanhar, pode ir sozinho a uma quadra treinar condução de bola (ir do ponto A ao ponto B carregando a bola e trabalhando níveis de velocidade diferente), chutes ao gol (melhorando a pontaria), entre outros fundamentos.

Dicas para melhorar no futebol: Faça o simples

Se você não tem a genialidade de Messi, não aja como se tivesse. O futebol tem uma lei universal para os não-boleiros: ‘Faça o simples’.

Não drible, toque a bola; evite lançamentos longos, prefira passes curtos para o companheiro ao lado; não dê o bote seco, só cerque o adversário a ponto dele ficar sem espaço pra fazer uma jogada.

Não tente lances plásticos que você viu na Champions League, foque em dar piques para alcançar a bola, chutar, passar e receber. Quando você concentra suas tarefas em fazer o básico, a margem de erro é menor, além de você ganhar confiança para ampliar o repertório.

Desencane de fazer gols

Crédito: Reprodução

Nem todo mundo nasceu para fazer gols como o Cristiano Ronaldo. Não tem problema. No futebol, existem diversas funções em campo: você pode ser goleiro, marcador, um armador de jogadas e um finalizador.

Se suas habilidades são limitadas, deixe os gols e os dribles para quem tem o dom. Se você souber parar na frente de um atacante, cerca-lo bem a ponto de não conseguir passar por você, vai ser bem lembrado. A mesma coisa para quem tem bons reflexos e dão certo como goleiro. Veja quais são suas habilidades com a bola e explore elas.

Faça a bola “correr”, não você

Não é correndo todo o campo que você vai conquistar elogios e melhorar no futebol. Só mostra o quão despreparado e sem noção você é, além de fazê-lo cansar em instantes. É uma estratégia que poupa energia. Se correr o tempo todo para todos os cantos do campo, em 10 minutos você ficará cansado.

Uma coisa importante no esporte é guardar posição. Se você é zagueiro, fique lá atrás. Se joga no ataque, privilegia a parte de cima do campo.

O melhor a fazer é “rodar” a bola com rapidez, e não correr com ela. Poupe sua energia para quando realmente precisar correr. Com foco no seu espaço do campo que você tem que cobrir, é muito mais fácil você gastar energia com o que vale a pena, além de não atrapalhar o posicionamento do seu colega.

Tenha uma boa chuteira

melhores chuteira futebol

Apesar de ser o mesmo esporte, existe uma boa diferença entre jogar um salão, no society e um campo. Além das dimensões distintas, o tipo de calçado influencia no seu rendimento.

Chuteira de quadra é emborrachada e mais plana, já o calçado para campo exige altura para os cravos prenderem você no gramado. Com isso, você evita de escorregar a toa, ter maior controle dos seus atos e da bola quando receber um passe.

Além do solado, existem tipos de chuteira para cada tipo de jogador. Um zagueiro, por exemplo, prefere uma chuteira mais estruturada e reforçada para aguentar as divididas; já um jogador habilidoso, escolhe os modelos mais leves e flexíveis. Veja qual melhor combina com seu estilo de futebol e escolha ela.

  1. Chuteira Adidas Tango 18 – Futsal
  2. Chuteira Puma One – Futsal
  3. Chuteira Adidas Predator 18 – Campo
  4. Chuteira Umbro Club – Society

Não se esconda

Se você está em campo, é para jogar. Ficar atrás do marcador, tentando se esquivar do passe e tentando se fazer de invisível, não ajuda o time.

Quer melhorar no futebol? Tente se movimentar, aproxime e ofereça opção para o seu companheiro de time dar a bola para você, nem que seja para tocar para o lado ou recuar para o goleiro.

Tenha o básico para jogar

Crédito: Reprodução

Você pode jogar futebol descalço e sem camisa. Mas, além de ser desconfortável, isso vai prejudicar consideravelmente o seu rendimento caso não seja um craque da bola nato.

Mas, também não precisa gastar milhões para praticar o esporte. Um bom tênis, uma camisa e shorts confortáveis, que permitam você suar sem pesar uma tonelada, um meião que proteja suas pernas e uma bermuda tensor reduzem as contusões no esporte.

Dicas para melhorar no futebol: Não ligue para as críticas

Parte do futebol é a resenha. E, o que mais tem no esporte e cara mala, que gosta mais de criticar do que jogar. Tem uns que nasceram para isso!

O conselho que eu dou é seguir as dicas acima e ignorar esses caras. Com o tempo e sua evolução natural no futebol, eles vão pegar menos no seu pé e arrumar outro perna de pau para zoar.

Compre as melhores camisas na FutFanatics

terceira camisa Real Madrid temporada 2018/2019

A FutFanatics surgiu em 2012 e é especializada em camisas de futebol – camisas de times europeus e nacionais – além de uma infinidade de artigos esportivos para você treinar e usar no dia a dia. Lá você encontra uniformes de clubes brasileiros, internacionais, seleções, lançamentos e modelos retrôs.

Clique aqui para conhecer a loja e as mais belas camisas, além de outros materiais esportivos!

Camisas em Promoção

Camisas em Promoção

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »