Não finja, seja: como enriquecer em vez de apenas fingir ter grana

Não finja, seja: como enriquecer em vez de apenas fingir ter grana

A geração do milênio tem sofrido lavagem cerebral ao pensar que, para se tornar rico, precisa parecer rico. Esta é uma enorme farsa que muitos de nós temos que admitir que já cometemos.

Mas a falha não é inteiramente nossa. Somos influenciados a aparentar em vez de realmente guardar dinheiro pela música que ouvimos, pelos programas de televisão que assistimos e pelo status de celebridade que emulamos. Tudo isto reforça o ideal de que precisamos transmitir uma vibe rica para que um dia possamos atrair o mesmo através de uma oportunidade de emprego ou relacionamento pessoal.


Não finja, seja: como enriquecer em vez de apenas fingir ter grana

O que esquecemos, porém, é que poupar dinheiro é chave real para criar riqueza.

Somos todos culpados de viver além de nossos meios. Quantos de nós moramos em apartamentos que custam mais da metade de nossa renda mensal? Ou quantos de nós comem fora todas as noites quando sabemos que cozinhar em casa é uma rota mais barata?

Não estou tentando apontar dedos porque tenho que admitir que sou culpada de algumas dessas acusações mencionadas acima. Em vez disso, quero apenas espalhar a conscientização de que, se não gastarmos demais e além da nossa receita, desenvolveremos economias que podem ser usadas para investir de maneira lucrativa quando surgir uma grande oportunidade.

Não consigo pensar em ninguém que tenha ganhado uma renda absurda logo de cara. O investidor bilionário Warren Buffett é um ótimo exemplo de alguém que começou sem nada e, através de poupanças estritas e investimentos calculados, Buffett acumulou US $ 174.000 – ou o que seria o equivalente a US $ 1,4 milhão hoje – aos 26 anos.

De Buffett, podemos aprender o ideal de que, para construir riqueza, você precisa de capital e, depois, pode usar o capital para investir e aumentar seu dinheiro. Mas a maneira como obtemos capital é através da renda – e de não a gastarmos completamente, ou seja, economizar dinheiro.

Em vez de simplesmente compartilhar esse fato óbvio com você, também darei algumas dicas sobre como alavancar suas economias, a fim de sair do caminho de simplesmente parecer rico e entrar no caminho de realmente ficar rico.

Reinvista seus lucros

Não finja, seja: como enriquecer em vez de apenas fingir ter grana

Em termos simples: quando você ganhar dinheiro pela primeira vez, não fique tentado a gastá-lo. Em vez disso, invista o dinheiro que você faz, para que você possa obter ainda mais dinheiro. É importante não recompensar a si mesmo inicialmente comprando um par de sapatos novos ou tirando uma folga em uma noite fora. Use o dinheiro novo que você faz e aplique-o para investir em si mesmo ainda mais.

Nós já demos várias dicas sobre isso, acesse as principais matérias sobre o tema aqui:

Esteja disposto a ser diferente

Não finja, seja: como enriquecer em vez de apenas fingir ter grana

Não ouça todos os outros, ou tente imitar o que outras pessoas estão fazendo. Buffett baseou sua prática de investimento em Omaha em vez de Wall Street, algo que era completamente estranho naquela época e ainda é hoje. Ele também se recusou a compartilhar com os outros onde ele estava investindo dinheiro para que eles não pudessem convencê-lo do que ele estava fazendo.

É claro que as pessoas vão dizer que você irá fracassar – e se você falhar, inicialmente, tudo bem; é importante permanecer resiliente. Em vez de seguir a multidão, Buffett procurou investimentos subvalorizados e acabou superando seu objetivo (e a média do mercado) todos os anos.

Não fique choramingando

Não finja, seja: como enriquecer em vez de apenas fingir ter grana

É importante que você decida rapidamente e aja de acordo depois de algum imprevisto. Ficar sentado pensando em uma decisão ou esperar muito tempo para agir pode fazer mais mal do que bem. É por isso que você precisa fazer sua pesquisa com antecedência e obter todas as informações necessárias para tomar uma decisão com antecedência.

Peça a um amigo ou parente para garantir que você cumpra seu prazo e permaneça responsável – quando o assunto for redirecionar sua grana para algo, por exemplo. Buffett, aliás, é famoso por tomar decisões no local quando as pessoas lhe oferecem um negócio ou investimento.

Seja meticuloso ao investir ou aceitar um emprego

Não finja, seja: como enriquecer em vez de apenas fingir ter grana

Sempre anote as especificidades de um acordo com antecedência – mesmo com amigos e familiares. Antes de considerar um investimento, você precisa saber em que está entrando e pensar se os termos são aceitáveis ​​e justos. Antes de começar um trabalho ou entrar em um investimento, você tem mais influência porque tem algo a oferecer que a outra parte quer.

Tome cuidado com pequenas despesas

Analisar suas despesas é uma ótima maneira de ganhar capital. Você realmente precisa pagar mensalmente pelo Netflix, Amazon Prime Video, Hulu e todos os outros serviços de streaming? Reduza um pouco e você terá mais dinheiro para economizar. Muitas vezes, são as pequenas despesas que se somam porque geralmente não as notamos.

Cuidado ao emprestar dinheiro ou pedir dinheiro emprestado

Não finja, seja: como enriquecer em vez de apenas fingir ter grana

Essa dica é enorme. Muitas pessoas não percebem o quão prejudicial é pedir dinheiro emprestado se você não está usando para algo rentável. Todo o crédito vem em uma taxa de juros: isso significa que, quanto mais você esperar para pagar sua dívida, mais vai incidir sobre você. “Por exemplo, se você emprestou, vamos supor, em dólares, $1.000 e esperou 10 anos para pagar a uma taxa de juros de 15%, você deve $4.000”, diz Buffet.

Não se endivide desnecessariamente. Só porque você tem acesso ao crédito não significa que deve sair e aproveitar tudo o que é oferecido a você.

Se for tarde demais e você já estiver endividado, o conselho de Buffett é negociar com seus credores para pagar o que puder. Então, quando estiver sem dívidas, trabalhe para poupar algum dinheiro que você possa usar para investir e criar mais capital.

Seja persistente

Não finja, seja: como enriquecer em vez de apenas fingir ter grana

Ter tenacidade e criatividade permite a qualquer um vencer um concorrente mais estabelecido. Incorporar uma coragem inabalável faz um vencedor de um azarão, não se esqueça disso.

Saiba quando desistir

Não finja, seja: como enriquecer em vez de apenas fingir ter grana

Esta dica tem a ver com contar suas perdas e aprender com o fracasso. Saber quando se afastar de uma perda e não deixar a ansiedade enganá-lo a tentar novamente (com o mesmo resultado) é uma maneira simples de estabelecer poupança e ganhar capital.

Avalie o risco

Não finja, seja: como enriquecer em vez de apenas fingir ter grana

Pense nos prós e contras de qualquer decisão de investimento que você faça. Tente avaliar o que é bom e se ele é realista.

Também ajuda a abordar decisões no sentido inverso. Às vezes ajuda quando se toma a decisão de fazer um processo de eliminações. Pense no que você está tentando evitar em vez daquilo que você está tentando ganhar.

Entenda o real significado de sucesso

Não finja, seja: como enriquecer em vez de apenas fingir ter grana

Nunca meça seu sucesso em reais. Buffett, a principal inspiração desta matéria, disse:

Conheço pessoas que têm muito dinheiro e recebem jantares de depoimento e alas de hospital com o nome deles. Mas a verdade é que ninguém no mundo os ama. Quando chegar à minha idade, você medirá o seu sucesso na vida por quantas das pessoas que você ama, na verdade, amam você. Esse é o teste final de como você viveu sua vida.

Não se esqueça disso.

Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso

Populares

Parceiros

Estilo e Moda Masculina para o Homem Moderno
A gente também pode
Homem também tem que ter estilo
Fique por dentro de tudo que acontece no Manual do Homem Moderno.

Cadastre-se e receba semanalmente os principais destaques do Universo Masculino »