Você sabe o que vai estar fazendo daqui a 30 anos? Atualmente, vivemos tempos muito loucos em vários mercados de trabalho e a garantia de permanecer a vida inteira com carteira assinada em uma empresa está cada vez mais na corda bamba. Mesmo sabendo desta instabilidade, a maior parte da população brasileira não poupa dinheiro para uma possível rasteira do mercado de trabalho.
Segundo dados da pesquisa Educação Financeira no Brasil, realizada pelo SPC, a aposentadoria não é uma preocupação para maioria dos brasileiros. Cerca de 35% dos entrevistados confessam que não se preparam de nenhuma maneira para a aposentadoria, 31% afirma que se prepara de alguma maneira, mas diz que se perdesse o emprego, hoje, teria dinheiro para sobreviver por no máximo três meses.
Entre os 34% que dizem poupar para o futuro, os planos mais populares são a poupança, seguida de previdência privada, fundos de investimento, ações e os imóveis. Ai você se pergunta: “Poxa, um terço da população guardando dinheiro já é um número bom, não?” Não. Nem de longe.
Os índices de envelhecimento da população brasileira tem crescido bastante nos últimos anos. Ou seja, as pessoas tem vivido mais, botando em cheque a sustentabilidade da previdência pública.
Mais de 60% dos brasileiros correm risco de chegar a terceira idade dependendo apenas da aposentadoria oficial, que não dá para quase nada. Vão ter que acabar por diminuir o padrão de vida para poder equilibrar as contas.
Os críticos podem dizer: “O brasileiro ganha tão pouco, como ele pode pensar em guardar?” Bem, países com renda muito menor que a dos Brasileiros, como a China, apresentam altíssimas taxas de poupança. Nós que não sabemos guardar dinheiro mesmo.
Acho que o jeito mais simples de guardar dinheiro é separar uma pequena parte dele todo mês sem que ao menos cai na conta. Se você tem na faixa de 20 anos e guardar R$200 por mês, aos 65 anos terá quase R$ 150 mil poupados. Uma outra dica boa boa é também guardar parte do décimo terceiro e férias.
É só abrir mão de um ou dois rolês por mês, que daqui alguns anos você vai ter uma grana para curtir a melhor idade. E acredite, o seu eu do futuro vai te agradecer pelo esforço.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso