Sou um cara bem tímido. E, se fosse enumerar as situações que deixei de falar com pessoas importantes, chegar em garotas (na época de solteiro) ou mesmo de oportunidades de network que perdi por simples medo de abordar uma pessoa, poderia escrever uma bíblia.
Se você sofre deste problema que é a ansiedade social, já deve ter se colocado nesta mesma situação diversas vezes. Eu descobri e comecei a colocar em prática uma forma bem funcional de burlar isso: é a regra dos três segundos.
Ela consiste em você abordar o seu ‘alvo’ o quanto antes, sem deixar que os seus pensamentos e julgamentos façam você recuar. O que normalmente acontece é que, quando você espera, muitos pensamentos e possibilidades começam a rodear sua cabeça, travando seus atos.
Vamos usar um exemplo prático. Imagine uma situação em que você vê uma mulher em uma balada e trocam olhares. Sua cabeça começa a formular milhões de alternativas. Quanto mais você demora abordá-la, menor é a probabilidade de ter a atitude de fato.
Será que ela quer falar comigo? Se eu esperar a situação ideal? Eu vou lá logo depois que aquele cara sair da cola? Acho que ela já desistiu de mim? Puts, ela nem está me olhando? Outro cara levou a melhor…
Não sabe o que dizer? Fica aqui as considerações de Dave Greenbaum, do site Life Hacker:
“Não importa. Qualquer coisa é melhor que nada, porque tira você do status de alguém desconhecido sem nome em um mar de rostos e leva para o status de uma pessoa de verdade, com uma história e que teve a coragem de dizer “oi”. Se for alguém que você sempre quis conhecer, você ao menos poderá começar agradecendo a eles pelo trabalho e dizendo como ele te impactou”.
Com certeza, você deve estar se perguntando: Mas, se eu chegar em três segundos, vou conquistar uma mulher? Isto não é certeza, meu pequeno gafanhoto. A regra de três segundos serve somente para você ser mais proativo na abordagem e vencer a timidez que há em você.
Outros atributos serão necessários para você conquistar o seu ‘alvo’ de fato. O mais importante aqui é que você tomou iniciativa e melhorou seu convívio social.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso