Relação entre dono e cão é parecida com a de pais e filhos, afirma estudo

Pesquisadores documentaram interações e comprovaram a semelhança

Pesquisadores documentaram interações e comprovaram a semelhança

Sabe aquele ditado que diz que o cachorro é o melhor amigo do homem? Pois ele estava equivocado. Segundo uma pesquisa publicada pela revista Science, a relação entre seu dono e o cão é mais parecida com a de pais e filhos.

Quem descobriu isso foi um estudo liderado por Miho Nagasawa, da universidade japonesa Azabu. Ele comprovou como o olhar entre o cachorro e seu dono dispara nos dois os níveis de ocitocina no cérebro, hormônio relacionado a padrões sexuais e a conduta paternal e maternal.

Relação entre dono e cão é parecida com a de pais e filhos, afirma estudo 7

A ocitocina tem a função também de neurotransmissora no cérebro, executando um papel importante no reconhecimento e estabelecimento de vínculos sociais, tais quais a formação de relações de confiança entre pessoas.

Para chegar a esta conclusão, os especialistas colocaram vários cachorros com seus donos em um quarto e documentaram a interação entre eles durante 30 minutos.

Relação entre dono e cão é parecida com a de pais e filhos, afirma estudo 5

Logo após, mediram os níveis tanto na urina dos cães como na de seus donos e descobriram que o contato visual constante entre eles elevou os níveis do hormônio nos cérebros de ambos.

“O mesmo mecanismo de conexão, baseado no aumento da ocitocina ao se olharem, que fortalece os laços emocionais entre mães e seus filhos, ajuda a regular também o vínculo entre os cachorros e seus donos”, concluiu a pesquisa.

Pois é, agora que a ciência já explicou, não estranhe o vínculo todo do dog com seu dono. É apenas uma relação de pai e filho ali, se desenvolvendo.

Relação entre dono e cão é parecida com a de pais e filhos, afirma estudo 4

Fonte: Science

Compartilhe
Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso